Aquecimento Central

Tens lenha de borla? Se sim, então é melhor lenha. Se não, não te metas nisso. O trabalho de guardar lenha em termos de espaço, peso e sujidade não compensa o custo e utilização das pellets.

De borla só gamada[:D]

Consumo estimado para os Pellets, há?
Poderemos estar a falar, de..? 50? 100? 150€/mês.

Sei que isto é sempre sujetivo, mas sem um termo de comparação objetivo fico sem saber quanto posso ter de gastar..

Obrigado.

De borla só gamada[:D]

Consumo estimado para os Pellets, há?
Poderemos estar a falar, de..? 50? 100? 150€/mês.

Sei que isto é sempre sujetivo, mas sem um termo de comparação objetivo fico sem saber quanto posso ter de gastar..

Obrigado.

Eu tenho uma coisa dessas a pellets, que só me tem dado problemas. Mas em relação ao consumo, se for moderado, ligando só à noite, gasta à vontade um saco de pellets por semana. Cada saco a 5€, no mínimo 20€ por mês.

O consumo a pellets é um pouco dificil de dizer, depende de muitos factores, nomeadamente a potencia do bixo!

O meu tio tem a pellets e gasta 1 saco por dia, mais pico, menos pico! Mas veio da terra da minha esposa, gosta de ter a casa quase nos 30º! [:D]

Um colega colocou a pellets este ano, anda com um saco a cada 3 dias, para uma área de mais ou menos 100 m2.

No meu caso, tive estimativa de consumo, cerca de 1 saco a cada 4 dias.

Portanto podes contar na ordem dos 25/100€ por mês. Dependendo da eficiência, área a aquecer, e perdas no sistema. [;)]

Apenas não coloquei pelo custo. Tenho recuperador de calor na sala, e á parte disse aquecimento a gás.
A ideia era retirar o recuperador a lenha e colocar um a pellets mas ficava na casa dos 3500/4500€ pois tambem precisa da bomba.

Última edição:
Penso que para quem estiver a equacionar um sistema de aquecimento colocar a pellets é o ideal, mas para quem já tiver algum instalado não justifica. Mesmo que uma pessoa gaste 150€ por mês por exemplo a gás natural, lenha ou gasóleo agrícola, se passar a gastar 100€ por mês a pellets parece-me difícil recuperar o investimento.

Eu tenho uma coisa dessas a pellets, que só me tem dado problemas. Mas em relação ao consumo, se for moderado, ligando só à noite, gasta à vontade um saco de pellets por semana. Cada saco a 5€, no mínimo 20€ por mês.

É um valor muito bom. Para ter a casa como um forninho, qualquer valor abaixo dos 100€/mês parece-me razoável.

Que tipo de problemas tens?

O consumo a pellets é um pouco dificil de dizer, depende de muitos factores, nomeadamente a potencia do bixo!

O meu tio tem a pellets e gasta 1 saco por dia, mais pico, menos pico! Mas veio da terra da minha esposa, gosta de ter a casa quase nos 30º! [:D]

Um colega colocou a pellets este ano, anda com um saco a cada 3 dias, para uma área de mais ou menos 100 m2.

Portanto podes contar na ordem dos 25/100€ por mês. Dependendo da eficiência, área a aquecer, e perdas no sistema. [;)]

Apenas não coloquei pelo custo. Tenho recuperador de calor na sala, e á parte disse aquecimento a gás.
A ideia era retirar o recuperador a lenha e colocar um a pellets mas ficava na casa dos 3500/4500€ pois tambem precisa da bomba.

Pois. O custo também é importante. O meu problema acaba por ser aquecer a sala. Tem um tamanho médio, bastante vidro e um recuperador com caldeira aquecia por radiação de duas formas. Juntava o útil ao agradável.

Penso que para quem estiver a equacionar um sistema de aquecimento colocar a pellets é o ideal, mas para quem já tiver algum instalado não justifica. Mesmo que uma pessoa gaste 150€ por mês por exemplo a gás natural, lenha ou gasóleo agrícola, se passar a gastar 100€ por mês a pellets parece-me difícil recuperar o investimento.

Claro. Por isso que continuo virado para a lareira. Fazer o Inverno com 2 ou mesmo 3 toneladas de lenha é muito atraente. E como eu queria mesmo meter alguma coisa na sala..

É um valor muito bom. Para ter a casa como um forninho, qualquer valor abaixo dos 100€/mês parece-me razoável.

Que tipo de problemas tens?
Mas repara que é na melhor das hipóteses, com certeza que aquilo num nível alto de potência consegue gastar um saco num dia. Sinceramente, porque não equacionar colocar um ar condicionado? Não tenho contas feitas, mas talvez acabe por não ficar mais caro e é muito melhor.
Os problemas que tenho são os que quaisquer aparelhos podem ter, ela desde nova que tinha problemas e continua a ter, pelo que já desisti de a usar.

