Barato e fiável

este tema poderá ter pernas para andar novamente.
a ideia é um carro fácil de conduzir, pequeno mas com espaço para cadeiras de criança, 4/5 portas e que tenha manutenção simples e barata de preferência.
para já estou inclinado para um Modus 1.2, os bancos traseiros podem aumentar o espaço, o que me parece simpático, e conduzi um e pareceu-me tudo muito leve e fácil, que é a ideia.
Queria algo "recente" até 2003/2004 e em bom estado.
O que acham?

Eu acho uma excelente opção!

já fiz questão de ir atrás dum desses burlões.

perguntei-lhe o endereço e depois apareci-lhe à porta. claro...quem atendeu não sabia nada nem do carro nem do negócio.
Ainda adiantei mais o negócio sem que ele soubesse e tive quase quase a conseguir saber a morada real dele mas ele queria tanto vender que fugiu logo assim que começei a fazer perguntas dificeis.

em relação aos carros, "fiavel" é sempre relativo já que não se faz a minima ideia do que foi feito no carro. pode ter facturas e a conversa ser jeitosa mas nada garante que não avarie no dia seguinte.
eu fugia do modus. o motor é antigo, o que até é bom já que os problemas são conhecidos e relativamente baratos de reparar caso apareçam, mas se começar com problemas electronicos ou electricos, deixas de comer para alimentar o carro.

já que é um tiro no escuro, eu apostava num jazz com velas trocadas recentemente ou um micra até 2003. apenas porque não é fácil rebentar com eles, mesmo que lhes deem uma vida dura.

Isso é que é exagerar.... não conheço nenhum problema cronico no Modus....
Eu prefiro o Modus ao Yaris ou Jazz!

mala é indiferente, prefiro que as cadeiras caibam mais à vontade por isso me lembrei do Modus devido à modularidade do banco traseiro

Aí não deves considerar o Yaris. Já o Modus parece ser a melhor opção, mas o Jazz também tem um bom espaço nos bancos traseiros.

Na empresa onde trabalho(aluguer de carros) tínhamos esses Modus... Além do motor, que realmente são de guerra, aguentam com muito castigo em cima, o resto é do pior mesmo; barulhos parasitas, problemas de travões, as portas parece que estão prestes a cair (problema comum em todas as unidades da empresa), etc.
Em termos de fiabilidade, não recomendaria aquilo ao meu pior enemigo. Agora, versáteis lá isso são... Só acho que a parte de terem de estar na oficina uma boa parte do tempo seja um ponto negativo [:D]

Na empresa onde trabalho(aluguer de carros) tínhamos esses Modus... Além do motor, que realmente são de guerra, aguentam com muito castigo em cima, o resto é do pior mesmo; barulhos parasitas, problemas de travões, as portas parece que estão prestes a cair (problema comum em todas as unidades da empresa), etc.
Em termos de fiabilidade, não recomendaria aquilo ao meu pior enemigo. Agora, versáteis lá isso são... Só acho que a parte de terem de estar na oficina uma boa parte do tempo seja um ponto negativo [:D]

Tirando o problema de travões (de que nunca ouvi falar!), quais eram os problemas de fiabilidade que os obrigavam a irem assim tanto à oficina?!:confused::confused:

Tirando o problema de travões (de que nunca ouvi falar!), quais eram os problemas de fiabilidade que os obrigavam a irem assim tanto à oficina?!:confused::confused:

Por onde começar...[:D]

Problemas de caixa, sendo que um rolamento da embraiagem ia "com os porcos" muito frequentemente; como já disse antes, as portas a caírem (as dobradiças não aguentam portas daquele tamanho, e com aquele peso); os elevadores dos vidros da frente são fraquinhos também (às vezes ficam a funcionar ao contrário, o que também é giro: ao pressionar o botão para cima o vidro desce, e vice versa), o ar condicionado dá o berro facilmente, dois deles (isto já não sei se será cronico) tinham os escapes pendurados, sendo que um dos casquilhos do meio era de borracha acho eu, e aquilo ficava ressequido facilmente, como resultado o escape parecia estar bem visto de trás, mas ao engatar a 1ª e largar a embraiagem, tremia por todos os lados, e fazia um barulho... Pronto, além disso o carro é, muito sinceramente, super desconfortável, todos os clientes que faziam uma viagem de mais de 100 km's queixavam-se de dores de costas. Aquilo até para ver o óleo é difícil, pois tem uma cobertura de plástico por cima do compartimento do motor que não deixa ver nada. Não me lembro de mais por agora, estes foram os mais marcantes.

