Arrendar vs Vender

Tendo em conta que 3% brutos e minimamente seguros são impossíveis de obter neste momento - se conseguir 1% já se pode considerar algo feliz - e que não é de crer que haja um aumento dos juros assim tão brutal que permita, nos próximos anos, compensar os actuais juros baixos, diria que a diferença entre essas opções será bem maior. [;)]

Concordo plenamente contigo mas resolvi lá colocar 3% porque na internet há sempre muita gente que se diz capaz de ter rendimentos daqueles a médio e longo prazo na boa, correndo riscos mínimos. Claro que, se nos fiássemos no que dizem pela internet fora então as bolsas tinham que estar sempre a subir, porque quase ninguém admite que perde dinheiro...[;)]

Então e o estado não cobra também uma percentagem sobre a renda? Nunca iria receber 350€/mês de renda.

Eu vendia e acabava com as chatices...

Olhando para as coisas de uma perspectiva puramente financeira, e admitindo por exemplo uma maturidade do investimento de 10 anos, temos:

Opção de vender (tudo em taxas brutas, desconsiderando efeitos fiscais):
Encaixas agora 50.000,00 euros
Há que retirar o imposto da mais valias (indeterminado, portanto fazemos de conta que é zero)
50.000 euros aplicado a uma taxa média bruta de 3% (não seria nada mau)
Ao fim de 10 anos temos (capitalizado): 17.195 euros
Portanto ao fim de 10 anos o património é de 67.195 euros

Opção de obras e arrendar:
Obras: 20.000 euros
Rendas: 350 euros/mês ou 42.000 euros ao fim de 10 anos
Património ao fim de 10 anos: 50.000-20.000-42.000 = 72.000 euros

A hipótese de arrendar parece ser marginalmente superior à de vender, isto sem ter sequer em conta a variação dos preços do imobiliário.

Mais valias deve ser a rondar 20%, isto por um caso que conheço com exactamente a mesma situação. Calcular aqui:

http://contasconnosco.pt/simulador/mais_valias_habitacao

Então e o estado não cobra também uma percentagem sobre a renda? Nunca iria receber 350€/mês de renda.
Eu vendia e acabava com as chatices...

Cobra uns absurdos 28% sem fazer NADA NADA NADA.

Última edição:
Se não precisares de dinheiro ... nao vendas ... é a pior altura para vender, se tiveres folga financeira , recupera a casa , mobília barata e aluga quartos a estudantes , amortizas em pouco tempo o investimento ... e terás um pinga pinga para sempre

Tens a grande vantagem dos estudantes ao final de alguns anos irem embora

Se não precisares de dinheiro ... nao vendas ... é a pior altura para vender, se tiveres folga financeira , recupera a casa , mobília barata e aluga quartos a estudantes , amortizas em pouco tempo o investimento ... e terás um pinga pinga para sempre

Tens a grande vantagem dos estudantes ao final de alguns anos irem embora

exacto
é um bem que fica sp dele

vende isso, mas não esperes fazer 50k€ se a casa é antiga e está nessas condições, o que vês na net está muito longe de ser realidade, casas como a que tens neste momento , estão séculos a venda sem comprador, que derivado ao facto de necessitarem de obras, por norma são vendidas entre os 35\40 e poucos mil euros....

o que não falta é aqui casos assim para os meus lados, julgavam que tinham uma mina de ouro, depois foram vendidas quase dadas, e é se queriam, snão eram até caírem para o chão...

portanto desfaz-te disso a melhor oferta, esquece lá investir nisso e arrendar novamente...

Mais valias deve ser a rondar 20%, isto por um caso que conheço com exactamente a mesma situação. Calcular aqui:

http://contasconnosco.pt/simulador/mais_valias_habitacao

Cobra uns absurdos 28% sem fazer NADA NADA NADA.

Não sabia qual era o valor que cobrava, isto realmente é um absurdo, o estado cobra mais do que um quarto do valor da renda sem ter chatices nenhumas, só dá mesmo vontade de fazer tudo pela porta do cavalo...

Isto das mais valias até assusta. Tem de haver forma de contornar a situação legalmente.
Os valores que coloquei são uma avaliação de imobiliária.
Arrendar a estudantes não dá. A cidade não tem universidades.

Eu gostava de manter o património e colocar a render. Mas na realidade a casa nunca nos deu nada a não ser despesas até agora. Estaria na altura de os meus pais usufruírem do investimento que fizeram. Mas entregar uma grande fatia ao estado é que não.

Se o dinheiro não lhes faz falta: fiquem com ele.
A longo prazo o património imobiliário é mais imune a crises económicas e financeiras.

Olhando para os valores que falas, eu arrendava sem pensar duas vezes.
isto se estiveres bem na vida, se tiveres o dinheiro para fazer as obras e não tiveres dívidas, que é o que me pareceu.
350/mes é um bom complemento ao rendimento e não estou a ver onde sequer 70 mil aplicados te dessem isso.
tens de ter em conta os 28% e IMI, e os estragos provenientes do uso da casa..
a maioria dos que te dizem para vender, iriam provavelmente comprar um carro novo a seguir [:D][:D]

Faz as contas a 350 X 12 X 0,72 - IMI - Gastos

e faz as contas ao dinheiro da venda aplicado às taxas de me... Que temos, com o risco elevado de ter dinheiro em qualquer banco.

fazia obras e arrendava sem pensar duas vezes, tens é de ter bem a noção das rendas, custos das obras, mais valias caso vendas para poderes ver bem a situação.

e faz as contas ao dinheiro da venda aplicado às taxas de me... Que temos, com o risco elevado de ter dinheiro em qualquer banco.

fazia obras e arrendava sem pensar duas vezes, tens é de ter bem a noção das rendas, custos das obras, mais valias caso vendas para poderes ver bem a situação.

É sempre uma decisão tb emocional... Eu tb arrendaria mas admito os argumentos de quem venderia.

Em qualquer dos casos o processo de arrendamento tb não é simples e linear e nem toda a gente tem estofo para gerir arrendamentos.

É sempre uma decisão tb emocional... Eu tb arrendaria mas admito os argumentos de quem venderia.

Em qualquer dos casos o processo de arrendamento tb não é simples e linear e nem toda a gente tem estofo para gerir arrendamentos.

Senão fosse a brutalidade das mais valias, neste momento a inclinação seria a venda.
Muitas contas vamos ter de fazer.
Arranjar alguém que gira os arrendamentos também trará custos. Não estou a ver o meu pai a tratar do assunto.

Senão fosse a brutalidade das mais valias, neste momento a inclinação seria a venda.
Muitas contas vamos ter de fazer.
Arranjar alguém que gira os arrendamentos também trará custos. Não estou a ver o meu pai a tratar do assunto.

A questão é que tudo na vida dá algum trabalho. Até gerir dinheiro dá trabalho...[:D]

Vende como está por um preço mais baixo que o mercado e informando das condicionantes (estado do apartamento).

Pagas assim menos valias.

Voltar
Superior