Astra 1.3cdti caravan - usada opinioes

Estado
Não está aberto a mais respostas.
citação:Originalmente colocada por hmft

Bem pessoal nunca pensei que este assunto desse tanta polémica. Sei que o motor é limitado pois não há milagres num motor com 1200cc. Mas não sou de fazer corridas, prezo mais o conforto segurança e economia. Para terem uma ideia raramente passo as 3000rpm no meu 106. Apesar de ter apenas 28 anos ando sempre nas calmas.

Relativamente a este carro não sei muito mais do que disse, que é uma caravan 1.3cdti prata de inicio de 2006 versão Cosmo pq a minha amiga referiu que tem AC auto e partes dos bancos em pele e com 19000Km. Ainda não a fui ver pq só tenho disponibilidade na próxima semana. Segundo ela o preço de mercado para esta carrinha é de 20500€ (ela comercializa carros), mas que o dono a vende por voltas dos 18000€ uma vez que é uma retoma para um carro que vai ser comprado a essa minha amiga. E como tal ela vende-me ao mesmo preço sem ter qualquer lucro. Ela experimentou a carrinha e não detectou qualquer problema, no entanto diz que a leva ao mecânico dela para fazer um check-up.

Vou tentar ver o máximo de pormenor da carrinha, para me certificar que está em condições. No entanto queria aproveitar para perguntar ao PauloMartins ou algum dono de um carro destes, quais os intervalos de manutenção, para eu ver se já devia ter ido à 1ª revisão.

Eu não tenho essa motorização, mas se consultares o site da opel encontras. Mas acho que é o mesmo do 1.7 e 1.9. Só que como sou da Madeira aqui os intervalos são um bocado mais curtos devido a um maior desgaste que sofrem cá

Saudações ;)

citação:
Bem pessoal nunca pensei que este assunto desse tanta polémica. Sei que o motor é limitado pois não há milagres num motor com 1200cc. Mas não sou de fazer corridas, prezo mais o conforto segurança e economia. Para terem uma ideia raramente passo as 3000rpm no meu 106. Apesar de ter apenas 28 anos ando sempre nas calmas.

hmft, o problema do motor de 1200cc é que é mais complicado andar com ele a baixa velocidade e rotação, do que a altas velocidades. E nos percursos mais adversos (cidade, percursos pouco planos...) acaba por se revelar gastador.
E pelo que dás a entender, pretendes o carro para utilização citadina, com velocidades mais moderadas, que não é o cenário onde o carro e o motor brilham.
Assim sendo, se prezas o conforto e a economia (ainda para mais vais andar pelo Porto!!!!), e preferes uma condução calma e "lenta", axo que o Astra com o motor 1.3 não é para ti. É a minha opinião.

citação:Originalmente colocada por AF147

citação:Originalmente colocada por rjtd21

Às 2000rpm (para as outras rotações, aplica-se a proporcionalidade):
Em 1ª - 18 Km/H
Em 2ª - 36 Km/H
Em 3ª - 50 Km/H
Em 4ª - 70 Km/H
Em 5ª - 90 Km/H
Em 6ª - 108 Km/H

Como exemplo, se quizeres andar a 30km/h, ja cais na faixa proibida. Porque em 1ª estarás nas ~3500rpm, mas em 2ª estás abaixo das 2000rpm.

um exemplo de contrariedade relativamente à amorfidade abaixo das 2000rpm...

no tal teste da automotor
Em 5ª dos 80-120km/h
Astra - 15,3
Mégane - 15,4

Tens a noção que em 5ª a 80km/h tens o carro às 1750rpm e não ao ralenti, e que aos 120km/h o carro está às 2600rpm, ainda dentro da faixa de binário máximo.
Aposto que se fizessem a medida dos 70km/h aos 120km/h, o valor já seria bastante diferente.
Quanto a mim, pessoalmente, não me aflige o comportamento do carro a velocidades elevadas. Custa-me andar com ele é a velocidades moderadas, como aquelas do exemplo dos 30km/h. Por exemplo numa rotunda, onde vais em 2ª velocidade, baixas de velocidade e o carro já está abaixo das 2000rpm. Mas se reduzires para primeira, está nas 3000 e tais. Outra é quando estás numa subida parado, e queres arrancar. Tens que ir a queimar a 1ª velocidade, porque se meteres 2ª o carro, com a rotação que perde aquando da mudança, acaba por ficar nas 1000 e poucas rpms, e deixa-te em apuros.
Tudo isto se reflecte depois nos consumos da viatura, e na agradabilidade de utilização nomeadamente em percursos citadinos, sinuosos com algumas subidas à mistura.

