BMW 330d Vs CTR

Lu?s

Banido
Meus amigos,
Tive a sorte de me cruzar com um BMW 330 d (231cv) à entrada da auto-estrada e de, evidentemente, fazer, com a colabração implicita do condutor do BMW, um pequeno tête-a-tête.
Bem, aquele carro é fenomenal...
Passando as portagens, quem vai de Braga para Guimarães, o ctr em 4 e 5, entre as 6.000 e as 8.000 parece-me um pouco mais despachado... isto é, em pelno v-tec, as cavlaos são cupsidos pelo ctr com mais rapodez e pareceu-me ter algum ascdennte. Mas... e há sempre um mas... esgotada a 5ª, já a 200/210, precisamente na altura em que a AE começa a subir (e quem conhece sabe que sobe bem) engreno a 6ª e o CTR, a 210 deixa de desenvolver para aguentar essa velocidade... quando de repente passa o BMW qual canhão, imparavel por ali a cima... bem, foi de ficar com os olhos em bico e ver os 500 nm de binário fazer a diferença...
Se já tinha um respeito do caraças por esse carro, agora até lhe faço uma vénia.

Aquilo simplesmente anda...tem uma força indescritivel... bem sei que sempre são mais 31 cv, 1.000 cc e quase o triplo do binário... mas a forma como me abanou na subida da AE...

Abraço

Muita gente que faz vénia ao CTR vai ficar preocupada! heheheh
Esse 330d é canhão à sério!

porque é que fica preocupada?

tem menos 31cv, uma diferença estupida de binario....e ainda assim a direito andou mais:D
acho que é uma boa liçao para quem ainda nao percebeu que o ser diesel nao basta, nem sequer é razao para um carro andar o que anda.

a situaçao da subida...é perfeitamente normal, nem é preciso um 330d para fazer frente ao CTR ai.

citação:Originalmente colocada por JDEM

Muita gente que faz vénia ao CTR vai ficar preocupada! heheheh
Esse 330d é canhão à sério!

É um CTR, não um F16:D:D

O 330D é uma bela máquina[B)]

nao pensei que se nota-se assim tanto a diferença como dizes no teu ralato. realmente o binario em subida nao dá hipotesse

Por acaso no outro dia ia na AE a cerca de 190km/h e passa um 330d (versão anterior),que devia ir nos seus 230km/h tal a velocidade que ele passou por mim.
[Offtopic on] Luis és de Braga ? [offtopic off]

Abraços

citação:Originalmente colocada por Eliselotus

tem menos 31cv, uma diferença estupida de binario....e ainda assim a direito andou mais:D
acho que é uma boa liçao para quem ainda nao percebeu que o ser diesel nao basta, nem sequer é razao para um carro andar o que anda.

a situaçao da subida...é perfeitamente normal, nem é preciso um 330d para fazer frente ao CTR ai.

Nem mais...
O CTR ate foi "mt competente"...

FYSK,
Sim, sou de Braga...

Eliselotus,
Sem dúvida que o ctr se portou muito bem... a prova disso é que não fiquei com nenhum amargo de boca...nem um bocadinho sequer.
Sei as capacidades do meu carro e sei ver quando o meu adversário é melhor.
Aquilo a subir parecia imparavel... só me restou ver o espectaculo e agradecer ao meu companheiro de picanço de ocasião.

Enquanto não se iniciou a subida o ctr pareceia um pouco mais expedito e debitar cavalos e po-los a render velocidade, mas depois... tambem já tinha esgotado a 5ª. Talvez se a subida se tivesse iniciado com a 4ª eu tivesse uma palavra a dizer, porque acho que o ctr a subir, desde esteja com o v-tec bem aberto, não se porta nada mal.

Quanto à tracção traseira ou integral, naquela situação em que não se levantavam questoes de aderencia e/ou tracção, penso que a vantagem estava do lado da tracção traseira. Dai que o 330 xd ali me fosse, penso, favorável.

Repito: grande carro... e, ainda que a abanar-me, se calhar ia a gastar menos do que eu!
Abraço

Gostei do relato e é claro que o 330 é muito bom.

Mas de qualquer das formas estamos a comparar diferentes cilindradas e é de notar que mesmo com a diferença de cilindrada mas sem turbo a situação mudava e muito!

Por acaso essa rixa é mais interessante com S2000 já assisti um pouco mas desta vez em recta e o 530 não conseguiu passa-lo

De qualquer das maneira volto a escrever que não estou de maneira nenhuma a retirar qualquer valor ao 330 ou a qualquer carro a diesel

citação:Originalmente colocada por gianni

o 330d custa mais do dobro.

Essêncialmente por causa da cilindrada elevada e respectivo IA...

Depois comparar um E90 330d c um CTR como automóvel é óbviamente um absurdo...um é um compacto (CTR) e outro um familiar premium (BMW).
O concorrente directo do BMW 330d é um Accord 2.2 i-CTDI...à falta de melhor motorização diesel...

Quanto ao resto, o 330d tem 231cv/500Nm e pesa ~1600kg, ou seja, um pouco(...) mais q os 1.250kg do CTR.
Pegando nas respectivas rel.peso/potência temos:

CTR - 1250kg/200cv = 6.25kg/cv
330d - 1600kg/231cv = 6.9kg/cv

Em teoria o CTR tem obrigação de em aceleração pura bater o bimmer.
Claro q a partir de certas velocidades, entram outros factores em causa, como a potência pura e a aerodinâmica (referêncial nos bimmer).

Por último em subidas (íngremes) e apesar do mito do binário, é precisamente onde os diesel são mais penalizados em relação a carros a gasolina, pois os diesel são quase sempre mais pesados e c rel.peso/potência mais modestas.
Para dar um exemplo prático, o meu xaruto (Golf TDI150) tem sérias dificuldades de fugir de um Saxo Cup/ 106 GTI em subidas, embora a direito/descer o faça com maior facilidade.

O binário dos diesel ajuda é nas recuperações/reprises, sendo q no poder de aceleração puro tem pouca influência.

Até ando farto dos diesel, e é evidente que foi a gozar, mas de facto desde que saíu o "deus" do asfalto chamado CTR que tenho lido relatos impressionantes, em que só falta escrever que o CTR papa Enzo's ao pequeno almoço!
Para mim o relato está realista e com a diferença de binário e os 31cv extra fazem clara diferença... na subida! Por acaso nem sei a diferença de peso... mas algum user simpático pode colocar, bem como a relação peso potência!
Em aceleração pura até acho que o CTR deve ser mais forte, como aliás ficou relatado, qdo aos hondistas, não tenham frissons era apenas a brincar.

citação:gianni Posted - 21/08/2006 : 13:56:44
--------------------------------------------------------------------------------
o 330d custa mais do dobro.

ora aí está o problema diribado da questão
estão a comparar alhos com bugalhos
não estou a querer tirar valor ao bm, mas o ctr não é insuperável.
há dezenas de carros mais competentes que o ctr...mas a que preço?
ai que saudades [:p]

e "só" custa o dobro...:D

a situação da subida não faz ng admirar penso eu...

não esquecer que o civic apresenta um binario de 196 NM

Back