BMW 320D E46 - Opiniões

Hoje ao falar com uma pessoa conhecida, fiquei a saber que está sem a sua BMW 320D de 2003 (com 150.000 kms) à um mês.

A causa foi um problema já relatado por outro user aqui no fórum.
Houve umas peças nas borboletas de admissão que se partiram e entraram pelo motor dentro, tendo estragado quase tudo, inclusive o turbo.

O motor foi reparado, e mesmo assim a conta ascendeu aos 5000 euros (fora da BMW).

É curioso que na BMW disseram que já tinha havido esse problemas nesses carros até 2003, mas a marca nada fez.

Neste caso, não assumiu responsabilidade nenhuma, pelo que a reparação fica a cargo do dono do carro e assunto arrumado.

Se já é mau que isto aconteça em BMW's, considero que pior ainda é saber que a marca tem conhecimento do problema, mas não faz nada para o resolver. Um recall a estes carros tinha sido de bom tom da parte da BMW, mas como fica mais barato assim, o cliente que se lix* e que pague as reparações.

Acho que é muito mau por parte de uma marca que se diz de prestígio !

Eu AXO que nao és o 1º a queixares-te dessa situacao...

Eu tenho um com 130mil km's, com repro e até agora, zero problemas!!
Mas é como tudo! ;)

Se calhar uma cartinha para a Casa mae, vos esclareceria sobre essa avaria "detectada" por eles ;)

Cumps!

todos os carros dão problemas

claro que as marcas de que não se gosta,acontecem muitos mais problemas
boas sou novo por ca e e uma grande verdade esta Bruno porque eu sou fanatico pela bmw Graças a Deus nao tenho tido problemas com o meu 320d de 2002 150cv repro. a 4 anos e nao me queicho com jantes 17 pneus 245-40 e ate aqui tem-me respondido as minhas espectativas

boas sou novo por ca e e uma grande verdade esta Bruno porque eu sou fanatico pela bmw Graças a Deus nao tenho tido problemas com o meu 320d de 2002 150cv repro. a 4 anos e nao me queicho com jantes 17 pneus 245-40 e ate aqui tem-me respondido as minhas espectativas

Que grande desenterranço!

Por acaso, a conta que aqui tinha mencionado de 5000 euros não foi verdade.
Foi quase o dobro!

Ainda há pouco tempo voltei a andar nesta carrinha.

De facto, estes motores com uns ajustes de software (tipo SP2 [:D]) ficam logo outra coisa.

A minha sugestão para ti (joserodrigues) é ires a uma oficina que esteja a par do problema e mandar tirar as borboletas.

Pelo que li, o carro funciona da mesma forma e não te habilitas a que o motor engula algo que não deve.

É que nestes casos costuma ir o bloco e o turbo para o lixo.[;)]

De resto, é um excelente carro.

Este que falei (que é uma carrinha) está com 260.000 km e os interiores estão impecáveis, isto de alguém que não sendo de estragar, também não é nenhum conhecedor do detalhe ou algo parecido.

Nos tempos recentes, e porque o meu bogas resolveu "avariar", andei bastante com um 320d de 1998 com 300000km

Avarias? Pá, nada de extraordinário. O turbo é de origem, a MAF também. Assim de cabeça, uma bomba de gasoleo, 2 embraiagens, um volante do motor (na ultima revisão) e os sinoblocos aos 100000. Isto sem nunca tem encostado ou deixado uma viagem a meio. Percebeu-se que alguma coisa estava mal e levou-se para resolver.

Viajei bastante em AE.
Média de uma viagem de 300km non stop:
- Vmédia: 125km/h
- Consumo: 5.0 L/100

Muito aceitável, na minha modesta opinião.

Ainda atinge a mesma Vmáxima que quando era novo: +- 215km/h[:D]

Nota-se bastante a falta de uma sexta velocidade. Em 5ª a 120km/h roda a 2500rpm.

Os interiores estão muito bons. Nota-se desgaste mais evidente na pega da porta do condutor e nos espaços de arrumação por baixo do apoio de braço central que é em rubber-touch (e está descascado).

De resto, ainda um carro bastante bom, na minha opinião. Anda bem, gasta pouco, muito confortavel, seguro e muito mas muito bem construido.

Cumprimentos

Last edited:
Os interiores estão muito bons. Nota-se desgaste mais evidente na pega da porta do condutor e nos espaços de arrumação por baixo do apoio de braço central que é em rubber-touch (e está descascado).

