BMW Experience

eu estou chateado com a bmw, o ano passado inscrevi-me e fui, este ano inscrevo-me (dia 30de março) e não fui aceite...por isso é bem feita que tenha chovido e espero que tenham cancelado o evento hoje[:p]

Hoje também fui a esta notavel iniciativa da BMW.

Posso testemunhar que foi uma manhã muito divertida, apesar da chuva (ou também graças a ela [:cool:] )

Os meus breves comentários:

- Experiência TT, muito engraçada e bastante esclarecedora do sistema de bloqueio das rodas s/ tracção e de controlo de velocidade em descidas. No meu caso foi também uma breve oportunidade de andar no fantástico X5 com o motor bi de 286 cv. Adorei o carro, achei os interiores fantásticos (também não escondo a minha grande admiração por SUVs) e desenrasca-se bem em TT, apesar de se ver que não é aquele o seu habitat natural.

- Teste da travagem engraçado, principalmente graças ao pião que se fazia na versão travagem sem ABS. O teste do Alce foi o momento de maior adrenalina do dia, depois do meu companheiro de carro ter atropelado uns pinos, ao fazer a 80 o que eles diziam para fazer a 60, eu acabei por me exceder também, ou seja não establizei bem a velocidade e depois do primeiro golpe de direcção o instrutor gritou que ia demasiado rápido, tirei o pé e lá consegui não bater em nada (à custa de muito trabalhinho de braços), mas provou-se que por mais sistemas de controlo e estabilidade que hajam, não convém ultrapassar os limites da fisica :sh) O carro aguenta-se que nem um Leão, já o instructor se todos fossem como eu e o outro não sei se chegava ao fim do dia. [:D]

- Experiência em pista, comecei cheio de receios porque a pista estava alagadissima, mas lá fui andando e experimentando, ouvindo as preciosas indicações das trajectórias e dos pontos de travagem e aceleração. Tudo muito soft e imensa largura sempre, tanto que o carro acaba por saber a pouco em termos de andamentos. (o carro foi um 320d coupé)

- Por fim, ainda fiz duas actividades alternativas - O slalon ao volante e os drifts com um piloto. Ambas muito engraçadas e ademonstrar mais uma vez os excelentes chassis do 320d berlina e do 123d coupé respectivemente.

Enfim, muito divertido e de louvar esta acção em que se expõem completamente os excelentes produtos da excelente BMW

Pois, eu tambem fui um dos contemplados que foi ontem a esta iniciativa [:cool:]

Foi a minha estreia nestes eventos e fiquei com muita vontade de experimentar para o próximo ano [:blush:]

Pena a espera e alguma falta de informação por parte dos assistentes, pois apenas quando a malta lá chegou, ficou a saber que quem fez a inscrição via web, tinha de ficar a aguardar vez para poder ingressar cada grupo que não estivesse completo com as inscrições pelos concessionáarios!!

Eu até nem tive que esperar muito, mas houve quem tivesse que esperar quase 2h30 o que não é nada agradável, apesar de haver condições de espera, atraves de sofas, revistas, serviço de cateting, etc [;)]

Eram cerca das 12h30 quando fui chamado para a sala de briefing.. passado 10mins, já estavamos novamente na rua para começar o programa das festas [:cool:]

Fomos para a experiencia TT em que tinhamos X3 e X5 para escolher, atirei-me logo para o X5 pois nunca tinha estado no interior de um deles.. a experiencia foi gira e pena o estado do circuito de terra estar bastante alagado, poderia ter sido mais interessante se tivessemos nós feito algumas das "provas"

Depois para ir para o teste de travagem, apanhámos boleia do taxi do paddock que nos levava aos locais: 123d [:blush:]

Chegámos aos arranques e havia à disposição um 120d coupé e um 123d.. calhou-nos o 123d o que permitiu testar o arranque poderoso que o carro tem, embora não durante muito tempo, pois temos que travar logo de seguida e ou ver que o carro não se atravessa ou tentar fazer no minimo 180graus [:D]

