Bolsa e investimentos

Boas caros amigos.

Como estamos de depósitos a prazo, ou algo com capital garantido para 25mil €?

O banco com que trabalho é o BIC e eles tinham um depósito interessante para dinheiro fresco que pagava a 4% mas agora está a 3.5%.

Vence para a semana o depósito para novos clientes que tinha no BIG e não queria ter o dinheiro parado, por isso convinha começar já a tratar do assunto...

Para DPs vê aqui: Money GPS » Depósitos a Prazo » DEPÓSITOS A PRAZO

Depois de algum tempo a seguir o mercado das Bitcoins e depois de mais um crash, que entretanto está a recuperar mas que levou a variações loucas de preços em pouco mais de um mês, confirmei aquilo que já desconfiava, apesar da ideia ser a meu ver genial e ter imenso potencial futuro, por enquanto o mercado é demasiado pequeno e está demasiado dependente de meia uma meia dúzia de casas de cambio, pelo que como forma de investimento ou de reserva de valor é para esquecer.

De qualquer forma a minha desconfiança em relação ao sistema monetário actual mantém-se... Basta olhar para qualquer relatório oficial e percebe-se que o numero de Dollares, Euros, Libras, etc.. em circulação disparou nos últimos anos, desde que se iniciou esta orgia louca em que governos e bancos centrais se meteram... Não há volta a dar, seja olhando para a base monetária simples, seja olhando para a base monetária corrigida pelo PIB, a verdade é só uma, a quantidade de dinheiro em circulação está a aumentar a um ritmo sem precedentes..

usd-monetary-base.png

Por isso não tenho duvidas... Só há uma de duas saídas para este desequilíbrio entre a quantidade de notas e a quantidade de bens e serviços existentes, ou entramos num período de inflações relativamente altas, mas estáveis.. Ou esta enorme bolha especulativa em que se estão a transformar as moedas, especialmente o dólar, rebenta e arrasta o mundo inteiro para uma crise muito pior do que esta que estamos a atravessar..

A juntar a isto, temos a postura dos governos que parecem desesperados e prontos a fazer de tudo para salvar o regime e as instituições existentes, atropelando os direitos mais básicos dos cidadãos de um pais livre e democrático, como se viu recentemente no seio da UE com o confisco dos próprios depósitos das pessoas...

Assim, a minha ideia de começar a criar ma reserva de valor fora do sistema monetário / bancário, mantém-se... Estou especialmente inclinado para investir um pouco em metais preciosos, ouro e prata. Como não tenho qualquer interesse em numismática, a minha ideia será comprar barras ou moedas das edições que são geralmente aceites no comercio internacional de metais e que mais tarde serão facilmente aceites caso decida voltar a vender.

Agora a minha questão é: alguém tem experiência com o processo? Onde comprar em Portugal sem grandes custos além do preço do próprio metal?

Näo compres em Portugal. Um bom site é o coininvest.com. Também tenho usado o Good-Dreams.de sem problemas. De momento há pouco ouro para entrega, depois do trambolhão que o preço do ouro sofreu o mês passado os prazos de entrega estão mais longos, por isso é possível que tenhas de esperar.

Moedas são mais fáceis de vender do que barras pois basta saberes as duas medidas (espessura e diâmetro),e podes verificar a autenticidade facilmente.

Fica longe de tudo o que seja ouro em papel, independentemente das garantias de teres ouro supostamente num cofre algures. Há muito mais papel desse à venda do que ouro disponível para entrega.

Última edição:
Já que este tópico tem estado tão parado, coloco aqui a último bomba dos negócios em Portugal:

Zeinal Bava assume presidência-executiva da Oi. Granadeiro é o novo CEO da PT - Telecomunicações - Jornal de Negócios

Zeinal para a OI e Granadeiro volta a CEO da PT.

Acaba por ser uma jogada lógica dado que se pode considerar que a PT tem pouca margem de progressão a nivel operacional ao passo que a OI encerra um mundo de oportunidades.

Nesta semana a PT sofreu uma enorme desvalorização, mas com esta noticia inverteu imediatamente.

Já o PSI encontra-se numa fase de saudavel consolidação.

É um homem de desafios que não tem perfil para actuar em mercados estagnados ou em queda. A maioria dos CEO artistas estrela sufocam em países como o nosso.
Já repararam certamente que hoje em dia é extremamente difícil crescer em vendas e todos aqueles que são avaliados através desse indicador são sujeitos a uma pressão muito forte.
Na minha opinião a ida para o Brasil é uma saída fácil e óbvia.

É um homem de desafios que não tem perfil para actuar em mercados estagnados ou em queda. A maioria dos CEO artistas estrela sufocam em países como o nosso.
Já repararam certamente que hoje em dia é extremamente difícil crescer em vendas e todos aqueles que são avaliados através desse indicador são sujeitos a uma pressão muito forte.
Na minha opinião a ida para o Brasil é uma saída fácil e óbvia.

Concordo em grande parte.
Pessoalmente não tenho grande consideração pelo trabalho efectuado pelo Zeinal Bava. O episódio da compra da TVI pela PT a pedido do Sócrates não está esquecido. De resto, não me recordo de nada de extraordinário feito pelo Zeinal Bava.
A implementação da Televisão Digital Terrestre foi um desastre. Que o digam os habitantes das zonas interiores do país que ainda hoje não têm sinal de televisão em condições. Além de a PT ser uma das empresas com maior n.º de reclamações dos serviços prestados.
Basicamente esta mudança foi um prémio na compra da OI.
Ser-se CEO de uma empresa "quase monopolista" de mercado não é complicado. Assim como acontece com o Mexia na EDP.
Eu gostava de ver estes CEO´s a recuperar empresas falidas ou em sectores concorrenciais, como está a acontecer com o Horta Osório no Lloyds.

