Audi a1 (2009)

Mais pesado e é o único com 5 portas. Tem quase mais 100kg que o A1.

Mas eu gostava de ver as prestações do A1 com equipamento. É que sem nada lá dentro é fácil anunciar bons resultados.

O A1 dá os 210 em plano, pelo menos no contador digital. Demora é um bom bocado a lá chegar mas com paciência vai lá.
Que equipamento achas que aumenta o peso? A meu ver a única coisa que poderia aumentar o peso é o sistema de som da bose e o MMI plus, e mesmo assim não mais que uns 5 a 7kg, pelas mais colunas, amplificador+sub e disco rígido.
De resto não há assim muito mais coisas que lhe possam fazer aumentar o peso. Preocupava-me mais em saltar de uma jante de 17' para uma 18', já que os componentes da suspensão são diferentes e maiores para suportar esta medida, já para não falar do aumento substancial de pneu (215>225).

Tu deves ter uma crise de ressabiação com o teu FR. Já te disse para não os comparares. Mais parece um deja vu em que tiveste a infeliz ideia de comparar o Ibiza com um A4.
Não te disse que eram uma bala dos 180-200. Mas neste caso em concreto e tendo eu possuído os dois por uns largos milhares de km's, digo de pés juntos que o 1.9TDI de 105cv tem mais dificuldade em fazer os 180-200 (ou 210 se preferires) que o 1.6TDI de 105cv.
Velocidade de ponta ambos dão o mesmo, ou assim parece ser.
Levar um carro aos 200 não é tarefa difícil, leva-lo aos 250 é que já se torna mais complicado. Isto mecanicamente e fisicamente.
De qualquer das formas estou-me pouco a borrifar pois raramente passo os 140 na minha utilização diária. Se quisesse um carro de corrida tinha comprado outra coisa.

Tenho ideia que moras e trabalhas em Lisboa ou arredores pelo que te desafio a, quando puderes testares isso de novo dos 180 até aos 200, numa qualquer troço de AE aqui num raio de 50km mas com três condições:

1 - Arranjar um GPS

2 - Circular um bom troço de AE à noite e sem trânsito por questões de espaço e segurança

3 - Fazeres um vídeo com isso

Depois sim, eu posso fazer o mesmo, e aí já temos uma comparação com um grau de credibilidade minimamente aceitável.

Ou muito me engano ou o facto de achares que o A1 é mais rápido dos 180 aos 200 (apesar de continuar isto uma piada mas ok) deve-se apenas do facto do Audi ter mais erro.

É que pelo menos o A4 B6, A4 B8, A3 8L e A3 8P têm erros consideráveis, sobretudo o B6 que é o "meu" A4.

Já o teu ex Ibiza quase não tem erro, agora enquanto continuares a não testar certas coisas com (alguma) objectividade falar contigo é completamente escusado.

Eu até sei onde queres chegar pois, pelo menos à uns anos, os PDs costumam debitar mais cv nos Audis que nos VW e SEAT, pelo menos falando de A4s vs Ibizas, nomeadamente no caso do PD130.

Agora se isso continua no 1.6 TDi ? Até é possível mas será algo mínimo a comparar com os 10/15cv de difença que chegava a haver nos PD130 pelo que essas velocidades que falas para o teu A1 são, para mim, uma comédia.

Já o teu antigo Ibiza tinha um PD105, motor esse que, não raras vezes, debita mais de 110cv, e o mais comum é até rondar os 115cv.

Mas como tu não os meteste no banco, como continuas a fazer medições a olhometro, como continuas a não user GPS nem fazer vídeos a tua argumentação vale muito pouco.

Se fosse ressabiado porque haveria de ter problemas em contar a peripécia em que a carrinha deu mais uns bons km/h que o Ibiza no mesmo sítio ??

Ao contrário de ti não tenho problemas de personalidade em que tenho extrema necessidade de afirmar que o que tenho é o melhor, que o que tenho não tem defeitos e que o que os outros possuem é m€rd@.

Mais: Achas mesmo que não durmo à noite sobre o carro dar 200, 210 ou 220 ?

Interessa-me bastante mais, tal como a ti parece-me, bons consumos, boas reprises e, mais uma vez tal como tu, até nem costumo passar muito dos 140/150.

Agora só continuo a insistir nisto pois és a única pessoa deste fórum que diz que o 1.6 TDi dá 200 ou 210 sem grandes problemas quanto na verdade falamos deste motor:

Ora falamos deu m motor qb até aos 140, lento até aos 170 e lentíssimo daí para a frente, daí a reprises 180-200 que falas ser altamente ridícula.

