Azeites de Oliva

É isso, mas se forem a ver devem ser poucos os Azeites que mais vendem e que estão nos grandes mercados que não têm oleo misturado, até porque rende mais, e muita gente nem sequer dá conta.
Claro que a qualidade não tem apenas e só a ver com a prensagem, mas o modo como é prensado e onde é ajuda, não só á qualidade como ao rendimento do mesmo.
E quanto ao resto, costumam levar algumas curas, e é apanhado quase "á mão".

Se for Azeite Virgem ou Virgem Extra, como a maioria do azeite consumido em Portugal, não tem óleo misturado.

Por outro lado se for 'só' Azeite, pode ter misturas, mas geralmente é mistura de azeite Virgem com Azeites refinados de menor qualidade, não com outros óleos.

Existe legislação sobre o tema, pelo que eventuais misturas podem constituir fraude d devem ser denunciadas às autoridades competentes (ASAE? ) -- http://www.gpp.pt/MA/Rotulagem/Azeite/AzeiteRotulagem.html

Last edited:
É muito complicado escolher um bom azeite só pelo sabor, porque há qualidades que são praticamente imperceptíveis ao gosto. A acidez, por exemplo, é uma delas. Ninguém distingue uma acidez de 0,2% de uma acidez de 2% provando. Mas a acidez é muito importante porque é um indicador indirecto, quer da qualidade da azeitona, sobretudo ao nível da saúde do fruto (e da árvore), quer do processo de extracção.
Como é muito complicado avaliar as coisas só olhando e provando eu recomendo que se dê muita atenção à rotulagem, que na UE obedece a critérios muito rígidos. Idealmente deve preferir-se um azeite extra-virgem (ou seja, acidez inferior a 0,8%), engarrafado em vidro escuro (sabe-se que a atrasa o processo de oxidação), e que tenha a menção "produzido em...". Se estiver lá escrito "engarrafado por" ou "engarrafado em" isto significa que foi produzido num sítio e engarrafado noutro. Ora isto comporta riscos de perda de qualidades significativos, porque quanto mais tempo estiver o mosto em contacto com o ar, maior será a peroxidação e pior ficará o azeite. Outra coisa importante a saber é como foi feito o processo de extracção. Deve estar sempre referida a expressão "extracção a frio". A extracção pode ser feita por prensagem ou centrifugação, não importa. É preciso é que seja a frio.
Em última análise, é preferível ter um azeito com grau de acidez de 1,5% mas produzido e engarrafado no mesmo sítio por extracção a frio, do que ter um extra-virgem de 0,2% extraído a altas temperaturas.
E cuidado com azeites com acidez muito baixa (menos de 0,4%). Pode ser sinal de azeite de excelente qualidade, e geralmente é, mas também pode ser sinal de azeite neutralizado por refinação. Um azeite extra-virgem não pode ser refinado, mas anda por aí muita coisa no mercado. Em caso de dúvida deve confiar-se nas marcas mais conhecidas.
Nisto das marcas mais reconhecidas pelo mercado, a qualidade do azeite não se distingue propriamente pelos nomes, mas sim pelos lotes. Dizer que o azeite Gallo é mau e que o Serrata é que é bom não significa muito. Uma e outra marcas possuem azeite de excelente qualidade, bem como azeite de qualidade média. Cada um a seu preço, claro.
Outra coisa importante é o armazenamento. O azeite é muito sensível à temperatura e ao ar. Deve ser guardado em lugar fresco e com pouca luz. A partir do momento em que se abre e entra em contacto com o ar começa logo a oxidar. Por isso não é aconselhável comprar azeite em garrafões de 3 ou 5 litros se o consumo for pequeno.
Nota: tenho familiares ligados a este assunto.

Boa explicação técnica, não sabia nem um terço destes detalhes e achei especialmente interessante a parte do azeite oxidar rapidamente e não ser recomendado em grandes embalagens. Por acaso utilizo sempre garrafões de 5L e não sabia deste pormenor. Na parte das marcas mais reconhecidas, a minha suposição é a seguinte: o azeite Gallo, oliveira da Serra e similares tem uma grande procura e não acredito minimamente que a produção seja suficiente para as encomendas. A tendência é que haja importação e nesse caso é muito mais complicado controlar a qualidade final do produto. Daí eu ter a sensação (por vezes comprovada por teste) que o azeite "corrente" Gallo e Ol. Serra é bem fraquito, assim como boa parte das marcas mais conhecidas.

Deixa lá de ser picuínhas, o que interessa é a compreensão de ambas as partes. Não percebo o mal que tem chamar azeite a óleos de outras origens, desde que se perceba. Também quando vais andar de avião dizes que vais embarcar, e nem sequer percebes que estás a desvirtuar a etimoligia da palavra. Embarcar vem de barco, portanto a porcaria é a mesma, e nós fazemos precisamente o mesmo que os brasileiros.

