Arrendar vs Vender

Tendo em conta que 3% brutos e minimamente seguros são impossíveis de obter neste momento - se conseguir 1% já se pode considerar algo feliz - e que não é de crer que haja um aumento dos juros assim tão brutal que permita, nos próximos anos, compensar os actuais juros baixos, diria que a diferença entre essas opções será bem maior. [;)]

Concordo plenamente contigo mas resolvi lá colocar 3% porque na internet há sempre muita gente que se diz capaz de ter rendimentos daqueles a médio e longo prazo na boa, correndo riscos mínimos. Claro que, se nos fiássemos no que dizem pela internet fora então as bolsas tinham que estar sempre a subir, porque quase ninguém admite que perde dinheiro...[;)]

Então e o estado não cobra também uma percentagem sobre a renda? Nunca iria receber 350€/mês de renda.

Eu vendia e acabava com as chatices...

Olhando para as coisas de uma perspectiva puramente financeira, e admitindo por exemplo uma maturidade do investimento de 10 anos, temos:

Opção de vender (tudo em taxas brutas, desconsiderando efeitos fiscais):
Encaixas agora 50.000,00 euros
Há que retirar o imposto da mais valias (indeterminado, portanto fazemos de conta que é zero)
50.000 euros aplicado a uma taxa média bruta de 3% (não seria nada mau)
Ao fim de 10 anos temos (capitalizado): 17.195 euros
Portanto ao fim de 10 anos o património é de 67.195 euros

Opção de obras e arrendar:
Obras: 20.000 euros
Rendas: 350 euros/mês ou 42.000 euros ao fim de 10 anos
Património ao fim de 10 anos: 50.000-20.000-42.000 = 72.000 euros

A hipótese de arrendar parece ser marginalmente superior à de vender, isto sem ter sequer em conta a variação dos preços do imobiliário.

Mais valias deve ser a rondar 20%, isto por um caso que conheço com exactamente a mesma situação. Calcular aqui:

http://contasconnosco.pt/simulador/mais_valias_habitacao

Então e o estado não cobra também uma percentagem sobre a renda? Nunca iria receber 350€/mês de renda.
Eu vendia e acabava com as chatices...

Cobra uns absurdos 28% sem fazer NADA NADA NADA.

Last edited:
Se não precisares de dinheiro ... nao vendas ... é a pior altura para vender, se tiveres folga financeira , recupera a casa , mobília barata e aluga quartos a estudantes , amortizas em pouco tempo o investimento ... e terás um pinga pinga para sempre

Tens a grande vantagem dos estudantes ao final de alguns anos irem embora

Se não precisares de dinheiro ... nao vendas ... é a pior altura para vender, se tiveres folga financeira , recupera a casa , mobília barata e aluga quartos a estudantes , amortizas em pouco tempo o investimento ... e terás um pinga pinga para sempre

Tens a grande vantagem dos estudantes ao final de alguns anos irem embora

exacto
é um bem que fica sp dele

vende isso, mas não esperes fazer 50k€ se a casa é antiga e está nessas condições, o que vês na net está muito longe de ser realidade, casas como a que tens neste momento , estão séculos a venda sem comprador, que derivado ao facto de necessitarem de obras, por norma são vendidas entre os 35\40 e poucos mil euros....

o que não falta é aqui casos assim para os meus lados, julgavam que tinham uma mina de ouro, depois foram vendidas quase dadas, e é se queriam, snão eram até caírem para o chão...

portanto desfaz-te disso a melhor oferta, esquece lá investir nisso e arrendar novamente...

Mais valias deve ser a rondar 20%, isto por um caso que conheço com exactamente a mesma situação. Calcular aqui:

http://contasconnosco.pt/simulador/mais_valias_habitacao

Cobra uns absurdos 28% sem fazer NADA NADA NADA.