E esse vídeo até pode ser a descer...

O A1 dá os 210 em plano, pelo menos no contador digital. Demora é um bom bocado a lá chegar mas com paciência vai lá.

Deixa-me adivinha, vais dizer que o Polo bloqueou nos 190 porque está limitado não é ?

Ah espera, afinal é aos 199, opss....

Última edição:
VAG fans fight e a disputa de cagésimos de segundo!!! [:D]

uma destas resolvia-lhes o problema

plastic_straight_ruler_with_inch_cm_scales_for_promotion.jpg

VAG fans fight e a disputa de cagésimos de segundo!!! [:D]

Infelizmente para ti a minha memória não é assim tão curta pelo que o feitiço vira-se contra o feiticeiro:

(...)P.S. Se há coisa que é verdade, é que quando uma pessoa fala muito num coisa e a atribui a outros, é porque está apenas a projectar. E alusão à guerrinha dos fanboys é uma constante nos teus posts. Pensa nisso.

Engraçado também que na resposta a este teu post não respondeste de volta, é lixado quando se esgotam os argumentos.

E sim, sou fanático de algumas coisas, mas nenhuma delas são VAGs.

Isto apesar de tu assim o achares por ter quatro VAGs em casa. Agora um pequeno pormenor, só ajudei e influenciei na compra de um sendo que me desiludiu nalguns pontos, e sendo que já aqui os partilhei várias vezes, mas pronto depois o fanático sou eu...

Olha, conheço um suposto não fanático que, não raras vezes, diz coisas do género: Um Série 3 E46 Cabrio é melhor que um A4 B6/B7 Cabrio em tudo porque sim, sem sequer apresentar razões.

Isto mesmo depois de lhe demonstrarem vários pontos onde tal não se verifica. Claro que depois a resposta deste super imparcial não fanático não aparece, curioso...

Mas se queres mesmo saber sou fanático, de facto.

Sabes do quê ?

Da verdade, da transparência e da coerência.

Agora quando vejo alguém a dizer, neste caso escrever, coisas absurdas nem sempre me consigo conter pois faz-me muita confusão.

Ou não achas absurdo falar de reprises 180-200 num carro que anuncia 190 ?

Aliás, claro que achas, mas como sou eu que o refiro estás caladinho.

Vais dizer que isto não é uma guerrinha entre fan boys do grupo VW que se melindram com o facto de os mesmos motores terem performances marginalmente diferentes, com um a puxar pela superioridade da marca premium do grupo (provavelmente como forma de afastá-la da banalidade técnica que muitos dos seus modelos sofrem por via da manjedoura do banco de órgãos da VW) e o outro a ficar irritado por uma eventual inferioridade da Seat em concomitância com o seu posicionamento inferior dentro do grupo?

Vais dizer que isto não é uma guerrinha entre fan boys do grupo VW que se melindram com o facto de os mesmos motores terem performances marginalmente diferentes, com um a puxar pela superioridade da marca premium do grupo (provavelmente como forma de afastá-la da banalidade técnica que muitos dos seus modelos sofrem por via da manjedoura do banco de órgãos da VW) e o outro a ficar irritado por uma eventual inferioridade da Seat em concomitância com o seu posicionamento inferior dentro do grupo?

Agora deste-me vontade rir por várias razões, sendo que a primeira é que o carro em que mais kms faço é precisamente um Audi, e um A4, não um A1.

Irritado por inferioridade do SEAT ?

Não, sei-o perfeitamente, e sobretudo nos últimos anos tem-se notado uma cada vez maior inferioridade face às demais marcas do grupo sendo que a própria Skoda tem, actualmente, mais rigor e melhores materiais que a marca espanhola, apesar de também usar frequentemente soluções inferiores à VW e ainda mais à Audi.

Depois, eu não duvido que o mesmo bloco tenha pequenas diferenças entre marcas sendo que já dei um exemplo que conheço bem e em que tal sucede, o 1.9 TDi 130 PD.

Já sobre o 1.6 TDi não sei se tal se continua a passar, mas mesmo que tenha, vamos supor, mais 5cv no A1 que num Polo vais-me dizer que não achas absurdo testar reprises num carro em que a velocidade final da reprise é 10km/h superior à velocidade máxima anunciada ?