Foste ultimamente aos hamburgers H3?
Tem lá uma bebida interessante:
"Limonada de morango, e não morangada de limão".

Claro que as etimologias são importantes (e daí também tanta polémica com o AO90).
Não fazes Limonada de Morango, tal como não fazes Morangada de Limão, nem Azeite
de Palma.

Azeitona vem do árabe Az-Zaytûn (azeitona, oliveira, olival/oliveiras), tal como o
extracto de azeitona Az-Zayt. Portanto, Az-Zayt é de Az-Zaytûn.
Olha esta marca de azeite:
AZZAYT, S.L. - Producción y comercialización de Aceite de Oliva Virgen Extra
Rings a bell?

Quanto ao barco... parece que nunca Embarcaste numa aventura de procurar a
etimologia da palavra embarcar...
Etimologia : imbarcare;
(nota: "vettura" -> "viatura")
Etimologia : barca;
(ver ponto 2, como em ABARCAR -> abranger)
Ou seja, não tem nada a ver com "barco", tem a ver com "barca", e "barca" tem
mais que um significado, porque provavelmente tem mais que uma etimologia.

e pensar que tudo isto começou porque o nosso amigo brasileiro veio, todo contente, colocar um foto da garrafa de azeite que comprou........[:)]

Já sabemos como começou a 3ª guerra mundial[:D]

Se formos por aí nunca mais nos calamos. É que, se não me engano, a palavra "azeite" é uma palavra árabe que quer dizer... óleo!

Aliás, acho que o "problema" vem precisamente do facto de "oliveira" ou "oliva" ser uma palavra de origem grega, ao passo que azeite e azeitona é uma palavra de origem árabe. A língua portuguesa acabou por misturar as duas.

Já respondi.
Azeite e azeitona vêm de Az-Zayt (Azeite) e Az-Zaytûn (Azeitona, Oliveira).
Portanto, se uma maceira dá maçãs, uma figueira dá figos, uma nogueira dá nozes
(Deus também, mas é a quem não tem dentes), então uma Oliveira dá Olivas (latim)
tal como uma Az-Zaytûn dá Az-Zayt.
Azeite é da Azeitona.
Não compliquem.

e pensar que tudo isto começou porque o nosso amigo brasileiro veio, todo contente, colocar um foto da garrafa de azeite que comprou........[:)]

Já sabemos como começou a 3ª guerra mundial[:D]

[:D][:D]

Por acaso eu conheço bem o género do nuno156, porque tenho duas familiares exactamente iguais. São do género que nunca estão erradas, e para provar que nunca estão erradas utilizam qualquer argumento, e vão buscar qualquer coisa para justificar o que dizem. Se for preciso dizem que o sol é azul, mas nunca admitem que os outros podem estar certos [:D]
Por exeperiência própria de longos anos, sei que mais vale desistir e deixar "levar o troféu"

Edit: enquanto eu estava a falar, ele já respondeu a mais um dos que teve a ousadia de considerar que talvez ele pudesse estar enganado [:D]

É muito complicado escolher um bom azeite só pelo sabor, porque há qualidades que são praticamente imperceptíveis ao gosto. A acidez, por exemplo, é uma delas. Ninguém distingue uma acidez de 0,2% de uma acidez de 2% provando. Mas a acidez é muito importante porque é um indicador indirecto, quer da qualidade da azeitona, sobretudo ao nível da saúde do fruto (e da árvore), quer do processo de extracção.
Como é muito complicado avaliar as coisas só olhando e provando eu recomendo que se dê muita atenção à rotulagem, que na UE obedece a critérios muito rígidos. Idealmente deve preferir-se um azeite extra-virgem (ou seja, acidez inferior a 0,8%), engarrafado em vidro escuro (sabe-se que a atrasa o processo de oxidação), e que tenha a menção "produzido em...". Se estiver lá escrito "engarrafado por" ou "engarrafado em" isto significa que foi produzido num sítio e engarrafado noutro. Ora isto comporta riscos de perda de qualidades significativos, porque quanto mais tempo estiver o mosto em contacto com o ar, maior será a peroxidação e pior ficará o azeite. Outra coisa importante a saber é como foi feito o processo de extracção. Deve estar sempre referida a expressão "extracção a frio". A extracção pode ser feita por prensagem ou centrifugação, não importa. É preciso é que seja a frio.
Em última análise, é preferível ter um azeito com grau de acidez de 1,5% mas produzido e engarrafado no mesmo sítio por extracção a frio, do que ter um extra-virgem de 0,2% extraído a altas temperaturas.
E cuidado com azeites com acidez muito baixa (menos de 0,4%). Pode ser sinal de azeite de excelente qualidade, e geralmente é, mas também pode ser sinal de azeite neutralizado por refinação. Um azeite extra-virgem não pode ser refinado, mas anda por aí muita coisa no mercado. Em caso de dúvida deve confiar-se nas marcas mais conhecidas.
Nisto das marcas mais reconhecidas pelo mercado, a qualidade do azeite não se distingue propriamente pelos nomes, mas sim pelos lotes. Dizer que o azeite Gallo é mau e que o Serrata é que é bom não significa muito. Uma e outra marcas possuem azeite de excelente qualidade, bem como azeite de qualidade média. Cada um a seu preço, claro.
Outra coisa importante é o armazenamento. O azeite é muito sensível à temperatura e ao ar. Deve ser guardado em lugar fresco e com pouca luz. A partir do momento em que se abre e entra em contacto com o ar começa logo a oxidar. Por isso não é aconselhável comprar azeite em garrafões de 3 ou 5 litros se o consumo for pequeno.
Nota: tenho familiares ligados a este assunto.