Após o teste de travagem, fomos para o teste do alce.. novamente um 123d e um 120d coupé cabrio estava à disposição.. ficámos com o 123d e se calhar foi a nossa sorte, pois o coupé abanava-se de tal maneira que até metia alguma impressão. Consegui pisar o ultimo pino na primeira guinada e a segunda saiu na perfeição [:cool:]

A seguir o melhor.. ida para o circuito.. esperámos pela malta do grupo anterior chegasse e havia à escolha, berlinas, tourings, coupes e CC tudo serie 3 com o motor 2.0d... consegui levar o que queria, que era o coupé! [br:)]
Primeira volta com o instrutor com as dezenas de dicas que ia debitando: "aqui fazes em 4ª a fundo", "aqui travas tarde e em 3ª" "aqui não alargas na curva até veres o fim dela" etc.. uma volta suave que terminou na zona das boxes. Passo eu para o volante.. e eu nunca tinha andado no circuito... ajusto o banco, o espelho interior passa a ser propriedade do monitor e siga para a pista!!
Entrada no circuito e lá tento eu fazer o que tinha ouvido na volta anterior, algumas saem bem, outras nem tanto.. o carro nunca foge em curva nenhuma, graças tambem às ajudas que nunca puderam ser desligadas.. após algumas 3-4 curvas já estou a apanhar um que segue mais lento.. obviamente que fiquei contente pois apesar de nao conhecer, já estava com um andamento mais rapido que outros "pilotos" [;)]
Parabólica em quarta e o carro com a ser chamado pela gravilha, um gajo a aguentar e siga para a recta da meta.. pata a fundo.. chego à marca da vodafone e começo a travar porque a ordem vem do banco do lado.. sigo para a segunda volta e ultrapasso mais uns 4 carros.. está a ser uma experiencia brutal e mais uma vez passo pela meta... e então infelizmente tenho que levantar pé, pois a ordem é que não trave tanto para os travões irem arrefecendo um bocado.. demoro o dobro do tempo a dar a volta e entro nas boxes.. saio do carro com um sorriso nos lábios, agradeço ao monitor e siga para a próxima etapa

(PS: tenho que sair agora, já continuo mais daqui nada.. [:D] )

Take dois [:D]

A partir deste momento o programa oficial está terminado, mas existem umas actividades opcionais em que a malta pode participar:

- slalom com um 320d berlina, consegui abafar um pino que ficou preso debaixo do carro, mas depois a segunda e terceiras tentativas já correram bem melhor e dei o que pude e o que as ajudas electronicas deixaram fazer [;)]

- drifting: de manhã e até à hora do almoço estavam 2 123d coupés a lavrar uma zona de terra, mas esta com as chuvas e o desbaste provocados pelos carros, estavam a começar a aparecer pedras e a bater por baixo do carros.. acabaram com aquela diversão... na terra e foram para o alcatrão [:blush:]

Como estavam ainda a preparar a area para queimar borracha, fui ver o comportamento dos pneus run-flat num 120d cabrio mas durante a experiencia caíu um peso de agua brutal e pensei logo: ui.. drif power [kiss]

Acabei essa experiencia e meti-me na fila para ir fazer uns burnouts [:D] sentei-me no pendura, cinto de segurança e durante 3 minutos foi só gastar pneu, piões, slides, tudo o que o piloto conseguisse fazer.. por diversas vezes perdeu o controle do carro, mas como estava sozinho, n apresentava grande perigo.. nada como meter primeira a fundo, segunda a fundo, puxada de travão de mão para soltar a traseira e já estavamos novamente a fazer slide... grande espectaculo... hoje se calhar estão com um jogo de pneus diferente [:D]

Por fim, só pela piada e com muuuuuuuuuuuuuito menos adrenalina.. havia um X3 automático e uma bola gigante e o objectivo era bater na bola e fazer entrar num buraco (tipo jogo de golf) tinhamos 3 investidas para tentar acertar, mas o vento não ajudava muito.. mas tive la perto [:D]

Resumindo.. estive cerca de 4 horas dentro do autodromo e gostei de todas as actividades que fiz, independentemente da quantidade de adrenalina que isso gerava, mas sem duvida que as voltas no circuito para mim foram o ponto alto do dia!

