Aquecimento a Pellets

Este sistema afinal e fraco ou bom?

Meu sogro quer comprar uma salamandra, ou a lenha ou a pelletes.
O investimento de uma para a outra e quase metade. Uma que tenha duas saidas.

Metade? Ou a salamandra a lenha é muito boa ou a de pellets é muito fraca...

Ele vim uma a lenha por 700€ e de palletes por 1300€.

Apenas para aquecer cozinha e outra saída para quarto.

Não sei é boa ou má. O exemplo da lenha foi uma que o irmão comprou a uns tempos. A outra foi a uma loja ver.

O que me interessa saber é quem tem se esta satisfeito?
Quanto gasta por mês e quanto tempo esta ligado.

A de lenha com recuperador já sei como é.

Também tenho recuperador a lenha, a grande vantagem é que "come" tudo, e é mais fácil arranjar combustível. A de pellets é mais cómoda, mas mais cara na compra e no uso, pois terás sempre de comprar pellets ao preço de mercado. Além disso pode avariar mais facilmente que um recuperador a lenha, que não tem nada para avariar.

Conclusão...uso gás natural, e assim não preciso de acarretar sacos nem de lenha nem de pellets...[:D]

Meu sogro tem ar condicionado na casa menos na cozinha, mas como vai fazer obras quer meter uma salamandra, a lenha ou pilletes.

Na situação dele era melhor meter lenha porque e mais barato e a diferença de preços da para comprar umas toneladas de lenha.

Mas esta mais inclinado a gastar mais dinheiro nos pilletes.

Também tenho recuperador a lenha, a grande vantagem é que "come" tudo, e é mais fácil arranjar combustível. A de pellets é mais cómoda, mas mais cara na compra e no uso, pois terás sempre de comprar pellets ao preço de mercado. Além disso pode avariar mais facilmente que um recuperador a lenha, que não tem nada para avariar.

Conclusão...uso gás natural, e assim não preciso de acarretar sacos nem de lenha nem de pellets...[:D]

Mas fica-te claramente mais caro!

Tenta arranjar um bom recuperador ou uma boa salamandra a lenha, e se viveres num local perto de pinhais ou eucaliptais, quando os madeireiros estão a cortá-los no Verão, pergunta-lhes se não há problema em aproveitares a lenha que eles deixam - até agora nunca nenhum recusou - e levá-la para casa.

Meu sogro tem ar condicionado na casa menos na cozinha, mas como vai fazer obras quer meter uma salamandra, a lenha ou pilletes.

Na situação dele era melhor meter lenha porque e mais barato e a diferença de preços da para comprar umas toneladas de lenha.

Mas esta mais inclinado a gastar mais dinheiro nos pilletes.

Já tive lareira com recuperador de calor e tenho salamandra com pellets, quem tem que comprar lenha os pellets saiem mais barato, gasto menos dinheiro agora do que quando comprava lenha para a lareira, e tenho a salamandra mais tempo acessa do que costumava ter a lareira. O sistema de pellets é muito mais limpo e prático e tem ainda a vantagem de poderes programar o horário em que queres que ela ligue e desligue sozinha.
A minha tem o grande contra de ser barulhento o sistema de rotação que faz cair os pellets e como tenho na sala acaba por ser chato.
Para mim a maior vantagem da lareira é mesmo ver o fogo a crepitar e o ambiente agradável que cria numa sala, acho piada.
Só mais uma coisa por 1300€ de certeza que a Salamandra a pellets é fraca, as boas custam mais do que isso, a não ser que os preços tenham descido muito nos ultimos dois anos, o que eu dúvido.

Já tive lareira com recuperador de calor e tenho salamandra com pellets, quem tem que comprar lenha os pellets saiem mais barato, gasto menos dinheiro agora do que quando comprava lenha para a lareira, e tenho a salamandra mais tempo acessa do que costumava ter a lareira. O sistema de pellets é muito mais limpo e prático e tem ainda a vantagem de poderes programar o horário em que queres que ela ligue e desligue sozinha.
A minha tem o grande contra de ser barulhento o sistema de rotação que faz cair os pellets e como tenho na sala acaba por ser chato.
Para mim a maior vantagem da lareira é mesmo ver o fogo a crepitar e o ambiente agradável que cria numa sala, acho piada.
Só mais uma coisa por 1300€ de certeza que a Salamandra a pellets é fraca, as boas custam mais do que isso, a não ser que os preços tenham descido muito nos ultimos dois anos, o que eu dúvido.

Os pellets não geram muito mais cinza que uma boa madeira?

Não tenho aquecimento a pelletes ou lenha.

O meu sogro na aldeia instalou um aquecimento central a lenha dado ter a vantagem de ter a lenha de graça (dos terrenos que tem). A caldeira a gasoleo que continua a ter passou a ser só para águas sanitárias.