Eu tenho em casa dois VWs, um Audi e um SEAT, sei bem o que cada um deles vale, sei bem que uns são melhores que outros, mas também sei que o Ibiza, além de ser um SEAT recente, logo longe de ter uma qualidade referencial, é um segmento B que obviamente será sempre inferior a um Eos, uma Passat Variant 3BG ou uma A4 B6 Avant.

O que não quer dizer que o carro não tenha a sua validade, continuo a achar que sim e há mais pessoas com a minha opinião.

Para mim os maiores defeito são a faltar de conforto (esta já seria de esperar), alguns ruídos parasitas (que entretanto conseguimos eliminar alguns), os materiais e a ergonomia que podia ser melhor.

Agora chega a custar o mesmo que um Polo 1.6 TDi 105 com o mesmo equipamento, o que dá que pensar...

Por mais vezes que digas que eu sou fanático do grupo VW isso não passa a ser verdade apenas por insistência tua, até porque não fui que escolhi os carros cá de casa, tal como não fui eu que os paguei.

Agora aconselho-te a reflectir na tua própria afirmação no tópico do Série 3 F30, a qual te relembrei, pois se acreditares assim tanto nela a conclusão a tirar é que o fanático és tu, dado passares a vida a acusares os outros disso mesmo.

O problema deste carro não é o que parece, é o que tem: Haldex :sh)

P.S.: Mas as jantes.... [br:)][br:)][br:)][br:)][br:)]

edit: outra coisa que gosto -> caixa manual!

Última edição:
audi-a1-quattro0149.jpg
audi-a1-quattro0155.jpg
audi-a1-quattro0148.jpg
audi-a1-quattro0163.jpg
audi-a1-quattro0160.jpg
audi-a1-quattro0159.jpg
audi-a1-quattro0158.jpg
audi-a1-quattro0013.jpg
audi-a1-quattro0156.jpg
audi-a1-quattro0009.jpg

Nota de imprensa:

AUDI A1 QUATTRO: A LA CABEZA DE LA CLASE COMPACTA

.- En enero se inicia la producción limitada a 333 unidades. Su comercialización arranca en el segundo semestre.
.- 256 CV, tracción quattro y aceleración de 0 a 100 km/h en sólo 5,7 segundos.
.- Aspecto dinámico por dentro y por fuera, completamente equipado.

Madrid, 21 de diciembre de 2011.- Audi está coronando su exitosa serie A1 con un exclusivo modelo tope de la gama. El dinámico A1 quattro, limitado a sólo 333 unidades, se coloca a la cabeza de la clase compacta. Su motor de dos litros turboalimentado desarrolla 256 CV (188 kW) de potencia y 350 Nm de par, con tracción a las cuatro ruedas. El nuevo modelo acelera de 0 a 100 km/h en 5,7 segundos, y tiene una velocidad máxima de 245 km/h.

El A1 quattro está impulsado por el motor 2.0 TFSI. Con 1.984 cc, el cuatro cilindros combina la inyección directa de gasolina con turboalimentación al estilo clásico de Audi. Entre sus características más destacadas está la distribución variable para el árbol de levas de admisión y los dos ejes de equilibrado. El par máximo de 350 Nm está continuamente disponible entre 2.500 y 4.500 rpm, y la potencia máxima de 256 CV (188 KW) se alcanza a 6.000 r.p.m.

Cada detalle del deportivo y sonoro motor de cuatro cilindros ha sido optimizado para conseguir altas prestaciones y bajo nivel de consumo. La inyección common rail, un turbocompresor con intercooler y la bomba de aceite regulada son sólo algunos ejemplos. Pendiente de homologación, se espera que el Audi A1 tenga un promedio de menos de 8,5 litros de consumo de combustible cada 100 km. Sin embargo, se comporta como un deportivo de primera clase: acelera de 0 a 100 km en sólo 5,7 segundos y la velocidad máxima es de 245 km/h.

El motor 2.0 TFSI entrega su potencia al sistema quattro de tracción permanente a las cuatro ruedas a través de una precisa caja de cambios de seis velocidades, colocándole en la vanguardia técnica de los coches pequeños. El corazón de este sistema es un embrague controlado electrónicamente, con funcionamiento hidráulico multidisco, cuyos discos giran en baño de aceite.

