BMW Experience

E já agora, o que acharam da condução do vosso monitor?

O meu que fez a volta em pista dava-lhe bem, mas não me lembro do nome dele.

Também fazia a última curva já com a 4ª a fundo, mas não cheguei aos 200Km/h devia ser por ir numa carrinha! Mesmo assim curti à brava!

E já agora, o que acharam da condução do vosso monitor?

1 volta é pouco para avaliar isso, mas achei o meu muito certinho, mas claramente longe dos limites do carro nas curvas, intencionalmente. As travagens foram todas decididas e em boa dose, mostrando que conhecia as capacidades do carro. Claro que o facto de estarmos com o DSC ligado não deixa que se chegue muito aos limites! Aliás ele disse isso várias vezes.

Em suma, num carro com DSC ligado e numa volta é dificil formar uma opiniao.

Estive lá no Domingo de manhã, fui no grupo 3. Não me inscrevi, recebi convite da marca e como estive fora do país, só soube que lá ia estar, 3 dias antes de ir.
1º facto engraçado: Fui para a pista com uma 320D E91 igual à da minha mulher. [:D]
Gostei bastante, o piloto que foi comigo era espanhol e um tipo 5 *, com cabelo curto pouco abundante. Tinha 2 tiques bastante engraçados: agarrava-se muito à porta nas curvas e falava pelo intercomunicador com frequencia para o pessoa me deixar passar. Cheguei a pensar se estaria com receio que os levasse à frente...[:)]
Gostei tambem muito do X5.

Foi uma experiencia engraçada, mas ficou bastante aquém da do ano passado, pelo menos na pista, onde a 320D com que andei, não era o M6 que tive nas mãos em Junho do ano passado, no evento dos //M. :)

ey nós (braga) não tínhamos X5 em escadinhas

e a vossa pista é mais rápida nem ano passado nem este ano consegui dar mais que 170km/h

MAZDA RULEZ

Fui no Sábado à tarde (Grupo 21) e achei a experiência fantástica.

De realçar que foi a primeria vez que participei num evento destes, pelo que o aguardava com enorme espectativa.

Se as experiências com os X5 e os 118D já foram bastante boas, as 3 voltas à pista foram puro prazer.

O meu monitor foi o piloto Manuel Gião. Teve uma postura bastante pedagógica comigo, preocupando-se em ensinar-me as trajectórias, as mudanças de caixa a usar em curva e os pontos de travagem.

Quando passei para o volante, ai começou o puro divertimento. Com o Manuel Gião a indicar-me quais as trajectórias e a mudança de caixa apropriada em cada curva, é dificil descrever o prazer que me deu aquelas voltas...

Constatei também que o maior prazer acontece na condução das curvas.
A recta da meta acaba por não ser uma coisa assim tão emocionante. Acho que só olhei uma vez para o velocimentro - ia um pouco acima dos 190Km/h.

Agora aquela curva antes da recta da meta (começa com 3ª a fundo e com a 4º metida a meio da curva e sai-se da curva já em 4ª a fundo) - é quase orgásmica...

O Manuel Gião chegou a fazer alguns elogios à minha condução. Na altura fiquei bastante orgulhoso, mas agora que penso no assunto mais friamente, acho que os elogios eram mais simpatia do que outra coisa, pois na realidade fartei-me de cometer " azelhisses" ao volante naquela pista.

Para terminar acho que a BMW está de Parabéns por esta iniciativa e em particular o Manuel Gião pela forma pedagógica com que me transmitiu os seus conhecimentos.

Cumprimentos,

Last edited:
Eu ainda consegui dar 5 voltas à pista :P

O único "defeito" que achei no meu piloto que se não me engano era um tal Afonso, foi que me pedia para pôr a 4ª antes da curva da meta... conseguindo apenas dar na meta os 190 e nada mais.

Eu ainda consegui dar 5 voltas à pista :P

O único "defeito" que achei no meu piloto que se não me engano era um tal Afonso, foi que me pedia para pôr a 4ª antes da curva da meta... conseguindo apenas dar na meta os 190 e nada mais.

Algumas vezes pedimos para por a 4ª antes da parabólica porque ao colocar a 4ª a meio da parabólica, como o banco não dava mto apoio a curvar, algumas pessoas quase que metiam 2ª...

Foi essa a razão, não era "defeito" do monitor! [;)]

Pois, daí eu ter posto "defeito" e não defeito :)

Apenas achei que deveria pôr a meio ou no fim porque as pessoas que foram comigo e consequentemente com outros instructores foi assim que fizeram :)

Apenas achei que deveria pôr a meio ou no fim porque as pessoas que foram comigo e consequentemente com outros instructores foi assim que fizeram :)

Dado o binário do 320d não se perdia assim tanto em por a 4ª na entrada da curva. Acho que por a 4ª só na saída era pior. Se conseguisses fazê-lo sem desequilibrar muito o carro, o ideal era fazer a passagem a meio.

Eu metia sempre a 4ª a partir do momento em que via o fim da curva, ou seja, quase a meio...

Mas também pouco mais dava do 190Km/h na recta da meta.:(

Back