Eu comprando uma casa e que permita remodelá-la, o aquecimento central será a pelletes. Barata, fácil de transportar, programável, limpo, etc, são tudo vantagens que tem.

Não tenho aquecimento a pelletes ou lenha.

O meu sogro na aldeia instalou um aquecimento central a lenha dado ter a vantagem de ter a lenha de graça (dos terrenos que tem). A caldeira a gasoleo que continua a ter passou a ser só para águas sanitárias.

Eu comprando uma casa e que permita remodelá-la, o aquecimento central será a pelletes. Barata, fácil de transportar, programável, limpo, etc, são tudo vantagens que tem.

O aquecimento a pellets não tem só vantagens, longe disso.
Pode ser mais pratico, agora mais limpo ? As cinzas alguem tem que as ir lá limpar com o aspirador e limpar o saco do aspirador. Se for com aspirador a agua aquilo fica tipo papa, por isso sempre limpei com um aspirador a saco.
Além de gastar pelletes gasta tambem muita energia, dai que um aquecimento que só consuma energia no final acho que não ficará mais caro, tendo em conta que é energia VS energia+pelletes.
Depois como já disse há uns post atrás um aparelho electrico poderá dar problemas, como todos, os arranjos destes são sempre chatos, porque 1º não existe muita oferta de reparações (logo preço alto). Certos aparelhos a pelletes têm uma manutenção anual que custa +/- 100€ (a minha lareira supostamente tem, mas já ouvi dizer que nem todas).
Eu não quero se péssimista mas tendo um aparelho destes acho que não é um negocio assim tão vantajoso como leio por aqui, mas cada um terá as suas motivações.

O aquecimento a pellets não tem só vantagens, longe disso.
Pode ser mais pratico, agora mais limpo ? As cinzas alguem tem que as ir lá limpar com o aspirador e limpar o saco do aspirador. Se for com aspirador a agua aquilo fica tipo papa, por isso sempre limpei com um aspirador a saco.
Além de gastar pelletes gasta tambem muita energia, dai que um aquecimento que só consuma energia no final acho que não ficará mais caro, tendo em conta que é energia VS energia+pelletes.
Depois como já disse há uns post atrás um aparelho electrico poderá dar problemas, como todos, os arranjos destes são sempre chatos, porque 1º não existe muita oferta de reparações (logo preço alto). Certos aparelhos a pelletes têm uma manutenção anual que custa +/- 100€ (a minha lareira supostamente tem, mas já ouvi dizer que nem todas).
Eu não quero se péssimista mas tendo um aparelho destes acho que não é um negocio assim tão vantajoso como leio por aqui, mas cada um terá as suas motivações.

Se pegares num catálogo vês que a energia electrica que a salamandra gasta é o de uma lâmpada de 75W, sinceramente não é nada por aí alem, aquilo só precisa de energia para rodar o sem fim e os ventiladores. Não tem nenhuma manutenção anual associada, pelo menos as que conheço não têm, é como outro aparelho que tenhas, é trabalhar até avariar, ou tambem fazes manutenção anual aos electrodomésticos por exemplo?
Para quem quer um sistema de aquecimento central não tenho dúvidas que é o sistema mais económico, porque o preço de gasóleo e do gás (para quem não tem hipotese do gás natural) é carissimo. Já conheço duas pessoas que mudaram de gasóleo para pellets e outra que pôs de raiz e estão todos satisfeitos com a relação/custo beneficio.
No meu caso que tenho só na sala, não sei se voltava a por esta solução precisamente por causa do que já referi: o baraulho que faz e gostar mais de ver a lenha a arder na lareira, talvez se fosse agora teria posto a uma de aquecimento central na cave que tenho a casa preparada para isso, mas como na altura foi mesmo comprado numa perspectiva de aquecer a sala e criar ambiente sem estar a fazer grandes obras em casa foi a opção tomada.
Quanto ás cinzas aspiro dia sim dia não com um aspirador próprio para cinzas, tal com fazia quando tinha a lareira por isso é a mesma coisa

Só se o que estão aqui a falar é outro aparelho, porque aquele que eu tenho tem um resistência que aquece as pelletes para assim fazer fogo, logo além da ventoinha da extracção de fumo, da ventoinha para a passagem de ar tem essa resistência que gasta muita energia. Pode haver umas que tenham acendimento manual e que se vá lá com a mão e um fosforo, mas isso não faço ideia (nem sei se existe, estou a atirar para o ar).
Em relação à manutenção recebo todos os anos o papel da loja onde comprei para fazer a manutenção anual, também já tinha ouvido que não era necessário, não costumo fazer essa manutenção, já que vi a fazer uma vez e agora sou eu que faço.
Acho que quem está a pensar adquirir uma coisa destas deve fazer as contas e ver se um ar-condicionado sai muito mais caro.