Durante una conducción normal el embrague envía la mayor parte de la potencia del motor a las ruedas delanteras. Si la tracción disminuye, el embrague puede transferir la fuerza de forma continua en el eje trasero en tan sólo unos pocos milisegundos, forzando los discos a la par con una fuerza definida. Un depósito de presión ayuda a la bomba eléctrica para desarrollar la presión del aceite. Si una rueda en uno de los ejes comienza a resbalar, es frenada por el bloqueo electrónico del diferencial (EDL).

La colocación del embrague multidisco en el eje trasero ofrece una armoniosa distribución de las cargas, y el chasis del Audi A1 quattro se ha adaptado a la dinámica de la transmisión. La suspensión delantera es de tipo McPherson, mientras que en la parte trasera se utiliza un eje de cuatro brazos, y los tarados de amortiguación son más firmes que en el resto de los Audi A1. La sensitiva y eficiente dirección asistida electrohidráulica tiene un funcionamiento deportivo y directo, con un radio de 14,8:1.

El Audi A1 quattro rueda sobre llantas de aleación de 18 pulgadas con un exclusivo diseño de turbina y con neumáticos de 225/35 de serie. Los discos delanteros de freno autoventilados miden 312 milímetros de diámetro y sus pinzas son de color negro. El sistema ESP de control de estabilidad incluye un modo deportivo, y puede desconectarse por completo si por ejemplo rodamos en un circuito.

Tan sólo se necesita echar un vistazo para comprobar que el Audi A1 quattro es un vehículo muy especial. Sólo está disponible en color Blanco Glaciar metalizado, y su techo está pintado en color negro brillante. El paragolpes delantero es musculoso, y el marco y rejilla de la parrilla están terminados en negro brillante. Las barras curvadas de de los faros (las alas) son rojas. La parrilla, el arco del techo y las insignias traseras llevan decoración sport quattro.

Las ventanillas traseras están tintadas y el techo desemboca en unas largas alas de dos colores. El color negro acentúa el portón trasero y el difusor. Las luces traseras LED están polarizadas y el parachoques trasero tiene un aspecto deportivo distintivo. El sistema de escape termina en dos tubos pulidos situados a la izquierda y la derecha, cada uno de 100 milímetros de diámetro. El A1 quattro mide 3.987 milímetros de largo, 1.740 de ancho y 1.416 de alto, por lo que es ligeramente más largo que el modelo en que se basa. La capacidad del maletero es de 210 litros, y abatiendo los asientos alcanza hasta 860.

Un color negro fresco y deportivo domina el interior del Audi A1 quattro. Los asientos y los apoyabrazos de las puertas están cubiertos en cuero Napa Seda con costuras en contraste de color rojo. Los asientos S sport delanteros tienen unos pronunciados refuerzos, reposacabezas integrados y una insignia quattro en el respaldo. Cuentan con múltiples puntos de ajuste. La sección inferior de la consola central es de color negro brillante, y el reposapié y los pedales son de acero inoxidable mate. Las alfombrillas tienen costuras de color rojo en el marco y los embellecedores del umbral de la puerta llevan insignias A1 quattro.

El cuadro de instrumentos tiene una serie de características llamativas, como agujas blancas, un tacómetro rojo, el logotipo de quattro y la pantalla a color para el sistema de información para el conductor. El deportivo volante multifunción está achatado en su parte inferior, y es de cuero con costuras de color rojo, con el número de serie del vehículo incorporado. La parte superior de la palanca de cambios es de aluminio. Numerosos elementos de control tienen terminación en aluminio.

El Audi A1 quattro estará disponible a partir del segundo semestre de 2012 y se suministrará a los clientes con un completo equipamiento. Incluye muchos elementos tomados directamente de los modelos de lujo, incluyendo faros de xenón plus, control de altura de luces, luces de freno adaptativas, paquete de iluminación interior LED, sensor de luz y de lluvia, retrovisor interior con atenuación automática, sistema de aparcamiento trasero, climatizador automático, alarma, paquete de almacenaje, tecla de acceso rápido y control de crucero.

El equipo de información y entretenimiento tampoco deja nada que desear. Se incluye un intercambiador de CD, un sintonizador de radio digital, la interfaz de música y el sistema Audi MMI de navegación plus. El equipo de sonido Bose con 14 altavoces de 465 vatios de potencia, los altavoces de graves en las puertas están indirectamente orientados con luces guía LED. Audi Connect utiliza el teléfono Bluetooth del coche para conectarse a Internet y ofrecer servicios especiales en la web como Google Earth. Los pasajeros también pueden conectar sus dispositivos móviles al pu

Voltar
Superior