Aquecimento a Pellets

O piso radiante depende da localização da casa.

Se for no litoral, onde normalmente faz menos frio, o piso radiante não é a melhor solução dado a inércia que existe para aquecer a casa. Se a casa for bem feita pode o aquecimento estar desligado e só se liga ou programa-se quando se chega a casa.

Se for interior onde é mais frio, ai o piso radiante pode compensar mas não esquecer que para obter os melhores resultados obriga a tê-lo ligado quase 24h sobre 24h por dia.

Existe piso radiante de baixa inércia.
A inercia do piso radiante não é problema se o sistema for utilizado de forma correta.
Qualquer sistema de climatização funciona melhor e com menores consumos se estiver sempre ligado (que é bem diferente de estar a consumir energia).
Para aquecimento nada bate o conforto do piso radiante.

Estou comprador de uma salamandra em virtude da minha velhinha de 14 anos já estar toda podre, estando com a ideia de comprar uma a pellets, bastando uma pequena de 6 kW o que recomendam assegurando peças que em caso de avaria sejam necessárias futuramente?
Já vi uma marca portuguesa Delba e Haigo há venda no Bricomarche por um ótimo preço, mas tenho duvidas quanto a qualidade.
Gostava também de ter opiniões de quem tem estes sistemas, quanto a ruido, limpeza, eficiência e modo de instalação (chaminé).

Eu não sei se também tem dessas ou só das "normais",mas tenho um amigo que tem uma loja disso,posso enviar por pm o contacto.

A parte elétrica das caldeiras a pelletes tem pouco de avariar.
O mais sensível será talvez o microcontrolador, de resto é tudo eletrónica básica e motores.

A comprar num supermercado, eu optava por ver primeiro se as marcas dão assistência (visita o site, liga para lá).
Depois é só ter cuidado com as marcas de pellets k compras (podes consultar estudo da deco) e uma limpeza anual!

Já agora e por curiosidade:

salzaima.jpg

Mas não é nem de perto nem de longe a mais cómoda.
Eu tenho aquecimento central a pellets. Gasto muito pouco, é verdade. No pico do inverno (Dezembro/Janeiro) mantenho uma casa de 180 m2 a 20ºC durante 24h/dia por apenas 2€/dia.

Mas implica andar à cata das promoções de pellets, comprar, armazenar na garagem, encher o depósito 4x do recuperador por semana, limpar o recuperador todos os dias e 1x por semana fazer uma limpeza mais profunda, indo a todos os orificios e compartimentos do recuperador.

Mas o calor emitido pelo recuperador e pelos radiadores espalhados pela casa é super confortável. Mas se calhar preferia pagar um pouco mais (uns 30% mais) e não ter de fazer nenhum esforço para além de carregar num simples botão, numa caldeira a gás ou numa bomba de calor.

Eu na casa que irei construir no Porto, vou meter pellets para aquecimento de radiadores.

É a solução mais barata para aquecer. E tento libertar-me do peso da eletricidade.

Eu não consigo perceber a tara por bombas da calor e afins. São umas mamonas de eletricidade.

As pellets tem a desvantagem que o MVA referiu mas estou-me a borrifar para isso. Lenha seria idêntico.

Gás e bomba de calor tem essa vantagem de ser fácil e "limpo" o seu uso. Mas são muito caras a sua utilização.

Eu na minha vou meter esta salamandra

Edilkamin - Blade H

Eu não consigo perceber a tara por bombas da calor e afins. São umas mamonas de eletricidade.

Eu se voltasse atrás no tempo faria tudo igual. As bombas de calor são muito boas para aquecimento por piso radiante, visto que no piso radiante a água anda a 40ºC e como tal, consome pouco.
Mas como eu tenho radiadores (custam metade do preço do piso radiante a instalar, uns 7k a 9k de diferença), e nos radiadores a água anda a 70ºC (a pellets, pois se for a lenha a água anda a 80ºC que ainda é pior), o consumo das bombas de calor para aquecer água a esta temperatura é uma loucura! Só uma doido é que mete bombas de calor para aquecimento central a radiadores.

Já a gás é outra história. As caldeiras actuais têm uma eficiência excelente. O consumo de aquecimento central a gás natural é cerca de 30% mais caro que os pellets. Para mim, eu estaria disposto a pagar estes 30% de diferença no consumo em troca da comodidade, mas onde moro não há gás natural, portanto contento-me com os pellets

As pellets tem a desvantagem que o MVA referiu mas estou-me a borrifar para isso. Lenha seria idêntico.

Lenha é muito pior que pellets. Os pellets, ao contrário da lenha, vêm com um teor de humidade e de resina controlado de fábrica. E num recuperador a lenha quando aquilo está quase a apagar, tens de abrir a porta e meter lá um novo pedaço de lenha, sendo que no processo de abrir a porta, sai logo uma bafurada de fumo para a sala. Isso não acontece nos pellets que têm um local para serem inseridos no recuperador, independente da porta. Já para não falar que armazenar lenha é muito mais complicado que pellets, devido à forma irregular desta.