100 Euros por mês dá 1200 por ano.....menos do que gasto em gasóleo....que também aquece a água para os banhos de 4 pessoas.

Também pondero, um dia abandonar o gasóleo e optar pelas pellets, se bem que temo a qualidade das mesmas ( algumas têm muita terra) e a tendência ao seu preço poder aumentar.

100 Euros por mês dá 1200 por ano.....menos do que gasto em gasóleo....que também aquece a água para os banhos de 4 pessoas.

Também pondero, um dia abandonar o gasóleo e optar pelas pellets, se bem que temo a qualidade das mesmas ( algumas têm muita terra) e a tendência ao seu preço poder aumentar.

No verão não uso aquecimento.... [:p]
Estamos a falar de 4/5 meses por ano, pelo menos na minha zona! [;)]

Normalmente o aquecimento é só no Inverno. [:D]

Mas repara que é na melhor das hipóteses, com certeza que aquilo num nível alto de potência consegue gastar um saco num dia. Sinceramente, porque não equacionar colocar um ar condicionado? Não tenho contas feitas, mas talvez acabe por não ficar mais caro e é muito melhor.
Os problemas que tenho são os que quaisquer aparelhos podem ter, ela desde nova que tinha problemas e continua a ter, pelo que já desisti de a usar.

O problema do AC é que só vai dar para uma zona..

Mas o dispensador encrava, é?

Preferia ter tudo elétrico. Conjugação entre painel solar + bomba de calor + termoacumulador + recuperador.
Conheço casos de pessoas com o sistema ligado todo o santo dia, a pagar 120€ de luz, por mês, já incluindo o funcionamento de todos os outros aparelhos e iluminação.
É ridículamente baixo.

Vamos dar um exemplo de uma caldeira para aquecimento central a pellets.

Não sendo o melhor local para comprar, apresento um exemplo da leroy.

Leroy Merlin - 16092104_CALDEIRAVESTA30

Esta caldeira tem um consumo estimado de 1Kg de pellets por hora até 6Kg por hora na potência máxima.

Um saco de 15Kg de pellets ronda os 3,50€, o que quer dizer que 1 Kg custa 0.23 centimos.

Portanto esta caldeira gastará entre 0.23 centimos a 1.38€ por hora.

Valor médio de gasto 80 centimos por hora. Se a caldeira estiver ligada 8h por dia dará um gasto diário de aproximandamente 6€.

Se a caldeira estiver no minimo ligada 24h gastará na mesma 6€.

E se a caldeira estiver ligada a paineis solares para aquecimento das águas sanitárias e numa zona de boa exposição, as pellets só irão compensar no inverno.

Normalmente o aquecimento é só no Inverno. [:D]

Pois...mas....
Os meus valores apenas querem dizer que, por ano, em média, em gasoleo, gasto por mês cerca de 75 Euros, para aquecer casa e água sanitária.[;)]
Pelo que vi, só para aquecer a casa, com pelletes, poderão ser necessários 100 Euros.

Vamos dar um exemplo de uma caldeira para aquecimento central a pellets.

Não sendo o melhor local para comprar, apresento um exemplo da leroy.

Leroy Merlin - 16092104_CALDEIRAVESTA30

Esta caldeira tem um consumo estimado de 1Kg de pellets por hora até 6Kg por hora na potência máxima.

Um saco de 15Kg de pellets ronda os 3,50€, o que quer dizer que 1 Kg custa 0.23 centimos.

Portanto esta caldeira gastará entre 0.23 centimos a 1.38€ por hora.

Valor médio de gasto 80 centimos por hora. Se a caldeira estiver ligada 8h por dia dará um gasto diário de aproximandamente 6€.

Se a caldeira estiver no minimo ligada 24h gastará na mesma 6€.

Seis Euros dia são 2190 Euros ano....assim á primeira vista fica bem mais caro do que com a caldeira a gasóleo.....no meu caso, pelo menos.

Este vai ser o terceiro inverno que tenho em casa dos meus pais uma caldeira a lenha. Foi a melhor decisão que se tomou. A casa tem um isolamento térmico péssimo, portas e portadas em madeira. Qualquer caldeira lá em casa estaria sempre a queimar combustível, seja ele qual for. A lenha tem o inconveniente de não se conseguir programar a ligação da caldeira, mas existe um sistema de acoplar uma a gasóleo para quando a lenha falha. Nós não temos.

Os meus pais têm gasto em média, 4toneladas de lenha por ano para passar o inverno. Isto dá uma quantia de 400€ aproximadamente.
A caldeira funciona todos os dias das 18h até irem para a cama e a minha mãe ainda mete um cavaco antes de ir dormir (meia-noite). Tem dias que a liga mais cedo.

boas

estou a tentar descobrir quantos elementos preciso por numas divisões.

por exemplo um elemento que tenha uma potência de 142.6 Kcal/h, quantos elementos preciso para uma divisão de 20m2?

cumprimentos

Voltar
Superior