Só se o que estão aqui a falar é outro aparelho, porque aquele que eu tenho tem um resistência que aquece as pelletes para assim fazer fogo, logo além da ventoinha da extracção de fumo, da ventoinha para a passagem de ar tem essa resistência que gasta muita energia. Pode haver umas que tenham acendimento manual e que se vá lá com a mão e um fosforo, mas isso não faço ideia (nem sei se existe, estou a atirar para o ar).
Em relação à manutenção recebo todos os anos o papel da loja onde comprei para fazer a manutenção anual, também já tinha ouvido que não era necessário, não costumo fazer essa manutenção, já que vi a fazer uma vez e agora sou eu que faço.
Acho que quem está a pensar adquirir uma coisa destas deve fazer as contas e ver se um ar-condicionado sai muito mais caro.

Esse sistema funciona só no arranque. É uma resistência eléctrica como, por exemplo, um isqueiro de um carro. Depois do lume estar aceso, já não trabalha mais.

Esse sistema funciona só no arranque. É uma resistência eléctrica como, por exemplo, um isqueiro de um carro. Depois do lume estar aceso, já não trabalha mais.

Era isso mesmo que eu ia dizer a minha no arranque "gasta" 300W mas aquilo dura praí dois minutos, por isso é que eu disse para ver no catálogo, eu antes de comprar pensava que ia ser uma barbaridade de consumo electrico pelo que fui ver dois ou três catálogos de marcas diferentes e cheguei á conclusaão que não ia gastar nenhum balurdio em electricidade e não me enganei.
A minha mulher acende a salamandra praticamente todos os dias desde meados de outubro, este ano tem um horário de trabalho em que chega a casa ás 18:30 e acende a partir dessa hora até ás 23-24 horas, tem sempre a trabalhar no minimo pois como a casa é bem isolada mantem bem o calor de um dia para o outro e não precisamos de por no máximo para aquecer rapidamente, e gastámos até ao momento cerca de 100€ em pellets, quando tinha a lareira gastava bem mais em lenha. Atençaõ que os pellets não são todos iguais experimentei umas 5 marcas diferentes até ficar com a escolha feita, cheguei a comprar uns que faziam mais cinza outros queimavam mais depressa, uma marca até deixava um cheiro esquisito quando nunca tinha tido cheiros com as outras marcas, as que compro custam 3,50€ ou 3,60 não me lembro bem, 15 kg e são tipo marca branca do sitio onde comprei a salamandra. Esquci-me de referir que quando desliga a salamandra a sala costuma estar a 21-22º e como ela está colocada junto á escada que sobe para o primeiro andar, deixamos as portas dos quartos abertas e sentimos os quartos mais quentes, no primeiro ano que vivi nesta casa (sem salamandra) costumava ligar um aquecedor electrico nos dias mais frios e desde que tenho a salamandra o aquecedor está guardado no armário.

Última edição:

Eu como moro numa zona em que os verões não são quentes não pus sequer essa hipotese, mas numa zona que tenha verões quentes e invernos frios um bom sistema de ar condicionado é muito bem capaz de ser a melhor escolha.

Gastar 1300€ já é muito puxado para meter na cozinha, se comprar um recuperador a diferença de preço já da para umas toneladas de madeira.

Este sistema não é opção mais em conta para meu sogro.

acca, acho que devias comprar um aspirador de cinzas, é que os convencionais nem são aconselhados para este tipo de serviços, devido a ser um pó muito fino, o que leva a que, em muitos casos, não fique retido nos devidos filtros.

Cumprimentos

Podem pensar que sim, mas eu não ando aqui a dizer estas coisas só para chatear quem comprou e está contente com a compra do recuperador a pelletes [:D]
Só que eu tenho muito a tendência de ver as coisas pela perspectiva do preço, e sinceramente acho que é um aparelho um bocado inflacionado para as alternativas existentes no mercado.
Ainda agora aquela treta não está a funcionar bem depois de ter andando a inverno todo com montes de problemas com aquilo e para não ficar mais transtornado com a maquina já só lhe mexo no próximo inverno, porque mesmo que quisesse ter a assistência, não encontro em lado nenhum uma loja que a arranje (a loja da assistência fechou ou mudou de sitio e não encontro em lado nenhum).
Tendo eu esta experiência, e havendo outras alternativas com mais assistência por um preço equivalente eu só posso aconselhar a tentar evitar esta solução.
Em relação ao aspirado de cinzas já vi isso no AKI, mas como é um aspirador velho só para aquilo não estou muito inclinado para comprar.

Fica o desabafo [:D]

Voltar
Superior