Espectacular, a repetir certamente [;)]

Eu se pudesse trazer algum daqueles carros de serviço sempre tratados com todo o cuidado (vai ser assim que os vão vender) era mesmo o X5 [br:)]

Só porque foram os que andavam mais devagar [:D] [;)]

Não me digas que nao querias um 123d coupé bordeaux-lama... [:D] [;)]

Excelente relato Romao, deu bem para ver o que aquilo foi [;)]

Mas confessa lá, no regresso vieste a tentar fazer o mesmo com o Laguna não foi?

Cumprimentos

Estive la hoje (Domingo). Foi a primeira vez, gostei mas esperava mais.

Não encontrei o problema descrito aqui de quem se inscreveu pela web ter de esperar. Eu tinha-me inscrito e recebi mail de confirmacao ha dias.
Cheguei la, dei o nome, estava na lista, assinei o papel, nem me pediram bi, nem carta de condução, deram-me logo uma etiqueta com o nome e grupo e depois fiquei a aguardar chamada com o resto do grupo.

A aula teórica foi muito superficial, durou uns 20mins, depois fomos passear para a lama, correu bem, o x5 porta-se muito bem embora possa retirar algum do divertimento da coisa, por ser tao suave e filtrado. a pista ja estava muito abatida por causa das passagens sucessivas, a rampa lateral ja nao era rampa, parecia mais uma escada, mas foi interessante na mesma.

Depois veio a prova de travagem, esperamos imenso tempo, havia poucos carros "taxi" e tivemos de esperar a 2ª volta. (falha da organizacao). tanto a prova de travagem e do alce deixaram um pouco a desejar, esperava mais, especialmente na do alce, devia ser interessante realizar tambem sem ajudas!! ;)

Finalmente a prova em pista, o piloto espanhol foi cordial mas nao estava muito dinamico. Fez uma volta calma com algumas explicações e passou-me o volante. fiz umas voltas tambem algo calmas (ele nao incentivava a tentar ir mais rapido, antes pelo contrario) e sinto que aprendi pouco porque o comentario era quase sempre positivo apesar de sentir que em várias vezes nao fiz as curvas bem. nao incentivou quase nada a tentar melhorar, considerava sempre que ja estava ok. Talvez por tambem ja andar farto de tantos dias a repetir a mesma coisa...
A meio da ultima volta ligou os 4 piscas e pediu-me para ir devagar o resto do percurso para arrefecer o carro.
O 320d é muito fraco para a volta em pista, por ter pouca aceleracao, mas se calhar é esse o objectivo, para evitar que o pessoal abuse mais.

Depois ainda fiz o drif/powerslide. esse sim foi muito mais animado e interessante, apesar do piloto passar o dia inteiro a fazer aquilo! é preciso muita força de braços, comentava ele.

Passaram-se umas 3horas, das quais gozei nem chegou a 1. Foi interessante mas soube a pouco e apanhei algumas secas.

A organização deixou um pouco a desejar. os tempos deviam estar mais optimizados, devia haver menos espera e mais organização.

não vi nenhuma prova de burnout. apenas havia as 3 opcionais: drift, slalom e o "golf", esta ultima nao tinha piada nenhuma, mais vale substituirem por outra coisa. Nao recomendo fazer esta prova depois de ter estado a comer um monte de aperitivos!! :P

Attachments

• x5.jpg
    x5.jpg
    76.8 KB · Views: 0
  • pista.jpg
    pista.jpg
    73.1 KB · Views: 0
  • x5_2.jpg
    x5_2.jpg
    75.1 KB · Views: 0
Last edited:
Excelente relato Romao, deu bem para ver o que aquilo foi [;)]

Mas confessa lá, no regresso vieste a tentar fazer o mesmo com o Laguna não foi?

Cumprimentos

A minha arrasta-se [:D]

Mas a vontade para voltar para dentro da pista e fazer mais umas voltas.. ficou cá... [:cool:]

eu vou a pista de braga pelo 3º ano.

pela foto que ai está os serie 3 pra usar na pista são os coupé certo? eheheh...

e os 123d que tal? eram em que prova?

aí em baixo no Estoril teem a vantagem de usarem os X3 e X5 mesmo na lama. em Braga usam umas plataformas metálicas que não tem nada a ver...

Back