Não sabia qual era o valor que cobrava, isto realmente é um absurdo, o estado cobra mais do que um quarto do valor da renda sem ter chatices nenhumas, só dá mesmo vontade de fazer tudo pela porta do cavalo...

Não sabia qual era o valor que cobrava, isto realmente é um absurdo, o estado cobra mais do que um quarto do valor da renda sem ter chatices nenhumas, só dá mesmo vontade de fazer tudo pela porta do cavalo...

é o que a maior parte faz

Isto das mais valias até assusta. Tem de haver forma de contornar a situação legalmente.
Os valores que coloquei são uma avaliação de imobiliária.
Arrendar a estudantes não dá. A cidade não tem universidades.

Eu gostava de manter o património e colocar a render. Mas na realidade a casa nunca nos deu nada a não ser despesas até agora. Estaria na altura de os meus pais usufruírem do investimento que fizeram. Mas entregar uma grande fatia ao estado é que não.

Se o dinheiro não lhes faz falta: fiquem com ele.
A longo prazo o património imobiliário é mais imune a crises económicas e financeiras.

Olhando para os valores que falas, eu arrendava sem pensar duas vezes.
isto se estiveres bem na vida, se tiveres o dinheiro para fazer as obras e não tiveres dívidas, que é o que me pareceu.
350/mes é um bom complemento ao rendimento e não estou a ver onde sequer 70 mil aplicados te dessem isso.
tens de ter em conta os 28% e IMI, e os estragos provenientes do uso da casa..
a maioria dos que te dizem para vender, iriam provavelmente comprar um carro novo a seguir [:D][:D]

Faz as contas a 350 X 12 X 0,72 - IMI - Gastos

e faz as contas ao dinheiro da venda aplicado às taxas de me... Que temos, com o risco elevado de ter dinheiro em qualquer banco.

fazia obras e arrendava sem pensar duas vezes, tens é de ter bem a noção das rendas, custos das obras, mais valias caso vendas para poderes ver bem a situação.

e faz as contas ao dinheiro da venda aplicado às taxas de me... Que temos, com o risco elevado de ter dinheiro em qualquer banco.

fazia obras e arrendava sem pensar duas vezes, tens é de ter bem a noção das rendas, custos das obras, mais valias caso vendas para poderes ver bem a situação.

É sempre uma decisão tb emocional... Eu tb arrendaria mas admito os argumentos de quem venderia.

Em qualquer dos casos o processo de arrendamento tb não é simples e linear e nem toda a gente tem estofo para gerir arrendamentos.

É sempre uma decisão tb emocional... Eu tb arrendaria mas admito os argumentos de quem venderia.

Em qualquer dos casos o processo de arrendamento tb não é simples e linear e nem toda a gente tem estofo para gerir arrendamentos.

Senão fosse a brutalidade das mais valias, neste momento a inclinação seria a venda.
Muitas contas vamos ter de fazer.
Arranjar alguém que gira os arrendamentos também trará custos. Não estou a ver o meu pai a tratar do assunto.

Senão fosse a brutalidade das mais valias, neste momento a inclinação seria a venda.
Muitas contas vamos ter de fazer.
Arranjar alguém que gira os arrendamentos também trará custos. Não estou a ver o meu pai a tratar do assunto.

A questão é que tudo na vida dá algum trabalho. Até gerir dinheiro dá trabalho...[:D]

A questão é que tudo na vida dá algum trabalho. Até gerir dinheiro dá trabalho...[:D]

Evidente... Mas o meu pai é muito soft, não estou a vê-lo meter gente na rua por não pagar rendas e afins, vai vacilar...

Vende como está por um preço mais baixo que o mercado e informando das condicionantes (estado do apartamento).

Pagas assim menos valias.

Evidente... Mas o meu pai é muito soft, não estou a vê-lo meter gente na rua por não pagar rendas e afins, vai vacilar...

Fazes tu isso.
São coisas simples, por comunicações, não é preciso ir mandar ninguém para lado nenhum.

Back