então só é mau a arrancar é isso? [8)]
Tu vai mas é ver o Sorento para depois me dares razão em vez de andares aqui :D[:p]

AF147, como tenho o carro com o referido motor, e também ando noutros carros, axo que sou livre de expressar o que penso. Já experimentei, e tirei as conclusões por mim.
Se pensas de forma contrária, tudo bem. Respeito. Assim como axo que devias respeitar a minha opinião.

respeito a tua e a de toda a gente. ;)

Eu disse isso?
O carro é "mau" quando tens que andar em rotações abaixo das 2000rpm.
Dei-te o exemplo de ires numa subida inclinada, com velocidade moderada (30km/h) onde tens que ir a queimar a 1ª (e a consumir bem), porque em 2ª o carro cai-te abaixo das 2000rpm e não anda. Ou na situação em que te aproximas duma rotunda, moderas a velocidade, e por isso cais abaixo da faixa proibida. E também em situações de para-arranca, muito comuns em cidade.

citação:Originalmente colocada por Peugeot_Sales

Às 2000rpm (para as outras rotações, aplica-se a proporcionalidade):
Em 1ª - 18 Km/H
Em 2ª - 36 Km/H
Em 3ª - 50 Km/H
Em 4ª - 70 Km/H
Em 5ª - 90 Km/H
Em 6ª - 108 Km/H

Como exemplo, se quizeres andar a 30km/h, ja cais na faixa proibida. Porque em 1ª estarás nas ~3500rpm, mas em 2ª estás abaixo das 2000rpm.

um exemplo de contrariedade relativamente à amorfidade abaixo das 2000rpm...

no tal teste da automotor
Em 5ª dos 80-120km/h
Astra - 15,3
Mégane - 15,4

Tens a noção que em 5ª a 80km/h tens o carro às 1750rpm e não ao ralenti, e que aos 120km/h o carro está às 2600rpm, ainda dentro da faixa de binário máximo.
Aposto que se fizessem a medida dos 70km/h aos 120km/h, o valor já seria bastante diferente.
Quanto a mim, pessoalmente, não me aflige o comportamento do carro a velocidades elevadas. Custa-me andar com ele é a velocidades moderadas, como aquelas do exemplo dos 30km/h. Por exemplo numa rotunda, onde vais em 2ª velocidade, baixas de velocidade e o carro já está abaixo das 2000rpm. Mas se reduzires para primeira, está nas 3000 e tais. Outra é quando estás numa subida parado, e queres arrancar. Tens que ir a queimar a 1ª velocidade, porque se meteres 2ª o carro, com a rotação que perde aquando da mudança, acaba por ficar nas 1000 e poucas rpms, e deixa-te em apuros.
Tudo isto se reflecte depois nos consumos da viatura, e na agradabilidade de utilização nomeadamente em percursos citadinos, sinuosos com algumas subidas à mistura.

Tu vai mas é ver o Sorento para depois me dares razão em vez de andares aqui :D[:p]

[}:)]

Viva pessoal,

Apareceu-me a possibilidade de comprar uma carrinha destas do inicio de 2006. É de um particular que acha o motor curto e portanto pretende algo com mais força. Eu como sou de andar nas calmas parece-me suficiente. No entanto queria a vossa opinião sobre a carrinha e pormenores a ver.
A informação que me deram é que é a versão cosmo tem 19000Km e é do inicio de 2006

Obg.
Boas!
Tenho um familiar que tem uma e que eu já exprimentei. A carrinha em si é mto bonita (gostos não se discutem). O motor é mto fraco para o peso da carrinha, não dá para grandes corridas como é obvio... alem disso é mto ruidoso... no habitaculo ouve-se tudo o que vem do capot (não gostei):(Tenho uma megane break 1.5dci 100cv que não tem nada a ver...[:X] é mto mais silenciosa! Não acho confortavel principalmente para grandes viagens. Os bancos da renault são bem mais confortaveis. Os consumos, pelo que sei,são mais altos mas pouco coisa. O nivel de equipamento é mto mais fraco. A mha é uma luxe previlege (é a versão mais recheada da megane) e vem com tudo... sei que as outras versões têm menos equipamento... A assistencia é mais cara (já tive um corsa td de 98 e sei como é...) Mas não há nada como exprimenta-la e dai tirar as suas conclusões...
Cump.

