Aquecimento a Pellets

Fui hoje à MLE ao Cacém, ver que opções tinha. Pela área da casa, necessito de algo entre 10KW e 12KW. Tenho 2 opções possíveis. Encastro um recuperador à lareira que tenho, ou elimino a lareira e coloco a salamandra. Pelo que me dá sensação a salamandra é mais eficiente, porque emite o calor para dentro da divisão (estou a falar o calor dissipado pelo próprio sistema, e não o calor emitido pelo ventilador), enquanto que o sistema de encastrar mantém o calor dissipado na chaminé que acaba por sair para a rua.
Não estava muito virado para as salamandras, mas até achei interessante a estética. Relativamente a preços, para encastrar na lareira, o preço fica praticamente em 4000€, e como salamandra fica em 2500€. Sim, as salamandras são mais baratas que os sistemas de encastramento.

Vou ainda procurar mais fornecedores, e ver que tipo de equipamentos dispões, mas neste momento começo a ponderar seriamente desfazer-me da lareira e colocar no seu lugar uma salamandra.

Ps: Preço do pellets naquela loja 3,90€+iva

Coloquei uma salamandra a pellets. A marca é Bronpi, e o modelo é Elisa. A potência é de 15Kw. Para já estou satisfeito, basta trabalhar no mínimo, e chega par Aquecer o apartamento quase todo. Para já recomendo.

Coloquei uma salamandra a pellets. A marca é Bronpi, e o modelo é Elisa. A potência é de 15Kw. Para já estou satisfeito, basta trabalhar no mínimo, e chega par Aquecer o apartamento quase todo. Para já recomendo.

Se nãoi é indiscrição, qual é a área +/- do teu apartamento? É um último piso ou piso intermédio? É um prédio bem isolado termicamente ou é antigo/mal isolado?

Faço estas perguntas todas porque também ando interessado numa coisa dessas... :)

Se nãoi é indiscrição, qual é a área +/- do teu apartamento? É um último piso ou piso intermédio? É um prédio bem isolado termicamente ou é antigo/mal isolado?

Faço estas perguntas todas porque também ando interessado numa coisa dessas... :)

Estou na mesma situação que você, tambem estou a ponderar adquirir uma salamandra so que como moro no quarto andar tenho a duvida se posso ou nao por a salamandra! :confused::confused::confused::confused::confused:

A minha tb é dessa marca, apenas não estou satisfeito com o barulho que aquilo faz a trabalhar, de resto como a minha casa também é bem isolada o mínimo chega bem e o calor sobe até ao segundo andar e notam-se os quartos mais quentes, globalmente estou contente.

Eu comprei há 15 dias uma salamandra ar marca solius, é de 7 kw, aquilo funciona muito bem, os pellets compro da marca pinewells, são certificados e consigo comprá-los a 3.50€ o saco,

Boa noite

Será que alguém sabe de uma casa que dê assistência a lareiras a pellets na margem sul (Setúbal) ?? Tenho um problema na lareira de casa e a loja onde foi comprada já não existe e agora não sei como fazer para obter assistência. Já pesquisei pela Internet mas não encontro nada de concreto.

Obrigado

Uma tonelada de pellets custa cerca de 240€.

O seu poder energético é cerca de 6 x superior à lenha e metade da do gasóleo.

Aqui vai um quote de um "post" já muito antigo, mas ainda que me levanta muitas dúvidas.
Se alguém tiver números mais certos, agradeço.

Os dados que tenho (retirados do Diário da República, 2.ª série — N.º 122 — 26 de Junho de 2008, Despacho n.º 17313/2008) indicam os seguintes poderes caloríficos:
Lenha: 14.7 MJ/Kg
Pellets: 16.8 MJ/Kg

Embora os poder calorífico do pellet seja claramente superior ao da lenha, está muito longe das 6x que o CarlosL indica (apenas um factor 1.14) e isso faz toda a diferença nas contas.

Já nem me lembrava que tinha colocado aqui um post sobre assistência a lareiras a pellets. Passado um mês a minha opinião em relação a isto mantém-se, é um mau negocio comprar uma coisa destas, a começar pelo preço inicial. Depois se aquilo avaria (como é o meu caso) é um grande problema para arranjar: 1º não quero gastar uma fortuna para arranjar, 2º mesmo que estivesse disposto a gastar uma fortuna num arranjo, não encontrei ninguém para arranjar. Então meti eu as mãos à obra e andei a tirar um motor e meti numa casa para bobinar (A lareira tem dois motores, um para a extracção de fumos, que também já tirei e foi arranjado e outro motor para a ventilação que foi arranjado agora). Foi bobinado mas deve haver um mau contacto, que coloca esse motor sempre a trabalhar, mesmo com a lareira em off, basta que haja energia que ele liga. Já me lembrei de montar um interruptor naquilo[:D] para não ter que andar sempre a meter e tirar fios.

Se tivesse uma lareira normal não passava frio nem tinha estes problemas todos, era só meter lenha para lá ...

Já agora a problemática é uma destas:

ecoforest-eco-i-300x266.jpg

Isso é o quê, uma Ecoforest?

Só para saber o que não comprar... [:D]

Sim é isso mesmo[:D]. O que acho mau negocio são estes aparelhos no geral, sem querer falar de marcas em especifico, pois a meu ver há outras soluções muito mais baratas para aquecer. Esta acho que custou mais de 3000€ (não fui eu que comprei, mas agora sou eu que tenho que arranjar).
Mais vale um ar-condicionado, ou uma lareira a lenha daqueles que não se tem que ligar à tomada, logo não dão problemas eléctricos[:D].

Voltar
Superior