Baptizado - quanto dar?

Quanto lhe queres dar? De que forma é que esse dinheiro vai ajudar a tua futura afilhada? É neste pensamento que encontras o valor correcto.

Quando me casei houve pessoas da família sem posses que não me deram nada, e acredita que o abraço a desejar felicidades e a dizer que o que me podiam dar era o carinho e apoio valeram mais que muitos que me deram mais de 1000€ e nunca mais quiseram saber de mim. [:D]

Inclusive tive problemas de saúde um anos depois de me casar e adivinha quem fez o esforço de me ir visitar e apoiar? Na sua maioria os que não deram nada. [:D]

É óbvio que toda a gente está á espera do "pagar o prato", mas tudo depende das tuas possibilidades.

Última edição:
No mínimo 1000€!!

.... nunca percebi essa obrigatoriedade de dar dinheiro ou ouro em baptizado. Foste convidado por ser uma pessoa com posses ou por ser um bom substituto dos pais?
Se for por seres uma pessoa rica, então dá-lhe com fartura.
Se foi por seres uma responsável, pergunta o que é necessário aos pais. Dá-lhe certificados de aforro ou do tesouro.

Incrível como uma cerimónia religiosa se tornou num esbanjamento de dinheiro à bruta... :sh):sh):sh)

Mas isto não é de agora....

Da minha parte acho perfeitamente estúpido nem a cerimónia em si, porque gostos são gostos, mas sim tudo o resto, especialmente casamentos, então em dias de calor é um sofrimento atroz lol.

Já desde há alguns anos que recuso todo o tipo de convites, e não acompanho ninguém, quem quiser que vá.

Quanto lhe queres dar? De que forma é que esse dinheiro vai ajudar a tua futura afilhada? É neste pensamento que encontras o valor correcto.

Quando me casei houve pessoas da família sem posses que não me deram nada, e acredita que o abraço a desejar felicidades e a dizer que o que me podiam dar era o carinho e apoio valeram mais que muitos que me deram mais de 1000€ e nunca mais quiseram saber de mim. [:D]

Inclusive tive problemas de saúde um anos depois de me casar e adivinha quem fez o esforço de me ir visitar e apoiar? Na sua maioria os que não deram nada. [:D]

É óbvio que toda a gente está á espera do "pagar o prato", mas tudo depende das tuas possibilidades.

Boas,

Estas questões de prendas de casamento / baptismo / etc, são sempre muito subjectivas pois estamos a falar da psicologia e relações humanas...

Mas ainda assim pergunto: mesmo esses que te deram 1000 euros, embora depois não contactassem muito contigo, não terão sempre algum valor ?
( É que com essa oferta, ao menos sempre mostraram a sua boa vontade. )

Digo isto, pois tenho "família e amigos" que além de não ligarem patavina aos outros, nem 10 centimos ofereceram nessas ocasiões.

São convidados e aparecem (pois sendo família ficaria mal não comparecerem), mais numa de marcar presença, comer à borla, desfrutar da festa, etc, mas sem grande comunicação ou contacto com os noivos.

Última edição:
Incrível como uma cerimónia religiosa se tornou num esbanjamento de dinheiro à bruta... :sh):sh):sh)

Esbanjamento de dinheiro em quê?
Eu quando fui Padrinho, perguntei aos pais o que queriam para a criança e comprei, a Madrinha sei que ofereceu a roupa e os pais compraram roupa que a criança podia usar no dia-a-dia, já não se usam aquelas fatiotas XPTO só para o batizado, a seguir fomos para um restaurante, pagou-se o que se comeu e foi uma festa, não vejo esbanjamento algum.
Este ano vou ser padrinho outra vez...no problem!

Respondendo diretamente ao tópico, e do que tenho conhecimento:

Pessoal do norte, normalmente ofereçe um fio ou uma pulseira de ouro.

Centro e sul, já dão mais dinheiro ou a roupa do baptismo.

Já os madeirenses são os que fazem questão em dar boas peças de ouro e por norma ofereçem o conjunto completo, fio, medalha, pulseira, brincos e gastam facilmente para cima de 1.000€ só em ouro.

Isso do ouro no norte está a cair em desuso, ou é só na minha família que já ninguém vai nessas tretas?

A tradição de oferecer ouro está a cair em desuso um pouco por todo o país, mas a principal causa é devido ao elevado preço de custo....
Se há uns anos os padrinhos ofereciam peças de ouro "boas" hoje em dia ou oferecem peças mais fininhas ou em ouro de baixo quilate.
Os que optam por dar dinheiro é de uma forma geral, porque fica mais económico.

Nunca fui padrinho, mas se algum dia vier a ser, faço questão de dar uma peça em ouro por forma a perpetuar esta celebração.

A tradição de oferecer ouro está a cair em desuso um pouco por todo o país, mas a principal causa é devido ao elevado preço de custo....
Se há uns anos os padrinhos ofereciam peças de ouro "boas" hoje em dia ou oferecem peças mais fininhas ou em ouro de baixo quilate.
Os que optam por dar dinheiro é de uma forma geral, porque fica mais económico.

Nunca fui padrinho, mas se algum dia vier a ser, faço questão de dar uma peça em ouro por forma a perpetuar esta celebração.

Uma pulseira de bebé não é cara

Acho isso das peças em ouro um desperdício, acaba por ficar arrumado numa gaveta sem uso algum, prefiro oferecer algo que faça falta ao miudo e que tenha utilidade.
Tenho numa gaveta as "bugigangas" que me ofereçam e não serve para nada.

Voltar
Superior