Para terem uma ideia raramente passo as 3000rpm no meu 106.

De pouco serviria passar dessas rotações nesse motor, a rotação ideal é entre as 1500-2500.

Segundo ela o preço de mercado para esta carrinha é de 20500€ (ela comercializa carros), mas que o dono a vende por voltas dos 18000€ uma vez que é uma retoma para um carro que vai ser comprado a essa minha amiga.

18000€ mudam a estória, assim já estamos a falar de um valor justo para o carro em questão.

Agora, ser vendedora de carros e não saber dizer qual a versão…como é que ela a avaliou a carrinha?

Ela experimentou a carrinha e não detectou qualquer problema, no entanto diz que a leva ao mecânico dela para fazer um check-up.

Não faças isso. Vê o estorial da carrinha na MARCA, esquece o mecânico “dela”.

citação:Originalmente colocada por BrunoD

O DeCeII disse que um 1.5 65cv DCI é bem mais disponivel em baixas</u>, e mesmo o 1.5D. Tudo o que tu disseste para contrapor o argumento do DeCeIi nada tem a ver com o que ele referiu: comportamento em baixas, e não performance global do carro.

Digam o que disserem (o Astra até podia ter 300Nm às 2000RPM) o 1.5D num conjunto leve (106/Saxo) é mais disponível que o 1.3 CDTi até às 2000RPM.
Os 2 Saxo lá de casa acusam no livrete 1.068 Kg... O Clio dCi 1.055 kg...

Então a amiga é vendedora de carros...
Um Astra de 2006 a ser já vendido com tão poucos kilometros...
Alguém que se dispõe a perder 5000€ porque acha o motor curto...
Não sei não.
Mas se gostares do carro, parece-me um bom preço a confirmar-se que seja um Cosmo, e esteja tudo OK.

As tantas expliquei-me mal. A minha amiga comercializa carros importados. Como tal o pessoal que lhe compra este tipo de carros quer entregar o que tem. Ela como sabe que eu nao queria gastar mais que os 18000€, perguntou-me se estava interessado. Uma vez que os carros que ela vende ultrapassam os 23000€.
Ela avaliou a carrinha por o que o homem disse que era a versão mais equipada, mas ela não deve saber todas as versões existentes no mercado.

E o motivo que ele apelou para trocar foi a potência, por isso lhe vai comprar uma A4 TDI. Se a carrinha não tiver tido qualquer problema, ainda não existe qualquer registo na marca, mas vou verificar isso.

hmft, diz-me só duas coisas:
- Já andaste com o carro no percurso que costumas fazer normalmente?
- Sabes em quanto está o consumo médio do anterior proprietário?

Eu continuo a achar que a ideia que há de que o Astra 1.3 é um carro bom para andamentos e velocidades baixas é errada. Assim como há uns tempos perdurava a ideia de que o motor por ser pequeno e tal, era feito para andar em Cidade.

Relativamente a este carro não sei muito mais do que disse, que é uma caravan 1.3cdti prata de inicio de 2006 versão Cosmo pq a minha amiga referiu que tem AC auto e partes dos bancos em pele e com 19000Km. Ainda não a fui ver pq só tenho disponibilidade na próxima semana. Segundo ela o preço de mercado para esta carrinha é de 20500€ (ela comercializa carros), mas que o dono a vende por voltas dos 18000€ uma vez que é uma retoma para um carro que vai ser comprado a essa minha amiga. E como tal ela vende-me ao mesmo preço sem ter qualquer lucro. Ela experimentou a carrinha e não detectou qualquer problema, no entanto diz que a leva ao mecânico dela para fazer um check-up.

Vou tentar ver o máximo de pormenor da carrinha, para me certificar que está em condições. No entanto queria aproveitar para perguntar ao PauloMartins ou algum dono de um carro destes, quais os intervalos de manutenção, para eu ver se já devia ter ido à 1ª revisão.

hmft,

Os intervalos de manutenção são de 60000km em 60000km ou de 2 em 2 anos, com mudanças de óleo e filtro de óleo de 30000km em 30000km ou de ano a ano.
Portanto, se ainda não fez um ano e ainda não tem 30000km não deve ter ido à mudança de óleo e filtro de óleo mas deve ser para breve.

