Arrendar vs Vender

Pois mas agora já não é fácil, li algures que há partilha de dados sobre serviços. Ou seja, se tiveres o inquilino a pagar tv cabo, água e luz, é muito evidente o que se passa.

Sim isso pode acontecer. O meu pai para evitar problemas com a senhora que lá estava a morar, fizeram um requerimento em que ela dizia que não pagava qualquer renda.
O meu pai corria o risco de para além de estar a fazer um obra de caridade, ainda se lixar com isso.

Vende como está por um preço mais baixo que o mercado e informando das condicionantes (estado do apartamento).

Pagas assim menos valias.

Qual é a lógica disso?
Sendo as mais valias uma percentagem, quanto mais barato vendas o imóvel menos mais valias pagas, mas também recebes muito menos... Não tem lógica desvalorizar o imóvel apenas para não pagar mais valias.

Pois mas agora já não é fácil, li algures que há partilha de dados sobre serviços. Ou seja, se tiveres o inquilino a pagar tv cabo, água e luz, é muito evidente o que se passa.

Eu só vejo disso. As contas ficam no nome do proprietário e dinheiro na mão.
Vai de confianças.

Estava a falar com um amigo meu sobre isso e ele falou dos impostos e realmente...
Não critico.

Qual é a lógica disso?
Sendo as mais valias uma percentagem, quanto mais barato vendas o imóvel menos mais valias pagas, mas também recebes muito menos... Não tem lógica desvalorizar o imóvel apenas para não pagar mais valias.

Pois é.
Eu ficava na boa com o imóvel.
Quem me dera ter um monte deles.
O dinheiro desaparece de um dia para o outro, o imóvel está lá quieto. Nunca se sabe...

Face ao custo das obras e baixo valor espectável da renda, eu optaria por vender.
Aliás, estou numa situação semelhante a a opção vai ser essa.

TMoura, se tiveres um empréstimo, sempre podes pedir para os teus pais te doarem a casa, vendes, pegas nas mais valias e abates no teu empréstimo. Depois vais pagando aos teus pais...
É um bocado rebuscado e depende das condicionantes familiares, mas talvez seja uma maneira de não se pagar imposto sobre as mais valias.
Só não sei é se estas não serão também devidas em caso de doação.:confused:

Dificuldade em gerir UM arrendamento? mas onde mesmo? tu mesmo podes fazer os contratos, certifica-los online...
Eh pah, eu diria que qualquer tanso faz isso. Acho que é mesmo fácil, não precisas de mais do 9º ano de escolaridade.
Faz tu isso, e pede ao teu pai 1 renda por ano, por exemplo.
A hipótese de venda para mim nem seria discutível, nunca na vida terás a mesma rentabilidade.
Aconselho é a colocares tudo em nome do inquilino, tv cabo, contratos gás luz.. e faz isso legalmente para haver menos chatices.

Zar, eu não vi a zona do apartamento, mas 350/mês é um valor baixo expectável de renda? Fogo, é dos mais altos na minha zona, para casas muitíssimo boas, falo em apartamentos t1 novos, todos impecáveis, com garagem..

Face ao custo das obras e baixo valor espectável da renda, eu optaria por vender.
Aliás, estou numa situação semelhante a a opção vai ser essa.

TMoura, se tiveres um empréstimo, sempre podes pedir para os teus pais te doarem a casa, vendes, pegas nas mais valias e abates no teu empréstimo. Depois vais pagando aos teus pais...
É um bocado rebuscado e depende das condicionantes familiares, mas talvez seja uma maneira de não se pagar imposto sobre as mais valias.
Só não sei é se estas não serão também devidas em caso de doação.:confused:

Uma boa situação a pensar.
Mas só tenho de investir as mais valias no empréstimo ou tenho de colocar lá o dinheiro todo da venda?

Dificuldade em gerir UM arrendamento? mas onde mesmo? tu mesmo podes fazer os contratos, certifica-los online...
Eh pah, eu diria que qualquer tanso faz isso. Acho que é mesmo fácil, não precisas de mais do 9º ano de escolaridade.
Faz tu isso, e pede ao teu pai 1 renda por ano, por exemplo.
A hipótese de venda para mim nem seria discutível, nunca na vida terás a mesma rentabilidade.
Aconselho é a colocares tudo em nome do inquilino, tv cabo, contratos gás luz.. e faz isso legalmente para haver menos chatices.

Zar, eu não vi a zona do apartamento, mas 350/mês é um valor baixo expectável de renda? Fogo, é dos mais altos na minha zona, para casas muitíssimo boas, falo em apartamentos t1 novos, todos impecáveis, com garagem..

Eu queria dizer que é baixo comparado com o valor das obras. Por outras palavras, estava somente a falar do tempo que é necessário para amortizar o valor das obras e começar efectivamente a ter algum retorno do investimento. Neste caso são 5 anos na melhor das hipóteses (equecendo IRS, IMI, condomínio, etc).

