PDCouto
New member
é o que a maior parte faz
Pois mas agora já não é fácil, li algures que há partilha de dados sobre serviços. Ou seja, se tiveres o inquilino a pagar tv cabo, água e luz, é muito evidente o que se passa.
Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
é o que a maior parte faz
Pois mas agora já não é fácil, li algures que há partilha de dados sobre serviços. Ou seja, se tiveres o inquilino a pagar tv cabo, água e luz, é muito evidente o que se passa.
Vende como está por um preço mais baixo que o mercado e informando das condicionantes (estado do apartamento).
Pagas assim menos valias.
Qual é a lógica disso?
Sendo as mais valias uma percentagem, quanto mais barato vendas o imóvel menos mais valias pagas, mas também recebes muito menos... Não tem lógica desvalorizar o imóvel apenas para não pagar mais valias.
Face ao custo das obras e baixo valor espectável da renda, eu optaria por vender.
Aliás, estou numa situação semelhante a a opção vai ser essa.
TMoura, se tiveres um empréstimo, sempre podes pedir para os teus pais te doarem a casa, vendes, pegas nas mais valias e abates no teu empréstimo. Depois vais pagando aos teus pais...
É um bocado rebuscado e depende das condicionantes familiares, mas talvez seja uma maneira de não se pagar imposto sobre as mais valias.
Só não sei é se estas não serão também devidas em caso de doação.![]()
Dificuldade em gerir UM arrendamento? mas onde mesmo? tu mesmo podes fazer os contratos, certifica-los online...
Eh pah, eu diria que qualquer tanso faz isso. Acho que é mesmo fácil, não precisas de mais do 9º ano de escolaridade.
Faz tu isso, e pede ao teu pai 1 renda por ano, por exemplo.
A hipótese de venda para mim nem seria discutível, nunca na vida terás a mesma rentabilidade.
Aconselho é a colocares tudo em nome do inquilino, tv cabo, contratos gás luz.. e faz isso legalmente para haver menos chatices.
Zar, eu não vi a zona do apartamento, mas 350/mês é um valor baixo expectável de renda? Fogo, é dos mais altos na minha zona, para casas muitíssimo boas, falo em apartamentos t1 novos, todos impecáveis, com garagem..
Uma boa situação a pensar.
Mas só tenho de investir as mais valias no empréstimo ou tenho de colocar lá o dinheiro todo da venda?
Caríssimos, opiniões precisam-se.
A minha família é proprietária de um apartamento T2(85m2) antigo, situado numa das artérias principais da cidade onde se situa e sem garagem.
O apartamento foi comprado à mais de 20 anos com uma senhora a viver lá dentro. Tendo em conta a situação foi adquirido por um valor baixo. Como o valor da renda era irrisório, durante todos estes anos o meu pai não quis receber qualquer renda.
Acontece que o apartamento ficou vago, a senhora foi para um lar da misericórdia.
Neste momento a casa está bastante degradada precisando de obras profundas, aproveitando apenas paredes e portas interiores.
Orçamento para obras ronda os 17mil a 19 mil€, podendo baixar alguma coisa, poupando nos materiais.
Valor de mercado como está 50mil€, com obras 70 a 75mil€ Valor da renda remodelado anda por volta dos 350€.
Não sabemos o que fazer. A venda tem uma condicionante. O apartamento está registado por um valor muito baixo. Ao efectuar a venda iríamos pagas mais valias, porque não será para investir em nova habitação.
O arrendamento tem as condicionantes que todos conhecemos, pessoas sempre a entrar e sair, estragarem a casa... Por fim ainda teria de render uns belos anos para recuperar o dinheiro das obras...
O que dizem?!!
Se tens empréstimos a coisa muda de figura.
fui ver os teus posts e começo a pensar que talvez o Mercedes seja do banco então teu, deves estar a pagar empréstimo.. Por isso, talvez se torne complicado investir 20k e ter de pedir mais um empréstimo
caso estejas bem na vida, no máximo com empréstimo de casa, já sabes a minha opinião.
Olhando para as coisas de uma perspectiva puramente financeira, e admitindo por exemplo uma maturidade do investimento de 10 anos, temos:
Opção de vender (tudo em taxas brutas, desconsiderando efeitos fiscais):
Encaixas agora 50.000,00 euros
Há que retirar o imposto da mais valias (indeterminado, portanto fazemos de conta que é zero)
50.000 euros aplicado a uma taxa média bruta de 3% (não seria nada mau)
Ao fim de 10 anos temos (capitalizado): 17.195 euros
Portanto ao fim de 10 anos o património é de 67.195 euros
Opção de obras e arrendar:
Obras: 20.000 euros
Rendas: 350 euros/mês ou 42.000 euros ao fim de 10 anos
Património ao fim de 10 anos: 50.000-20.000-42.000 = 72.000 euros
A hipótese de arrendar parece ser marginalmente superior à de vender, isto sem ter sequer em conta a variação dos preços do imobiliário.
Isto das mais valias até assusta. Tem de haver forma de contornar a situação legalmente.
Os valores que coloquei são uma avaliação de imobiliária.
Arrendar a estudantes não dá. A cidade não tem universidades.
Eu gostava de manter o património e colocar a render. Mas na realidade a casa nunca nos deu nada a não ser despesas até agora. Estaria na altura de os meus pais usufruírem do investimento que fizeram. Mas entregar uma grande fatia ao estado é que não.
Se tens empréstimos a coisa muda de figura.
fui ver os teus posts e começo a pensar que talvez o Mercedes seja do banco então teu, deves estar a pagar empréstimo.. Por isso, talvez se torne complicado investir 20k e ter de pedir mais um empréstimo
caso estejas bem na vida, no máximo com empréstimo de casa, já sabes a minha opinião.
Pois é.
Eu ficava na boa com o imóvel.
Quem me dera ter um monte deles.
O dinheiro desaparece de um dia para o outro, o imóvel está lá quieto. Nunca se sabe...
Primeiro o apartamento não é meu, é dos meus pais.
Apenas tenho o CH da minha casa, que poderia utilizar para tentar diminuir a pancada das mais valias, caso a doação da casa funcione. Tenho de explorara esta ideia.
Para quem conhece o sistema de financiamento da Mercedes, seria muito burro não aproveitar. Por isso não o considero crédito. Porque na realidade está paga.