Depois de algum tempo a seguir o mercado das Bitcoins e depois de mais um crash, que entretanto está a recuperar mas que levou a variações loucas de preços em pouco mais de um mês, confirmei aquilo que já desconfiava, apesar da ideia ser a meu ver genial e ter imenso potencial futuro, por enquanto o mercado é demasiado pequeno e está demasiado dependente de meia uma meia dúzia de casas de cambio, pelo que como forma de investimento ou de reserva de valor é para esquecer.
De qualquer forma a minha desconfiança em relação ao sistema monetário actual mantém-se... Basta olhar para qualquer relatório oficial e percebe-se que o numero de Dollares, Euros, Libras, etc.. em circulação disparou nos últimos anos, desde que se iniciou esta orgia louca em que governos e bancos centrais se meteram... Não há volta a dar, seja olhando para a base monetária simples, seja olhando para a base monetária corrigida pelo PIB, a verdade é só uma, a quantidade de dinheiro em circulação está a aumentar a um ritmo sem precedentes..
Por isso não tenho duvidas... Só há uma de duas saídas para este desequilíbrio entre a quantidade de notas e a quantidade de bens e serviços existentes, ou entramos num período de inflações relativamente altas, mas estáveis.. Ou esta enorme bolha especulativa em que se estão a transformar as moedas, especialmente o dólar, rebenta e arrasta o mundo inteiro para uma crise muito pior do que esta que estamos a atravessar..
A juntar a isto, temos a postura dos governos que parecem desesperados e prontos a fazer de tudo para salvar o regime e as instituições existentes, atropelando os direitos mais básicos dos cidadãos de um pais livre e democrático, como se viu recentemente no seio da UE com o confisco dos próprios depósitos das pessoas...
Assim, a minha ideia de começar a criar ma reserva de valor fora do sistema monetário / bancário, mantém-se... Estou especialmente inclinado para investir um pouco em metais preciosos, ouro e prata. Como não tenho qualquer interesse em numismática, a minha ideia será comprar barras ou moedas das edições que são geralmente aceites no comercio internacional de metais e que mais tarde serão facilmente aceites caso decida voltar a vender.
Agora a minha questão é: alguém tem experiência com o processo? Onde comprar em Portugal sem grandes custos além do preço do próprio metal?