Cumps,
Paulo

Não tenhas dúvidas das potencialidades desse "pequeno" motor. Pode não dar para grandes corridas mas faz uma viagem com ele em estrada aberta e vais sentir o prazer de conduzir um Astra.
Em cidade (pára/arranca) anda pouco mas também consome menos em comparação com outros de cilindrada superior. Os meus consumos andam em 5.5 l/100km em 13.000 km. Mas quando o levo para fora de Lisboa os consumos descem para 4.7 l/100km.

Se avançares com a compra tenta actualizar o software da centralina que melhora bastante o comportamento do carro.
Um conselho: se fores fazer essa actualização à oficina não digas que queres fazer a actualização. Diz antes que o carro deve ter algum problema porque andaste num carro igual e que respondia melhor que o teu. Se não eles vão-te cobrar a actualização.

Passa por aqui http://forum.autohoje.com/topic.asp?TOPIC_ID=89293 para saberes mais coisas. Por exemplo, podes ficar a saber que podes mandar instalar o cruise control por 70-80€.

o 1.2 cdti anda de igual para igual com 1.5 dci 100cv, em reprises, onde a tal suposta falta de disponibildiade se devia fazer sentir, mas afinal...
por isso podes compará-lo com o de 65cv à vontade se assim o entenderes. [:p]

http://www.automotor.xl.pt/0705/2100.shtm

Nem o facto da 5ª do Astra não ser a ultima relação ajuda. É que a 5ª do 307 e Megane é mesmo ultima relação e mais longa que a 5ª do Astra.

Vou dar opinião(apenas do motor)porque andei numa carrinha destas durante uma semana.
Em cidade é um desespero,penso que só pelas 2000rpm é que começa a mexer,quem anda muito em cidade sabe o que isto significa 1ªou 2ª??
e assim sucessivamente...
De facto em estrada foi uma surpresa,muito interessante,desde que não tenha subidas de montanha,satisfaz a maioria.
Há que pesar prós e contras.Pessoalmente não era comprador por este motivo e porque não sou apreciador da marca.
Cumprimentos,

citação:Originalmente colocada por tenente

Vou dar opinião(apenas do motor)porque andei numa carrinha destas durante uma semana.
Em cidade é um desespero,penso que só pelas 2000rpm é que começa a mexer,quem anda muito em cidade sabe o que isto significa 1ªou 2ª??
De facto em estrada foi uma surpresa,muito interessante,desde que não tenha subidas de montanha,satisfaz a maioria.
Há que pesar prós e contras.Pessoalmente não era comprador por este motivo e porque não sou apreciador da marca.
Cumprimentos,

Recordaste dos consumos que fizeste durante essa semana?
O Dacapata fala em consumos de 5.5 em cidade, no entanto as pessoas que conheço do Porto (incluindo eu) fazem mais na casa dos 7 para cima. Ambas as viaturas de testdrive em que andei apresentavam médias desse genero, 7.2 l/100 e 7.4 l/100 respectivamente.
Os consumos sofrem bastante se apanhares estradas com alguma inclinação pelo caminho. Quanto mais plano o caminho, melhores os consumos. Pena o Porto não ser assim, a não ser que se ande para a zona da Circunvalação e foz.

citação:Originalmente colocada por tenente

Cumprimentos,

Recordaste dos consumos que fizeste durante essa semana?
O Dacapata fala em consumos de 5.5 em cidade, no entanto as pessoas que conheço do Porto (incluindo eu) fazem mais na casa dos 7 para cima. Ambas as viaturas de testdrive em que andei apresentavam médias desse genero, 7.2 l/100 e 7.4 l/100 respectivamente.

Eu não disse isso.
A minha média está em 5.5 l/100km em 13.000 km.
Obviamente que não foram todos feitos em cidade.
Aproximadamente os meus consumos são:

Em cidade (Normal): 5.9-6.1
Em cidade (Com pouco trânsito - Julho/Agosto e Férias Escolares): 5.5
Em estrada: 4.7

Estado
Não está aberto a mais respostas.
Voltar
Superior