Por outro lado está a versatilidade e o espaço interior, tendo em conta que o carro não tem umas dimensões exteriores de por aí além (sem contar com a altura).

Volto a repetir, nem ao meu pior enemigo.[:D]

Por onde começar...[:D]

Problemas de caixa, sendo que um rolamento da embraiagem ia "com os porcos" muito frequentemente; como já disse antes, as portas a caírem (as dobradiças não aguentam portas daquele tamanho, e com aquele peso); os elevadores dos vidros da frente são fraquinhos também (às vezes ficam a funcionar ao contrário, o que também é giro: ao pressionar o botão para cima o vidro desce, e vice versa), o ar condicionado dá o berro facilmente, dois deles (isto já não sei se será cronico) tinham os escapes pendurados, sendo que um dos casquilhos do meio era de borracha acho eu, e aquilo ficava ressequido facilmente, como resultado o escape parecia estar bem visto de trás, mas ao engatar a 1ª e largar a embraiagem, tremia por todos os lados, e fazia um barulho... Pronto, além disso o carro é, muito sinceramente, super desconfortável, todos os clientes que faziam uma viagem de mais de 100 km's queixavam-se de dores de costas. Aquilo até para ver o óleo é difícil, pois tem uma cobertura de plástico por cima do compartimento do motor que não deixa ver nada. Não me lembro de mais por agora, estes foram os mais marcantes.

Por outro lado está a versatilidade e o espaço interior, tendo em conta que o carro não tem umas dimensões exteriores de por aí além (sem contar com a altura).

Volto a repetir, nem ao meu pior enemigo.[:D]

Muito estranho.... conheço um de um colega que já fez bastantes km's e nunca teve qualquer problema....
Já que esse saiu com os problemas todos, pode ser que os outros sejam super fiáveis...[:D]

PS: Escreve-se "inimigo"!![;)]

O Jazz está a bom preço e o Mitsubishi também, da lista foram os que agradaram mais.
O Modus está fora de questão a minha mãe tem um e o meu pa esteve-me a recordar que o carro levou um motor novo à 3 anos (1.2)...

pergunta, pois sou leigo nisto, se fossem comprar um carro destes a um particular levavam um mecânico para dar uma vista de olhos? sou completamente nabo nestas coisas

edit: obrigado pela lista [;)]

Eu 'vasculhava' melhor a scenic. parece bom demais.
Gostei do Stilo, nao considero a space star porque acho a muito bamboleante de traseira.
Mazda nao me diz nada, o Jazz é como dizes: gente demais de volta deles. até porque o anuncio nem tem foto.
Rover eu tambem nao considerava.

Sinceramente até 3000eur esta seria a minha escolha. Claro que nao sei como está o carro e é feio ! [:D] Mas tem obrigacao de ser bom nao?
Citroën C5 1.8i 16v SX Break, € 3.100, Loures - Standvirtual

Renault Mégane scenic, € 3.500, Sever Do Vouga - Standvirtual
Toyota Corolla 1.4 vvt-i Sol, € 2.650, Aguas Santas - Standvirtual

Gostei do Stilo, nao considero a space star porque acho a muito bamboleante de traseira.
Mazda nao me diz nada, o Jazz é como dizes: gente demais de volta deles. até porque o anuncio nem tem foto.

Sinceramente até 3000eur esta seria a minha escolha. Claro que nao sei como está o carro e é feio ! [:D] Mas tem obrigacao de ser bom nao?

A C5 deixei inicialmente de fora, tal como uma ou outra opção desse género que me foi aparecendo na pesquisa, por me parecer demasiado grande, face aos requisitos apresentados.

A Scénic 1.9dCi está realmente barata, como se pode ver pelos preços a que são propostas as versões 1.4 otto, mas pode simplesmente estar a precisar de levar "tudo" novo.
Que é como quem diz, pode estar às portas duma grande revisão, de trocar pneus, pagar impostos e seguro...
Se o negócio não for de fiar, eu não deixava de ver essas 1.4, porque são rainhas da modularidade.
Cá em casa andou 1 Scénic das 1ªs, que ainda tinha o 1.4 8v 75cv, e deixou saudades, mesmo que o motor fosse algo bêbado.
A versão de 16v e 95cv é bem melhor, em todos os aspectos.

O problema do Jazz é mesmo a falta de informação no anúncio...
Quanto à Space Star, não conhecia os defeitos de comportamento, porque nunca guiei nenhuma, mas têm fama de muito fiáveis.
Ainda assim, para a utilização pretendida, a traseira não deve dar problemas...

