Tu deves ter uma crise de ressabiação com o teu FR. Já te disse para não os comparares. Mais parece um deja vu em que tiveste a infeliz ideia de comparar o Ibiza com um A4.
Não te disse que eram uma bala dos 180-200. Mas neste caso em concreto e tendo eu possuído os dois por uns largos milhares de km's, digo de pés juntos que o 1.9TDI de 105cv tem mais dificuldade em fazer os 180-200 (ou 210 se preferires) que o 1.6TDI de 105cv.
Velocidade de ponta ambos dão o mesmo, ou assim parece ser.
Levar um carro aos 200 não é tarefa difícil, leva-lo aos 250 é que já se torna mais complicado. Isto mecanicamente e fisicamente.
De qualquer das formas estou-me pouco a borrifar pois raramente passo os 140 na minha utilização diária. Se quisesse um carro de corrida tinha comprado outra coisa.
Tenho ideia que moras e trabalhas em Lisboa ou arredores pelo que te desafio a, quando puderes testares isso de novo dos 180 até aos 200, numa qualquer troço de AE aqui num raio de 50km mas com três condições:
1 - Arranjar um GPS
2 - Circular um bom troço de AE à noite e sem trânsito por questões de espaço e segurança
3 - Fazeres um vídeo com isso
Depois sim, eu posso fazer o mesmo, e aí já temos uma comparação com um grau de credibilidade minimamente aceitável.
Ou muito me engano ou o facto de achares que o A1 é mais rápido dos 180 aos 200 (apesar de continuar isto uma piada mas ok) deve-se apenas do facto do Audi ter mais erro.
É que pelo menos o A4 B6, A4 B8, A3 8L e A3 8P têm erros consideráveis, sobretudo o B6 que é o "meu" A4.
Já o teu ex Ibiza quase não tem erro, agora enquanto continuares a não testar certas coisas com (alguma) objectividade falar contigo é completamente escusado.
Eu até sei onde queres chegar pois, pelo menos à uns anos, os PDs costumam debitar mais cv nos Audis que nos VW e SEAT, pelo menos falando de A4s vs Ibizas, nomeadamente no caso do PD130.
Agora se isso continua no 1.6 TDi ? Até é possível mas será algo mínimo a comparar com os 10/15cv de difença que chegava a haver nos PD130 pelo que essas velocidades que falas para o teu A1 são, para mim, uma comédia.
Já o teu antigo Ibiza tinha um PD105, motor esse que, não raras vezes, debita mais de 110cv, e o mais comum é até rondar os 115cv.
Mas como tu não os meteste no banco, como continuas a fazer medições a olhometro, como continuas a não user GPS nem fazer vídeos a tua argumentação vale muito pouco.
Se fosse ressabiado porque haveria de ter problemas em contar a peripécia em que a carrinha deu mais uns bons km/h que o Ibiza no mesmo sítio ??
Ao contrário de ti não tenho problemas de personalidade em que tenho extrema necessidade de afirmar que o que tenho é o melhor, que o que tenho não tem defeitos e que o que os outros possuem é m€rd@.
Mais: Achas mesmo que não durmo à noite sobre o carro dar 200, 210 ou 220 ?
Interessa-me bastante mais, tal como a ti parece-me, bons consumos, boas reprises e, mais uma vez tal como tu, até nem costumo passar muito dos 140/150.
Agora só continuo a insistir nisto pois és a única pessoa deste fórum que diz que o 1.6 TDi dá 200 ou 210 sem grandes problemas quanto na verdade falamos deste motor:
Ora falamos deu m motor qb até aos 140, lento até aos 170 e lentíssimo daí para a frente, daí a reprises 180-200 que falas ser altamente ridícula.
E esse vídeo até pode ser a descer...
O A1 dá os 210 em plano, pelo menos no contador digital. Demora é um bom bocado a lá chegar mas com paciência vai lá.
Deixa-me adivinha, vais dizer que o Polo bloqueou nos 190 porque está limitado não é ?
Ah espera, afinal é aos 199, opss....