citação:
Originalmente colocada por mundano
citação:Originalmente colocada por OrDoS
O software só pode ser considerado cultura em produtos como dicionários, jogos didáticos, etc..., porque de resto são os ditos "luxos".
Para muita gente o software é tanto luxo, como o martelo é um luxo para o pedreiro..
Então não percebeste o que eu disse, pois quando se trata de ferramentas de TRABALHO é normal que sejam CARAS, pois são ferramentas COMPLEXAS, que custam os olhos da cara e muita propriedade intelectual. Tu próprio deves saber disso. Além disso, como alguém disse aqui, esse software pode ser amortizado com TRABALHO. Quem compra um jogo não vai ganhar nada a não ser que seja muito bom a jogá-lo e alguém lhe pagar para competir, porque de outra forma é um luxo que se paga bem e dá para piratear à vontade do freguês, em que quem os desenvolve fica a arder VALENTE, e esses gajos trabalham que nem mouros, são autenticamente escravizados pelo que li há uns dias. O software empresarial é preciso ser pago, e acho bem que seja fiscalizado, pois já é direcionado para um ambiente profissional/empresarial, em que o custo do software pode ser pago com o suor. Quem precisa de software desse para fazer pequenas coisas mais vale dedicar-se ao Open Source, pois há muita coisa que chega perfeitamente, é escusado praticar-se pirataria ou queixarem-se dos elevados preços.
DREAMWEAVER é um excelente software para programar visualmente e poupar muito tempo que podia ser feito "à lá pata" com programas como o NVU do Linux e outros, mas se as pessoas querem eficiência e automatismos profissionais, têm de se contentar com o que existe em OPEN SOURCE, ou então pagar BEM por software que custa mais a desenvolver, manter, distribuir e pagar aos programadores, do que uma editora editar um CD que custa 0,20€, paga uns 5% de royalties aos artistas (grande protecção de propriedade intelectual) e o resto é gasto nas despesas de distribuição, pessoal que trabalhou para produzir o CD, etc..., e mais uma margem de lucro gigante para continuar a manter a funcionar essa grande máquina capitalista que faz o mundo girar neste momento.
Eu, como programador, uso IDE's gratuítos para desenvolver em JAVA, como o Eclipse e o Netbeans, que são excelentes para as minhas necessidades, mas existem outros que são PAGOS e que têm funcionalidades e intuitividade acima destes, como por exemplo o IntelIJ.
O exemplo que deste da câmara é o exemplo do que se pode fazer. Pagar-se o que é preciso, e o supérfluo que seja substituído por produtos baratos ou grátis que fazem bem mais do que o suficiente.
Quem anda de bicicleta de casa para o trabalho, não tem despesas de manutenção que tem alguém com um automóvel. Mesmo que se herde um automóvel, é preciso mantê-lo com bom dinheiro (exemplo das licensas), mas quem herda uma bicicleta, pouco tem de pagar, mas esta faz o seu propósito muito bem, e até melhora a saúde!