Aquecimento a Pellets

Alguem tem conhecimento de recuperadores de calor a pellets que tenham a possibilidade de se ligarem tubagens para levar o ar quente a outras divisões da casa?

Eu cheguei a ponderar a hipótese de uma salamandra a pellets com ar canalizado para a minha moradia. Mas depois pensei que o tipo de aquecimento a ar quente tendencialmente seca mais o ar e o local onde sai o ar quente canalizado pode começar a ficar escurecido com o tempo, estalar a parede com o calor, etc, etc, alterei a solução para radiadores a água quente.

Esta empresa é da mais antigas na produção e tecnologia a pellets

http://www.ecoforest.es/pt/categoria/estufas-de-aire-canalizable

Esta italiana tem igualmente bons produtos.

http://www.mcz.it/en/pellet-stoves/

Alguem tem conhecimento de recuperadores de calor a pellets que tenham a possibilidade de se ligarem tubagens para levar o ar quente a outras divisões da casa?

Do outro lado da parede? Não deve ser difícil. Distribuir por toda a casa? Não faz sentido. Além da espessura que ias necessitar, a nível de tubagens, as perdas iam ser absurdas. Nem o recuperador ia ter pedal para isso.

Penso que ar quente nao ... mas agua quente sim.

Ou seja o recuperador aquece agua ...que circula nos radiadores de toda a casa.

A distribuição de calor pode ser feito por uma, duas ou até três saidas de ar quente, e cada canalização até 8 ou 9m de comprimento. São todas ventiladas.

O calor gerado é muito elevado por estes equipamentos.

A distribuição de calor pode ser feito por uma, duas ou até três saidas de ar quente, e cada canalização até 8 ou 9m de comprimento. São todas ventiladas.

O calor gerado é muito elevado por estes equipamentos.
Tenho um colega que ja viu um sistema desses e reparou que na saída das tubagens sai uma ligeira brisa morna.
A água é de longe melhor e mais fácil de instalar.

Tenho um colega que ja viu um sistema desses e reparou que na saída das tubagens sai uma ligeira brisa morna.
Se sai uma brisa morna é porque não tem ventilador a auxiliar a saída do ar quente para as divisões.

Água é de longe mais fácil de instalar?
Se a casa já tiver aquecimento central sem dúvida que sim, caso não tenha aquecimento central não estou a ver aonde é mais fácil de instalar. (Instalação de radiadores em cada divisão + tubagens para circulação da água) isto se as tubagens ficar por fora das paredes, mais a instalação da caldeira da salamandra.

Já para não falar nos custos muito superiores na instalação do aquecimento a água, mas tem outras vantagens isso é verdade.

No meu caso sai a 55°C, que de morno não tem nada.
Aqueço a casa inteira com um sistema assim.
Se é melhor ser a à água? Sem qq sombra de dúvida.

Se sai uma brisa morna é porque não tem ventilador a auxiliar a saída do ar quente para as divisões.

Água é de longe mais fácil de instalar?
Se a casa já tiver aquecimento central sem dúvida que sim, caso não tenha aquecimento central não estou a ver aonde é mais fácil de instalar. (Instalação de radiadores em cada divisão + tubagens para circulação da água) isto se as tubagens ficar por fora das paredes, mais a instalação da caldeira da salamandra.

Já para não falar nos custos muito superiores na instalação do aquecimento a água, mas tem outras vantagens isso é verdade.
Por acaso ja estudei a instalação do sistema por ar, e aquilo é preciso ter um bom tecto falso ou fazer um.
Penso que passar tubos de água é mais fácil e rápido.
Para teres uma ideia, no verão eu e o meu pai chegamos a instalar aquecimento com sistema de água em várias escolas. Demorávamos 2 dias a fazer a instalação numa escola, aquilo era sempre a andar.

Obrigado pelas respostas.
Estou ainda em fase de estudo para ver se vale a pena um sistema desses. Sendo construção de raíz, tenho que ver bem as coisas.
Vou também ver esse sistema com aquecimento dos radiadores por água.

Obrigado pelas respostas.
Estou ainda em fase de estudo para ver se vale a pena um sistema desses. Sendo construção de raíz, tenho que ver bem as coisas.
Vou também ver esse sistema com aquecimento dos radiadores por água.
Radiadores por água, é do melhor que podes colocar....
A minha casa é grandita e raras vezes ligo o motor para espalhar o ar quente pela casa, prefiro ligar os AC, pk demora mt a aquecer a casa....

Viva, comprei uma destruidora de papel e as tantas enquanto juntava uma caixa para por no papelão pensei k aquilo era material inflamavel e lembrei-me dos tijolos de serradura que vejo nos supermercados.
Googlei um bocado e fiquei a saber que há quem transforme isso em material combustível.
Não tenho essas salamandras por isso não sei bem, mas seria viável?

Viva, comprei uma destruidora de papel e as tantas enquanto juntava uma caixa para por no papelão pensei k aquilo era material inflamavel e lembrei-me dos tijolos de serradura que vejo nos supermercados.
Googlei um bocado e fiquei a saber que há quem transforme isso em material combustível.
Não tenho essas salamandras por isso não sei bem, mas seria viável?
Cheguei a usar, com óleo alimentar usado. É extremamente calorífico.

O piso radiante depende da localização da casa.

Se for no litoral, onde normalmente faz menos frio, o piso radiante não é a melhor solução dado a inércia que existe para aquecer a casa. Se a casa for bem feita pode o aquecimento estar desligado e só se liga ou programa-se quando se chega a casa.

Se for interior onde é mais frio, ai o piso radiante pode compensar mas não esquecer que para obter os melhores resultados obriga a tê-lo ligado quase 24h sobre 24h por dia.

Piso radiante?

O piso radiante depende da localização da casa.

Se for no litoral, onde normalmente faz menos frio, o piso radiante não é a melhor solução dado a inércia que existe para aquecer a casa. Se a casa for bem feita pode o aquecimento estar desligado e só se liga ou programa-se quando se chega a casa.

Se for interior onde é mais frio, ai o piso radiante pode compensar mas não esquecer que para obter os melhores resultados obriga a tê-lo ligado quase 24h sobre 24h por dia.

Fica uns 20 km's a sul de Lisboa. Também me parece que o piso radiante não seja a melhor opção.
às tantas ainda fico só com a pre-instalação de AC e meto uma salamandra a pellets para a sala de estar e de jantar. Se não gostar, instala-se os AC no resto da casa

Fica uns 20 km's a sul de Lisboa. Também me parece que o piso radiante não seja a melhor opção.
às tantas ainda fico só com a pre-instalação de AC e meto uma salamandra a pellets para a sala de estar e de jantar. Se não gostar, instala-se os AC no resto da casa
Como já disse anteriormente, tenho recuperador de calor (lenha) na sala, com distribuição do ar quente pela casa toda, não uso a opção para espalhar o ar quente, ligo os AC....

Voltar
Superior