De resto, ainda um carro bastante bom, na minha opinião. Anda bem, gasta pouco, muito confortavel, seguro e muito mas muito bem construido.

A 320d de 150cv que mencionei também tem esse desgaste por baixo do apoio de braço, mas de resto está impecável, e (esqueci-me de dizer) com quase nenhum barulho parasita (o que numa carrinha ainda se torna mais interessante).

Tenho a mesma ideia de que é muito bem construído.

Pessoal tenho cá em casa, já há 4 anos um BMW 320d 150cv, e acima das 2000rpm o carro nao desenvolve!!:( então em súbidas nem se fala... o carro tem caixa de 6v e em 4ª a subir o ponteiro estabiliza as 2500-2700 e não passa dai!! se lhe meter uma 5ª ele desenvolve mais um pouquito mas nada de notório!
Julgo que seja problema de MAF mas se me puderem dar a vossa opinião agradecia[;)]
Já agora, caso seja problema de MAF, basta ser limpa ou tem de ser substituida? quanto custa a limpeza e uma MAF nova?
Obrigado

Pessoal tenho cá em casa, já há 4 anos um BMW 320d 150cv, e acima das 2000rpm o carro nao desenvolve!!:( então em súbidas nem se fala... o carro tem caixa de 6v e em 4ª a subir o ponteiro estabiliza as 2500-2700 e não passa dai!! se lhe meter uma 5ª ele desenvolve mais um pouquito mas nada de notório!
Julgo que seja problema de MAF mas se me puderem dar a vossa opinião agradecia[;)]
Já agora, caso seja problema de MAF, basta ser limpa ou tem de ser substituida? quanto custa a limpeza e uma MAF nova?
Obrigado

No caso dos bmw não tenho certeza mas se fosse vw, afirmava-te que era da MAF e que custa uns 100€ e tem de ser nova.

Pelo que li mais acima nesta página, dizem que com mão-de-obra na bmw fica entre 200 a 300€, eu acho caro...

PS: Já tiraste as borboletas de admissão não já?

EDIT:
A Maf, depende da oficina, mas ai uns 250€/300€ com mao de obra na BMW.
Atencoa que as MAF's nos BMW's teem que ser programadas na maquina, nao é so trocar como em outras marcas..!

Sobre as revisoes, basta telefonares para qualquer oficina BMW, e perguntares mais ou menos, mas isso tudo depende das peças que possam ser precisas...!

se fores da Zona de Lisboa/Cascais posso te indicar alternativas as oficinas Oficiais, especializadas em BMW!

Last edited:
Obrigado pela resposta Topspeed. Sim já tirei as borboletas para evitar os problemas que já se sabe! Tenho de ir a uma oficina ver o que se passa..

Tenho 1 320d touring, que já estragou um motor por causa das borboletas de admição terem caido para dentro do motor, axo que este problema a partir dos 100.000km é frequente...!!! de resto, zero problemas...

alguem me pode dizer o ke são as "MAF" ???

Tenho 1 320d touring, que já estragou um motor por causa das borboletas de admição terem caido para dentro do motor, axo que este problema a partir dos 100.000km é frequente...!!! de resto, zero problemas...

alguem me pode dizer o ke são as "MAF" ???

Mass flow sensor, ou seja sensor de massa de ar [;)]

Venho aqui contar a minha experiência com este carro. Comprado novo com bastantes extras na BMW. Conduzo-o à cerca de 1 ano e não podia estar mais satisfeito. 320d de 98 (136cv), conta com 396 mil km. Até hoje só as habituais revisões, um elevador, dois amortecedores e um problema na centralina.

É claro que há coisas que gostava de ver reparadas/melhoradas, mas num carro com tanta kilometragem não sei se deva investir:

pintura com algum desgaste
fecho centralizado com alguns problemas
frisos em madeira estalados do sol
bancos em pele pretos com algum desgaste lateral
faróis queimados do sol
caixa com muita folga
discos de travão novos mas empenados

...e acho que é só. Para um carro com esta kilometragem acho que nem está mal, visto nunca ter trocado quase nada. Não sei se também vou ser obrigado a substituir os airbags (ou não passa de uma recomendação?). A nível de motor é um relógio, nem o turbo assobia, nem a relantim se nota qualquer ruído estranho. Responde muito bem acima das 2000 RPM's e 0 ruídos parasitas. 200 km/h foi o máximo que dei com ele, acima disso é preciso muita unha.

Posso é dizer que o carro me dá um grande gozo a conduzir, excelente a curvar e nunca me deixou ficar mal. Médias de 5,5 em EN e 6 em AE.

Back