A resposta é difícil...Comprei (teoricamente) uma tonelada de lenha por 130€ (com entrega e arrumação).
Alguém tem noção da comparação entre o consumo de lenha e pellets?
Uma tonelada de pellets quanto custa?
No ano passado estive a ver a possibilidade de mudar o recuperador de calor que só aquece a sala por um a pellets ligado aos radiadores para aquecimento central. A vantagem é que liga sozinho, tal como a caldeira atual a gás.
Ainda em Março comprou 2To a 120CHF a To...agora são 160 para "velhos" clientes e 180 para novos clientes.
Certo, supondo que as contas em cima estejam corretas, 3500kcal para um rendimento de 70%, para a lenha contra 4500kcal para um rendimento de 90%, dos pellets. Da cerca de 1000kg de lenha para 490kg de pellets. Um racio de 1 para 2, sensivelmente. Para os pellets compensarem, a lenha teria que custar acima de 250€ a tonelada.A resposta é difícil...
Se vais comparar uma máquina a pellets com eficiência de 90% com um recuperador de calor com eficiência de 70% de pico, uma tonelada de lenha deve equivaler a uns 400kg de pellets.
A minha máquina é mista, gasta pellets ou lenha. A eficiência de queima será parecida porque a câmera de combustão é a mesma. Ainda assim noto uma diferença de 20 a 30% mais consumo de lenha (em kg) que penso que se deve a diferença de potência calorífica entre os 2 tipos de combustível, humidade menos controlada na lenha, etc...
Quase 3x mais? Pura especulação neste momento.É normal,têm que ser fabricados e isso pede uma boa quantidade de energia,portanto se sobe a eletricidade e o gaz os produtos transformados,fabricados sobem em consequência.
Isso significa cerca de 12 cêntimos por kwh nos pellets. Nada barato.Actualmente uma tonelada de pellets deve rondar pelo menos 500/600€.
O poder calorífico das pellets ronda os 4500Kcal/Kg já a lenha pode atingir os 3500Kcal/Kg, dependendo do tipo de lenha e a sua humidade.
Em relação a recuperação de calor a lenha com ignição automática desconheço a sua existência, no entanto existe no mercado uns recuperador híbridos lenha e pellets que esses sim permitem ignição automática por pellets.
Também existem recuperador de calor a lenha que permite ligar ao aquecimento central e ao AQS.
Então será boa oportunidade de negócio para montar fábrica e vender a metade do preço, limpando toda a concorrência, certo?Quase 3x mais? Pura especulação neste momento.
Então será boa oportunidade de negócio para montar fábrica e vender a metade do preço, limpando toda a concorrência, certo?
Eu acho que há uma oportunidade de entrar no mercado porque há falta de produção.Então será boa oportunidade de negócio para montar fábrica e vender a metade do preço, limpando toda a concorrência, certo?

Eu tenho um reactor nuclear na sala. Aquece a casa toda.Nesta questão dos pellets, há que diferenciar os tipos de matéria-prima ( resíduos industriais, resíduos de limpeza das florestas ou toros), depois o tipo de energia utilizada ( full eléctrico, electricidade + gás natural, electricidade + biomassa).
Depois, há que perceber se a malta do centro da Europa não estará disposta a pagar mais que "nós" por este bem.
No fim lixa-se o tuga de bolsos vazios.
Por aqui continuo a lenha + AC.

Subindo o preço da energia,todas as outras fontes de energia seguem a tendência.Quase 3x mais? Pura especulação neste momento.
Eu compreendo que tenha de subir...não compreendo é o tamanho do aumento..Subindo o preço da energia,todas as outras fontes de energia seguem a tendência.
Fabricar pellets custa caro.
Especulação ou não quem quer paga.
É como a lenha,árvores não faltam mas quem a quer cortada,rachada à porta de casa também paga,o preço da lenha também subiu.
Ganância. Pura ganância.Inflação,crise energética.