A caldeira de 35kw com o cronotermostato wifi custou 4150€. Para 160m2 a de 25kw é suficiente e custa 3850€ comprada em Espanha com transporte incluído.Por quanto fica um sistema desses Híbrido pellets/lenha para uma habitação com cerca de 160m2?
Tenho visto muita gente em Trás-os-Montes a instalar sistema a lenha ou pellets para aquecimento, complementado por painéis solares para aquecimento de água no verão.
O meu avô instalou um sistema destes, mas faz lume no recuperador. Basicamente de Outubro a Maio é sempre a bombar, sorte que só gasta tempo e gasóleo para a cortar e transportar/armazenar.
Tenho uma casa lá também que é usada uns fins-de-semana no Inverno, agora mais até, e que não tem nenhum destes sistemas mais completos.
Por enquanto vai servindo a salamandra e um recuperador a lenha mais um ou 2 aquecedores, mas a médio prazo vai ser necessário um sistema melhor.
Este híbrido parece-me interessante por meter lá a lenha 1x ao dia e pronto, no recuperador sempre se controla menos.
Por quanto fica um sistema desses Híbrido pellets/lenha para uma habitação com cerca de 160m2?
Tenho visto muita gente em Trás-os-Montes a instalar sistema a lenha ou pellets para aquecimento, complementado por painéis solares para aquecimento de água no verão.
O meu avô instalou um sistema destes, mas faz lume no recuperador. Basicamente de Outubro a Maio é sempre a bombar, sorte que só gasta tempo e gasóleo para a cortar e transportar/armazenar.
Tenho uma casa lá também que é usada uns fins-de-semana no Inverno, agora mais até, e que não tem nenhum destes sistemas mais completos.
Por enquanto vai servindo a salamandra e um recuperador a lenha mais um ou 2 aquecedores, mas a médio prazo vai ser necessário um sistema melhor.
Este híbrido parece-me interessante por meter lá a lenha 1x ao dia e pronto, no recuperador sempre se controla menos.
Nao te podes esquecer que o mais importante é o isolamento da casa []
Ainda hoje andei uns 4 km a pé e quando cheguei a casa estava gelado, mas assim que entrei dentro de casa senti logo a temperatura agradável e ainda não liguei qualquer aquecimento. []
A caldeira de 35kw com o cronotermostato wifi custou 4150€. Para 160m2 a de 25kw é suficiente e custa 3850€ comprada em Espanha com transporte incluído.
Antes também tinha um desses recuperadores de aquecimento central na sala e agora sinto que estou muito melhor servido. A casa esta realmente quentinha e o consumo de lenha é cerca de metade, pellets gasta cerca de 1,5kg no arranque.
Outra vantagem, a máquina está fora de casa, a lenha é guardada no local de consumo. Não faz lixo nem fumos dentro de casa.
O gráfico mostra o trabalho que a máquina fez hoje com 1 carga de lenha. Também aqueceu água para o AQS.![]()
A parte do lixo é sem dúvida uma coisa boa, principalmente quando dá para instalar a máquina perto do local onde está a rima de lenha.
esse preço é só para a máquina, certo?
Em Aveiro, os Armazéns Reis vendem os pellets Palser 65 sacos (975kg) por 200€. Mais barato que nas grandes superfícies
Excelente preço, mas comprar 65 sacos é uma tarefa árdua porque limitam a 4 sacos por cliente.Compras 65 sacos no Intermarché por 194.35€ (2.99€ cada saco de 15kg).
Excelente preço, mas comprar 65 sacos é uma tarefa árdua porque limitam a 4 sacos por cliente.
Que pellets usam? Ouvi dizer que alguns soltam químicos...
No lidl até amanhã.
![]()