[Política] Autárquicas 2017

Eu vou sempre votar, preferia sempre votar em branco como forma de protesto, ser parte da abstenção não significa nada a não ser desinteresse, dito isto acho que nunca votei em branco na vida, na pior das hipóteses tento votar no mal menor, mas por acaso este ano vou votar num candidato independente em que acredito, vamos lá ver se não me desilude como os outros...

Pois a questão é mesmo essa, é que uma parte da abstenção são pessoas atentas mas revoltadas e outra parte são pessoas que não querem saber de nada. É talvez por isso que lá vou.

Pode ser impressão minha, nestas coisas o olhómetro vale o que vale, mas fiquei com a sensação que este ano se retomou em força uma prática que eu julgava meio adormecida: a conclusão de obras em vésperas.

Não digo que isto tivesse de acontecer porque sempre houve mas já não me lembrava de ver tanta estrada asfaltada e alargada, inaugurações de fontes, parques e outros que tais em massa como este ano.

Pode ser impressão minha, nestas coisas o olhómetro vale o que vale, mas fiquei com a sensação que este ano se retomou em força uma prática que eu julgava meio adormecida: a conclusão de obras em vésperas.

Não digo que isto tivesse de acontecer porque sempre houve mas já não me lembrava de ver tanta estrada asfaltada e alargada, inaugurações de fontes, parques e outros que tais em massa como este ano.

Estás como eu. Mas não nos podemos esquecer que há 4 anos estávamos em crise e tal...

Autárquicas 2017

Também notei isso em todas as zonas por onde circulei, mas contrapartida, aqui em Oeiras estou há mais de 1 ano à espera que a CMO mande os seus trabalhadores podarem as árvores na rua onde moro (devem estar à espera que caiam para terem menos trabalho).
E em Lisboa apesar das obras vistosas do Medina feitas para turista ver, a rua D. Carlos (que vai do MacD de Santos até ao jardim da estrela) continua uma miséria digna de uma cidade do terceiro mundo.

Última edição:
Já lá fui e enganei-me num dos boletins. Agora já não há nada a fazer, mas alguém sabe se na altura é possível pedir um boletim adicional, anulando o primeiro?

Sim é possível.

"Se me enganar a pôr a cruz no boletim o que devo fazer?

Assinale, se quiser, todos os quadrados para «esconder» a sua opção, peça outro boletim de voto ao presidente da mesa e devolva-lhe o primeiro. Ele deve escrever “Inutilizado”, rubricá-lo e conservá-lo em separado."

Já votei!

É incrível como uma desorganizada mesa de voto consegue empandeirar outras 3. Resultado, formou-se uma fila enorme com pessoas até de outras mesas de voto. Não estive com modas, e ao aperceber-me de que a minha mesa de voto estava completamente vazia e sem ponta de fila, dirigi-me directamente à dita e perguntei se havia fila única para todas. Após a resposta de que "não", toma lá os meus documentos e dá cá os boletins de voto. 3 minutos e o dever estava cumprido.

Claro que ao furar a fila, formada erradamente por malta desinformada, ainda houve quem tentasse impedir a passagem. Não há dúvida que somos um País de carneirada. :sh) [:D]

Já votei.

Aqui na terrinha as eleições são sempre concorridas, a afluência anda nos 70%-80% normalmente. É um acto social, as pessoas gostam de ver e ser vistas.

No meu local de voto são cerca de 600 eleitores, disseram-me que costumam votar cerca de 400 e quando lá fui às 11:00 tinham votado cerca de 180 pessoas, pelo que disseram na mesa a maior afluência costuma a ser depois do almoço a seguir à malta ir beber o café, vamos ver se bate algum recorde.

também fui votar logo de manhã numa área de densidade populacional tão grande muito pouca aderência, comparado com as outras vezes, veremos ao final do dia...

o que acham da afluência? a olho pareceu-me bem concorrido o sítio onde votei.
Às 12h de hoje, 22.05%, contra 19.44% das autárquicas de 2013:

https://www.eleicoes.mai.gov.pt/

Na escola onde voto tenho notado um padrão:
- primeiras secções de voto -> filas de manhã (números de eleitor mais baixos -> pessoas que moram na freguesia há décadas, a maior parte de mais idade -> levantam-se mais cedo -> votam de manhã)
- últimas secções de voto -> filas de tarde (números de eleitor mais altos -> moradores que chegaram mais recentemente à freguesia, a maior parte jovens -> levantam-se mais tarde -> votam à tarde)

Alguém me pode explicar esta treta. Estas são as segundas eleições em que isto ocorre. Sou casado, tenho a mesma morada fiscal que a minha esposa. A minha esposa tem um determinado local de voto a 100 metros de nossa casa. Eu tenho um local de voto a 7 km de casa. Porque é que obrigam os eleitores do mesmo agregado familiar a votarem em locais distintos? Isto só contribui para o aumento da abstenção!

Eu sei que cada pessoa tem um número de eleitor e que as pessoas são colocadas num determinado local de voto da sua freguesia de acordo com esse número de eleitor, mas isto é ridiculo. Então se eu viver com a minha mulher e sogros e tivermos de ir a 4 locais de votos distintos, todos longe uns dos outros? Isto é absurdo...

Voltar
Superior