O problema de recuperar casas para arrendar é que as obras custam o mesmo em qq ponto do país, mas o valor das rendas variam muito de zona para zona.
Podes gastar 10k€ a recuparar um apartamento no centro de Lisboa e alugá-lo a 1000€/mês, enquanto que se gastares os mesmos 10k a recuperar um apartamento idêntico em Curraleiras de Baixo só o consegues arrendar por 100€/mês.

Sei que esta é uma análise simplista que ignora o facto das obras irem valorizar o património, mas parece-me que há situações em que não vale a pena o risco e o trabalho de se colocar uma casa a arrendar. Em minha opinião (subjectivo[;)]) esta é uma dessas.

O que eu faria:

Em primeiro lugar ia falar com um bom contabilista para perceber o real valor das mais-valias a pagar e da possibilidade de "reinvestir" as mesmas na minha habitação própria (estou a partir do pressuposto que estás a pagar uma habitação);
Depois ter um orçamento rigoroso sobre os custos totais (com e sem mobília) e ainda das licenças para efetuar a obra.

Só com estes dados estaria em condições de tomar uma decisão que poderia ser:

1 - Vender como está, sujeitando-me ao pagamento de mais-valias, mas não tendo mais chatices;
2 - Remodelar e vender mais tarde, tendo o cuidado de "abater" o que gastaste na remodelação e eventual percentagem da imobiliária;
3 - Remodelar e alugar, mas fazendo tudo direitinho porque as finanças andam atentas e as multas são a doer!

A opção 1 é para quem quer algum dinheiro rápido e sem mais preocupações. Simples e prático, apesar das dolorosas mais valias;
A opção 2 é mais para quem não tem muita pressa e tem alguém de confiança para fazer as obras e está disposto a andar com algum dinheiro à frente e que o espera recuperar mais tarde;
A opção é um investimento mais a médio / longo prazo, mas é o que envolve também mais riscos: inquilinos que não pagam, coisas que se estragam, pagamento regular de impostos...

Da minha parte tendo presente os vários cenários, incluindo a resposta do TOC, orçamentos para a reabilitação, evolução do mercado habitacional, nível de procura na zona... estaria mais tentado para a hipótese 2!

Se tens empréstimos a coisa muda de figura.
fui ver os teus posts e começo a pensar que talvez o Mercedes seja do banco então teu, deves estar a pagar empréstimo.. Por isso, talvez se torne complicado investir 20k e ter de pedir mais um empréstimo
caso estejas bem na vida, no máximo com empréstimo de casa, já sabes a minha opinião.

Caríssimos, opiniões precisam-se.

A minha família é proprietária de um apartamento T2(85m2) antigo, situado numa das artérias principais da cidade onde se situa e sem garagem.
O apartamento foi comprado à mais de 20 anos com uma senhora a viver lá dentro. Tendo em conta a situação foi adquirido por um valor baixo. Como o valor da renda era irrisório, durante todos estes anos o meu pai não quis receber qualquer renda.
Acontece que o apartamento ficou vago, a senhora foi para um lar da misericórdia.

Neste momento a casa está bastante degradada precisando de obras profundas, aproveitando apenas paredes e portas interiores.
Orçamento para obras ronda os 17mil a 19 mil€, podendo baixar alguma coisa, poupando nos materiais.
Valor de mercado como está 50mil€, com obras 70 a 75mil€ Valor da renda remodelado anda por volta dos 350€.
Não sabemos o que fazer. A venda tem uma condicionante. O apartamento está registado por um valor muito baixo. Ao efectuar a venda iríamos pagas mais valias, porque não será para investir em nova habitação.
O arrendamento tem as condicionantes que todos conhecemos, pessoas sempre a entrar e sair, estragarem a casa... Por fim ainda teria de render uns belos anos para recuperar o dinheiro das obras...

O que dizem?!!

Olha, primeira coisa que tens de ficar a saber: Se o valor das obras supera em 10% o valor patrimonial então a casa tem OBRIGATORIAMENTE de cumprir com o regulamento actual da certificação energética. E isto precisa de projecto.

Tem o lado positivo: Ficas com uma casa termicamente eficiente. Tem vários lados negativos: o principal é que "o pessoal que anda para aí" a fazer obras não percebe nem quer perceber nada deste assunto. Consequentemente a casa fica sem certificado energético e carente de licença de habitabilidade.

A intenção do legislador foi proteger a vivência residencial, pois por exemplo em obras de reabilitação de edifícios antigos existia uma enorme preocupação com o restauro e o conforto era descurado. Agora já não - os cuidados na recuperação têm de privilegiar os mesmos parametros a que as habitações novas estão sujeitas.

Portanto se fizeres tudo como deve ser feito ficas com uma casa praticamente como as novas, com certificado e com licença de habitabilidade. Portanto -> muito valiosa! E é nisto que tens de focar: Valor do activo.

As finanças também fazem a actualização do valor patrimonial para efeitos de tributação de IMI.