Isso. Toda a vez que leio no verso de um frasco de azeite, verifico de onde é feito, os VD e a origem
Geralmente vem escrito "Produzido por..."

Com essa dica, ficarei mais atento.

Se for Azeite Virgem ou Virgem Extra, como a maioria do azeite consumido em Portugal, não tem óleo misturado.

Por outro lado se for 'só' Azeite, pode ter misturas, mas geralmente é mistura de azeite Virgem com Azeites refinados de menor qualidade, não com outros óleos.

Existe legislação sobre o tema, pelo que eventuais misturas podem constituir fraude d devem ser denunciadas às autoridades competentes (ASAE? ) -- GPP | Azeite Rotulagem

Eu sempre valorizo o extra-virgem. Agora com essa dica, como eu comprava dessa configuração, agora que compro mesmo.

Off topic, meu último sobrenome é Oliveira.

Boa explicação técnica, não sabia nem um terço destes detalhes e achei especialmente interessante a parte do azeite oxidar rapidamente e não ser recomendado em grandes embalagens. Por acaso utilizo sempre garrafões de 5L e não sabia deste pormenor. Na parte das marcas mais reconhecidas, a minha suposição é a seguinte: o azeite Gallo, oliveira da Serra e similares tem uma grande procura e não acredito minimamente que a produção seja suficiente para as encomendas. A tendência é que haja importação e nesse caso é muito mais complicado controlar a qualidade final do produto. Daí eu ter a sensação (por vezes comprovada por teste) que o azeite "corrente" Gallo e Ol. Serra é bem fraquito, assim como boa parte das marcas mais conhecidas.

A maioria das pessoas aqui tem o costume de guardá-los dentro da geladeira

Quanto a coalhar, vi isso num azeite de oliva...Espanhol

[:D][:D]

Por acaso eu conheço bem o género do nuno156, porque tenho dois familiares exactamente iguais. São do género que nunca estão erradas, e para provar que nunca estão erradas utilizam qualquer argumento, e vão buscar qualquer coisa para justificar o que dizem. Se for preciso dizem que o sol é azul, mas nunca admitem que os outros podem estar certos [:D]
Por exeperiência própria de longos anos, sei que mais vale desistir e deixar "levar o troféu"

O Sol é azul.
Quando tiver cerca de 11 a 12 mil milhões de anos vais ver como tenho razão.
File:Solar Life Cycle.svg - Wikipedia, the free encyclopedia
Blue dwarf (red-dwarf stage) - Wikipedia, the free encyclopedia

E eu admito que os outros estejam certos, quando efectivamente estão certos.
Infelizmente não foi este o caso.
[:p]

AFFE, Vamos discutir de AZEITE e não quem está certo ou errado?

Que assunto chato esse de corrigir as pessoas. Fartei-me

VAMOS VOLTAR AO TEMA DO TÓPICO?

Estranho ainda ninguém ter falado do preço... 32 reais por uma simples garrafa de azeite tornam-no num veradeiro artigo de luxo!!! :sh)

Já respondi.
Azeite e azeitona vêm de Az-Zayt (Azeite) e Az-Zaytûn (Azeitona, Oliveira).
Portanto, se uma maceira dá maçãs, uma figueira dá figos, uma nogueira dá nozes
(Deus também, mas é a quem não tem dentes), então uma Oliveira dá Olivas (latim)
tal como uma Az-Zaytûn dá Az-Zayt.
Azeite é da Azeitona.
Não compliquem.

Tu é que estás a complicar. Numa língua rica como a nossa as palavras podem ter muitos variantes de significados e até mesmo significados opostos.
Maçã de adão não provém da macieira; figo da índia não provém da figueira; noz-moscada não provém da nogueira. Azeite de Dendê pelos vistos não provém da oliveira.
Onde é que está a complicação?

Back