Já agora e por curiosidade:

salzaima.jpg

Hmmm isto não está nada correcto.

Uma bomba de calor ou AC têm uma eficiência de 3x a 4x. Isso quer dizer que por cada Kw Consumido ela produz cerca de 3 Kw a 4 Kw de calor (ou frio)

Já uma caldeira a pallets ou de lenha, por cada Kw consumido há perdas de ~30%, o que não deixa de ser significativo. Isso quer dizer que cada Kw consumido apenas 0,7 Kw são usados efectivamente para aquecer a habitação... o que eleva o custo para aquecer em cerca de 30%.

Resumindo, uma bomba de calor (AC ou não) em cheio consome 0,06 € a 0,045 € por cada Kw produzido e em vazio 0,03 € a 0,025 € por cada Kw produzido.

Já agora qual é a fonte dessa imagem? :confused:

Last edited:
O poder calorifico dos pellets é de 4.8 kWh/kg
Um recuperador a pellets tem um rendimento de 95% e um saco de 15kg de pellets custa 3€ (portanto, 0.20€/kg)

Ou seja, cada kWh de pellets para aquecimento de uma casa fica a: 0.20€ / (4.8 x 95%) = 0.044€

A electricidade no regime simples, IVA incluído, custa 0.19€ por kWh. Considerando o COP/rendimento de 300%:

Cada kWh de uma bomba de calor para aquecimento de uma casa fica a 0.19 / 300% = 0.048€

Mas atenção, esses valores de rendimentos anunciados pelas marcas, são feitos em testes de laboratório.
Para mim são como os consumos de gasoleo anunciados pelas marcas automoveis: nunca correspondem à realidade.

E os valores anunciados são para temperaturas exteriores de 7ºC. Basta que vivam no interior, onde a temperatura em Dezembro/Janeiro chega aos zero graus, para esse consumo de eletricidade da bomba de calor duplicar.

Já o consumo da lenha ou dos pellets não tem nada que enganar. Não é à toa que toda a gente em Bragança ou na Guarda mete somente pellets ou lenha.

Para uma bomba de calor moderna um COP de 3 é algo conservador. Há bombas de calor com COPS na casa dos 4. Se falarmos em SCOP (que é o que interessa neste caso para aquecimento, têm como referencia as temperaturas médias sazonais e é o valor mais realista) o valor é ainda superior e poderá chegar quase aos 5.

Para temperaturas negativas há que investir em material de qualidade, por exemplo Daikin/Rotex onde para temperaturas negativas a -10 têm uma eficiência de COP 2.

Uma bomba de calor poderá gastar cerca de 0.048 € por cada KWh de calor produzido mas esse valor poderá também ser muito inferior, na casa dos 0,038 € por KWh.

Não acho que seja nenhum disparate quem investe em caldeiras de Pallets, principalmente se falarmos em regiões muito frias. Muito provavelmente até eu o faria se tivesse nessa situação. ;)

De qualquer forma o que queria era chamar a atenção para o post de cima. A informação daquele gráfico/imagem é completamente falsa e irreal, levando ao engano quem está menos dentro destas questões.

Last edited:
Já agora, que recuperadores a pallets é que existem com rendimentos de 95%? Não que duvide mas confesso que estou algo desactualizado.

Há uns anos atrás andei a ver esse sistema para instalar numa moradia e o máximo que encontrei andava na casa dos 70%.

Já agora, que recuperadores a pallets é que existem com rendimentos de 95%? Não que duvide mas confesso que estou algo desactualizado.

Há uns anos atrás andei a ver esse sistema para instalar numa moradia e o máximo que encontrei andava na casa dos 70%.

Tenho salamandra a pellets com circulação de água pelos radiadores e a eficiência é de 94%.

Eu instalei este ano uma caldeira mista pellets e lenha, a Domusa Dualtherm.

Tenho residuos florestais. Tenho 2 pequenos pinhais, 1 deles ardeu parcialmente nos incêndios de Outubro, por isso este ano juntei lenha para aquecer a casa 2 - 3 anos. Seria um disparate não aproveitar esta fonte de energia.
Como não há ninguem em casa para acender lareiras e caldeiras a lenha, optei por uma caldeira que permitisse o uso automatico da lenha. Quando saío, de manhã, encho com lenha, as 16H a caldeira liga e acende automaticamente a lenha. Quando acaba a lenha pode, pode continuar com pellets.

Tem 4 modos de funcionamento: 1- só pellets, 2- mista, a caldeira gere os combustíveis, 3 - lenha auto e 4 - lenha manual. Tem também app para controlar pelo telemóvel.

A eficiência é de 92%. O consumo de lenha é extremamente reduzido em comparação com o recuperador com caldeira que tinha antes.

https://youtu.be/xZbf19fSJOU
Nas fotos
330e7aed86451430601d1fc2c9587690.jpg
4fff632980c969936244b120edb41d17.jpg
44a2a6af19cd17fda202f5de98ec1339.jpg

Last edited:
Back