Depois arrenda-o: É uma mesada que recebes "ad perpectuum". Se um dia o quiseres vender, então garante que a liquidez que ele produziu foi re-investida em imobiliário. Pois se não houver lugar a mais valias patrimoniais também não há lugar ao pagamento de impostos sobre as mesmas. As mais valias do património são de natureza de englobamento: Ou seja agravam o teu rendimento global e é sobre o mesmo que és tributado - portanto o mais certo seria ires parar aos escalões sujeitos a maiores descontos.

fui ver os teus posts e começo a pensar que talvez o Mercedes seja do banco então teu, deves estar a pagar empréstimo.. Por isso, talvez se torne complicado investir 20k e ter de pedir mais um empréstimo
caso estejas bem na vida, no máximo com empréstimo de casa, já sabes a minha opinião.

Primeiro o apartamento não é meu, é dos meus pais.
Apenas tenho o CH da minha casa, que poderia utilizar para tentar diminuir a pancada das mais valias, caso a doação da casa funcione. Tenho de explorara esta ideia.

Para quem conhece o sistema de financiamento da Mercedes, seria muito burro não aproveitar. Por isso não o considero crédito. Porque na realidade está paga.

Última edição:
Olhando para as coisas de uma perspectiva puramente financeira, e admitindo por exemplo uma maturidade do investimento de 10 anos, temos:

Opção de vender (tudo em taxas brutas, desconsiderando efeitos fiscais):
Encaixas agora 50.000,00 euros
Há que retirar o imposto da mais valias (indeterminado, portanto fazemos de conta que é zero)
50.000 euros aplicado a uma taxa média bruta de 3% (não seria nada mau)
Ao fim de 10 anos temos (capitalizado): 17.195 euros
Portanto ao fim de 10 anos o património é de 67.195 euros

Opção de obras e arrendar:
Obras: 20.000 euros
Rendas: 350 euros/mês ou 42.000 euros ao fim de 10 anos
Património ao fim de 10 anos: 50.000-20.000-42.000 = 72.000 euros

A hipótese de arrendar parece ser marginalmente superior à de vender, isto sem ter sequer em conta a variação dos preços do imobiliário.

3% de juros?????? Onde, onde????
A prazo é simplesmente impossível colocar 50k a 3%/ano, não existe, anda tudo abaixo de 0.5%.
Em obrigações do "BES" ou do "Banif" é capaz de dar...

Se eu tivesse folga para recuperar, alugava.

Isto das mais valias até assusta. Tem de haver forma de contornar a situação legalmente.
Os valores que coloquei são uma avaliação de imobiliária.
Arrendar a estudantes não dá. A cidade não tem universidades.

Eu gostava de manter o património e colocar a render. Mas na realidade a casa nunca nos deu nada a não ser despesas até agora. Estaria na altura de os meus pais usufruírem do investimento que fizeram. Mas entregar uma grande fatia ao estado é que não.

A questão da mais valia não é calculada em função do preço de venda, eu vendi uma casa recentemente e fui chamado às finanças porque tinha colocado o preço de aquisição e o da venda. E eles queriam que se coloca-se o preço que vêm na avaliação das finanças (caderneta Predial - IMI) no campo da venda, que era superior em 30K, ainda argumentei que esse valor não era justo, mas não tive sucesso! Ainda assim acabei por não pagar mais-valia, porque o preço depois do cálculo efectuado pelas finanças acabou por ficar abaixo do preço de compra!
Sei que ao preço da avaliação é dada uma ponderação em função da antiguidade do imóvel (data do imóvel, compra e a venda). As contas são um bocado difíceis de explicar aqui mas julgo que a metodologia de cálculo está explicado na net.

O que é que vem para o caso se o homem tem um mercedes comprado a crédito ou não?! Leio aqui cada coisa...ainda por cima a casa nem é dele...

Pois é.
Eu ficava na boa com o imóvel.
Quem me dera ter um monte deles.
O dinheiro desaparece de um dia para o outro, o imóvel está lá quieto. Nunca se sabe...

Mas um imóvel tambem dá muitas despesas de manutenção, IMIs, etc...fora alguns inquilinos que são autenticas dores de cabeça ;)

Primeiro o apartamento não é meu, é dos meus pais.
Apenas tenho o CH da minha casa, que poderia utilizar para tentar diminuir a pancada das mais valias, caso a doação da casa funcione. Tenho de explorara esta ideia.

Para quem conhece o sistema de financiamento da Mercedes, seria muito burro não aproveitar. Por isso não o considero crédito. Porque na realidade está paga.

Não, não conheço, mas se é crédito nunca será melhor que a pronto pagamento, mas adiante que isso não me interessa, e com isto não te estou a fazer nenhum ataque pessoal.

Não percebo muito bem isso de diminuir a pancada das mais valias com o CH, mas se preferes vender a investir para alugar informa-te sobre isso.
Os teus pais estão bem na vida? i.e, com um pé de meia razoável? tipo 3x a quantia para fazer as obras? se sim, eu aconselhava-os a fazer.
Segundo sei, as obras feitas nos apartamentos alugados, contam como gastos, as rendas como ganhos, imi entra como despesas.
Se calhar só irás começar a pagar os 28% das rendas ao estado quando começares a gerar lucro. Não tenho a certeza sobre isto.

Entrando em off-topic, qual é o sistema de financiamento da mercedes? não tenho a mínima noção e mesmo sendo alérgico a créditos, nunca se perde por saber

Voltar
Superior