EDIT: Já percebi qual é o "gato" da Scénic 1.9 dCi... Não estava a ver com atenção! Nas informações do motor diz "1400cm3 e 70cv"! :sh)
(ou seja, o anúncio está totalmente errado, porque como eu disse em cima, o 1.4 16v tem 95cv, nesta MkI fase II já não existia o 1.4 de 75cv...)

Última edição:

o C5 é grande demais e gastador, quero uma coisa pequena mas com espaço qb de interior, muito fácil de conduzir e que seja, vá, o mais fiável possível.

estive a fazer as contas e saí mais barato comprar um carrinho até 3.000€ (ao fim de 10 meses o carro está pago) para a minha empregada ir buscar as miudas (e compras, sapateiro, lavandaria) do que pagar o transporte escolar das 2... e a empregada fica com um carro de serviço que é algo motivador [:D]

e ganho tempo e vida...

...e resta o Corolla! :)

Esqueci-me de referir que também achei o Corolla apelativo para as intenções em questão!
(porque acho esta versão mesmo muito feia...)

Na pesquisa que fiz também tentei procurar carros o + recente possíveis, como tinha sido inicialmente referido.
E há alguma restrição geográfica quanto à compra?

eu tb acho feio! mas com as condicoes que se procuram, o design na minha opiniao fica em ultimo!
verdade seja dita, so a frente é que eu acho gira, o resto é quase para esquecer. entao aquela consola central.. ..mas para as caracteristicas. Japuna, nao é 1.2, é de 2001, é de um segmento superior a clio/yaris/etc..

Acho que o maior defeito parece ser que nao tem AC. Parece.

Última edição:
Esqueci-me de referir que também achei o Corolla apelativo para as intenções em questão!
(porque acho esta versão mesmo muito feia...)

Na pesquisa que fiz também tentei procurar carros o + recente possíveis, como tinha sido inicialmente referido.
E há alguma restrição geográfica quanto à compra?

como tenho pouco tempo para dedicar a este tema, preferia grande Lisboa
Tem de ter AC (factor eliminatório)

Pelo orçamento que falas, comprei um Corolla igual ao sugerido, mas versão Sedan, com AC, CB e mais umas coisinhas.

Está agora a meio de uma revisão grande, típica de quando compramos um automóvel usado.

Até agora quase 2k km feitos em pouco mais de um mês e até agora a assinalar a luz de mau funcionamento acesa, será ligado à máquina no próximo sabado. Proximamente irei relatar esse problema nas Boxes...

A assinalar positivamente os consumos entre 6,9 e 7,5 (dá para fazer menos),a desenvoltura dos 97cv e a comodidade para os passageiros.

No me gusta muito o banco do condutor, mas também venho de um E34 e de um Clio II com os bancos do Megane I Coupe [;)]

Pelo orçamento que falas, comprei um Corolla igual ao sugerido, mas versão Sedan, com AC, CB e mais umas coisinhas.

Está agora a meio de uma revisão grande, típica de quando compramos um automóvel usado.

Até agora quase 2k km feitos em pouco mais de um mês e até agora a assinalar a luz de mau funcionamento acesa, será ligado à máquina no próximo sabado. Proximamente irei relatar esse problema nas Boxes...

A assinalar positivamente os consumos entre 6,9 e 7,5 (dá para fazer menos),a desenvoltura dos 97cv e a comodidade para os passageiros.

No me gusta muito o banco do condutor, mas também venho de um E34 e de um Clio II com os bancos do Megane I Coupe [;)]

Toyota, Mazda, Nissan, Honda, são marcas que me interessa pela reconhecida fiabilidade.
a ver se estou atento a esse problema da luz acesa

Toyota, Mazda, Nissan, Honda, são marcas que me interessa pela reconhecida fiabilidade.
a ver se estou atento a esse problema da luz acesa

Estão dois exemplares no custo justo a 3500€ e apresentam menos km's que o meu.

Apenas o aviso de que apesar de o motor ser de corrente, a troca da correia multifunções custa uma pipa de massa, devido à existência de um tensor/amortecedor que se "amanda" para mais de 100€ [8b].

De resto estou a fazer o normal:
- Correia e tensor/amortecedor;
- Bomba de água e liquido;
- Velas;
- Junta da tampa de valvulas;
- Fole de transmissão;
- Valvolina;
- Óleo e todos os filtros.

Até agora estou contente com a máquina e com as suas prestações, apenas estou reticente relativamente à luz e aos pequenos engasgos que ele apresenta (a quente), mas provavelmente para semana já terei a resposta.

Voltar
Superior