BMW vs Porsche

Há que olhar para estas coisas com desprendimento, interesse e curiosidade. Acho interessante que o mais rápido BMW de sempre seja por aqui apelidado de gordo, balofo, etc. [:cool:]

Eu acho interessante o desdém com que tantos falam do M6 e outros que não são os reis da pista, mas que são automóveis pura e simplesmente excepcionais, com um desempenho incomparável com a maioria das latas que andam na estrada. :)

Grande parte dos comparativos onde entra a Porsche, esta tem sempre o melhor (ou um dos melhores) resultado(s).
O 911 devido aos anos de mercado neste segmento (Sport/GT) já está "calejado", e devidamente apurado a todos os níveis.

O comparativo M6-911 não é descabido, mas também não é descabido duas coisas:

- Diferença de pesos;
- Aerodinâmica.

Qual trava mais eficientemente? Um SLS ou um E63?

Comparar = "confrontar uma coisa com outra para lhe determinar diferença, semelhança ou relação"

Assim sendo:

1. Nao percebo a discussão se é comparável ou não... Até podia comparar uma velha feia e côxa com um GT3 RS. Está-lhe na definição e seguramente saltaria muita diferença...

2. Neste caso particular também vejo muita diferença excepto talvez no preço;

Discussão que eu gostaria de ver era se o cayman nao é neste momento o carro com a melhor dinâmica da Porsche (ainda que com um decimo do elan e beleza do mano mais velho) e propositadamente "mexido" - desde diferenciais a programacao do motor - para nao envergonhar o 911 com motor "equivalente"...

Eu acho interessante o desdém com que tantos falam do M6 e outros que não são os reis da pista, mas que são automóveis pura e simplesmente excepcionais, com um desempenho incomparável com a maioria das latas que andam na estrada. :)

É que nem o tópico é para se dizer qual prefere ou qual é melhor.

Isto de ser mais rápido num circuito é só uma das vertentes a considerar, mesmo num carro desportivo (neste caso há quem diga que o M6 não é), um carrinho de feira tipo Lotus Exige S se calhar até é mais rápido que estes e no entanto como carro num conjunto de outros aspectos deixa muito a desejar.

Acho que seria de estranhar se o 911 não fosse mais rápido. O 911 é um desportivo a sério e feito de raiz para isso, o M6 é um "semi-desportivo", é algo que começou como um carro normal (um segmento E aliás, o que logo à partida não é muito bom para desportividade), levou um motor grande e muita preparação de chassis e agora quer-se como uma coisa rápida e boa de conduzir mas que também dê para fazer 2000Km num dia com 4 pessoas lá dentro e a mala cheia.

É que nem o tópico é para se dizer qual prefere ou qual é melhor.

Isto de ser mais rápido num circuito é só uma das vertentes a considerar, mesmo num carro desportivo (neste caso há quem diga que o M6 não é), um carrinho de feira tipo Lotus Exige S se calhar até é mais rápido que estes e no entanto como carro num conjunto de outros aspectos deixa muito a desejar.

lol [:D]

Mas a questão é mesmo essa!

Numa perspectiva de comparar travões, ali o ideal seria manter tudo menos os travões (carro, pista, condutor, etc).

Mas aquilo que no vídeo me chamou mais a atenção foi quando ela ia à pendura no 911 e ia a descrever como se sentiam mais as forças G e (de certa forma) outros atributos mais habituais de um Porsche.

No fundo, e a menos que alguém fosse comprar o carro para competição (nem que fosse de medição de pilinhas no café e nos fóruns da net), esses atributos viriam a ser bem mais importantes na altura da escolha, bem como a imagem da marca, o conceito do produto, etc.

Diferenças desta ordem de grandeza não dizem grande coisa sobre a utilização de mundo real, pois as probabilidades de alguém ter uma pista só para si (onde possa tentar levar o carro e a si próprio ao limite) serão baixas.

Não me parece que sejam as confusões dos nossos track-days a criar condições para cronometrar estes 2 segundos.
Mesmo em Nurburing, é fácil que diversos receios (e kits de unhas distintos) sejam bem mais importantes do que estes dois carros por si só.

Acredito que exista uma diferença enorme no que estes dois carros transmitem a quem os conduz, mas isso não se mede com cronómetros. :)

Last edited:
Back