Concordo em grande parte.
Pessoalmente não tenho grande consideração pelo trabalho efectuado pelo Zeinal Bava. O episódio da compra da TVI pela PT a pedido do Sócrates não está esquecido. De resto, não me recordo de nada de extraordinário feito pelo Zeinal Bava.
A implementação da Televisão Digital Terrestre foi um desastre. Que o digam os habitantes das zonas interiores do país que ainda hoje não têm sinal de televisão em condições. Além de a PT ser uma das empresas com maior n.º de reclamações dos serviços prestados.
Basicamente esta mudança foi um prémio na compra da OI.
Ser-se CEO de uma empresa "quase monopolista" de mercado não é complicado. Assim como acontece com o Mexia na EDP.
Eu gostava de ver estes CEO´s a recuperar empresas falidas ou em sectores concorrenciais, como está a acontecer com o Horta Osório no Lloyds.

Zainal Bava tem agora uma excelente oportunidade de mostrar o que vale á frente da OI [;)]

Depois de algum tempo a seguir o mercado das Bitcoins e depois de mais um crash, que entretanto está a recuperar mas que levou a variações loucas de preços em pouco mais de um mês, confirmei aquilo que já desconfiava, apesar da ideia ser a meu ver genial e ter imenso potencial futuro, por enquanto o mercado é demasiado pequeno e está demasiado dependente de meia uma meia dúzia de casas de cambio, pelo que como forma de investimento ou de reserva de valor é para esquecer.

De qualquer forma a minha desconfiança em relação ao sistema monetário actual mantém-se... Basta olhar para qualquer relatório oficial e percebe-se que o numero de Dollares, Euros, Libras, etc.. em circulação disparou nos últimos anos, desde que se iniciou esta orgia louca em que governos e bancos centrais se meteram... Não há volta a dar, seja olhando para a base monetária simples, seja olhando para a base monetária corrigida pelo PIB, a verdade é só uma, a quantidade de dinheiro em circulação está a aumentar a um ritmo sem precedentes..

usd-monetary-base.png

Por isso não tenho duvidas... Só há uma de duas saídas para este desequilíbrio entre a quantidade de notas e a quantidade de bens e serviços existentes, ou entramos num período de inflações relativamente altas, mas estáveis.. Ou esta enorme bolha especulativa em que se estão a transformar as moedas, especialmente o dólar, rebenta e arrasta o mundo inteiro para uma crise muito pior do que esta que estamos a atravessar..

A juntar a isto, temos a postura dos governos que parecem desesperados e prontos a fazer de tudo para salvar o regime e as instituições existentes, atropelando os direitos mais básicos dos cidadãos de um pais livre e democrático, como se viu recentemente no seio da UE com o confisco dos próprios depósitos das pessoas...

A base monetaria é uma quantidade infima do dinheiro em circulacao, e nao é o unico determinante da inflaccao. Podes ter uma base monetaria muito maior, mas se a multiplicacao da mesma e a velocidade de circulacao diminuirem, o efeito sobre a inflaccao é +/- nulo.

Os bancoes centrais viram-se forcados a aumentar a base monetaria para contrariar o abrandamento dos multiplicadores de credito, e da propria velocidade de criacao de moeda. O que interessa sao os agregados monetarios, particularmente o M3, e esses nao tem expandido devido a accao dos bancos centrais. Se estes nao tivessem contrariado o abrandamento dos multiplicadores da base monetaria, estariamos numa depressao global, semelhante a 1930.

PS: estou a achar muito estranho falar-se de bitcoins num topico de "investimentos". Talvez fizesse sentido criar um topico para especulacao, para nao induzir as pessoas menos informadas em erro.

Convém os gajos no Banif fazerem os aumentos de capitais antes dos bacanos do BCE acabarem com as moedas de cêntimo... [:)] [:D]
Se antes se gozava que era necessário levar 3 ou 4 acções do BCP para tomar 1 café, quero ver a piadas agora com o Banif! [;)]

Edd :)

PS: estou a achar muito estranho falar-se de bitcoins num topico de "investimentos". Talvez fizesse sentido criar um topico para especulacao, para nao induzir as pessoas menos informadas em erro.

E porque não? Se se pode falar de ETF's, Warrants, CFD's, etc.. etc... porque não falar de bitcoins?

Há uns meses existia um risco, ainda que improvável, mas que não podia ser negligenciado de desagregação da zona Euro, agora começa-se a perceber que a probabilidade disso acontecer é cada vez mais próxima do zero. Caso tivesse acontecido, ter alguns bitcoins de lado teria sido um óptimo negocio. É certo que o preço tem sido imensamente instável, o que não admira tendo em conta que estamos a falar de algo com uma capitalização que nas grandes bolsas fica muito abaixo de muitas small caps, mas o facto de não ser passível de controlo Estatal e de ter alguma facilidade em obter liquidez, conferem-lhe boas características como um activo de refugio.

Anyway, a mim, parece-me claro nesta fase que os grandes riscos mundiais começam a estar ultrapassados, já se percebeu que os EUA não vão ter uma recuperação em W, com uma dupla recessão como se temeu durante algum tempo, já se percebeu que a Europa não se vai desintegrar, e olhando para as empresas em bolsas vê-se que apesar de estarem a trabalhar com uma procura inferior ao passado, as empresas conseguiram transformar-se, melhorar as suas margens operacionais e estão a apresentar lucros record (isto não é verdade ainda para Portugal que vive um caso particularmente difícil da crise), pelo que apesar de ainda existirem alguns riscos, ao contrario do que pensava há 3 ou 4 meses atrás, acho que esta não é a altura para procurar refúgios, mas é antes a altura certa para voltar aos mercados accionistas.

Voltar
Superior