Bolsa e investimentos

Estava já previsto no plano de capitalização do Banif uma fase de troca de obrigações subordinadas por acções. Este aumento de capital em espécie será aprovado pelos accionistas a 16 de Setembro. Banif vai amanhã publicar a convocatória uma Assembleia Geral para votar o aumento de capital em espécie, para 16 de Setembro, soube o Económico.
A notícia de uma Assembleia Geral para 16 de Setembro que votará o já previsto aumento de capital em espécie foi avançada pelo Diário de Notícias da Madeira, que se baseou numa informação do site do Ministério da Justiça.
A Assembleia Geral do Banif deverá realizar-se a 16 de Setembro, pelas 12h30, na sede da Rua de João Tavira, e deverá votar um aumento de capital. A convocatória desta assembleia geral, assinada por Miguel de Sousa, descreve que este aumento faz-se "através de entradas em espécie".
Não foi definido o montante do aumento de capital porque depende da adesão dos obrigacionistas à troca, e do rácio de troca que vier a ser estipulado em função de avaliações. Mas tudo indica que seja à volta dos 100 milhões de euros.
Recorde-se que depois das operações anteriores de aumento de capital (100 milhões reservado a accionistas; 100 milhões de euros através de uma OPV (público em geral) e 40,7 milhões de euros numa colocação em investidores privados, onde se inclui Ilídio Pinho e Dionisio Pestana, ficam a faltar 210 milhões de euros para completar o compromisso assumido no âmbito do processo de recapitalização do Banif (450 milhões de euros de aumento de capital).
Portanto, dependendo da aceitação da Oferta Pública de Troca, assim será a dimensão do aumento de capital destinado a investidores institucionais estrangeiros.
A tranche destinada a investidores institucionais estrangeiros está dependente da aprovação dos remédios por parte da Direcção Geral da Concorrência europeia que neste momento está de férias.
Neste momento o capital do Banif já está em 1.510,7 milhões de euros.

Tendo em conta as 186 paginas ja se deve ter falado nisto, mas para mim é impossivel ler todas. A pergunta é simples. Algum de voces esta na rede social Etoro. Ou seja é uma rede social online virada para mercado bolsista. vejo lá muitos portugueses. O que acham ? Parece-me algo inovador no conceito e facilidade de acesso a informacoes e traders. Abraço

Boas pessoal, gostava de aplicar algum capital, mas tou a ver os juros dos depósitos a prazo muito baixos no meu banco(CGD)

Vocês sabem se estas taxas podem ser negociadas? Ou será melhor investir noutro tipo de produto, OT´s ou certificados? Sou um bocado avesso ao risco, portanto não gostaria de me meter em fundos pelo menos para já....

Boas pessoal, gostava de aplicar algum capital, mas tou a ver os juros dos depósitos a prazo muito baixos no meu banco(CGD)

Vocês sabem se estas taxas podem ser negociadas? Ou será melhor investir noutro tipo de produto, OT´s ou certificados? Sou um bocado avesso ao risco, portanto não gostaria de me meter em fundos pelo menos para já....

Há um mês na CGD consegui 2,5%..e quase por favor, uma miséria.

Lol, a mim querem-me oferecer 1.8% [:D]...... e ainda fiquei a saber que vou começar a pagar anuidade do cartão de débito! [8b]

Se eles não oferecem a anuidade há sempre alternativas, por exemplo Ativobank. Tens de os pressionar um pouco. É óbvio que o dinheiro que tens ajuda à pressão.

A mim nenhum banco me cobra comissão de cartões nem de manutenção de conta. No dia que o fizerem fecho as contas e procuro alternativas. Então eles fazem o que querem com o meu dinheiro depositado e eu ainda lhes tenho de pagar?

Em relação a produtos, o de mais baixo risco são mesmo os depósitos a prazo. Obrigações de tesouro e os certificados [de aforro?] são divida público o que significa que tens o risco do emitente. Ou seja, se houver problemas o emitente pode não pagar parcial ou totalmente o dinheiro investido.

Quais os riscos de uma operacao deste tipo?

O risco par aos pequenos investidores é muito grande pois não se sabe quem vai gerir a empresa a seguir, não existe plano estratégico para o futuro, possivelmente deverão haver despedimentos etc.

É tipo jogar no euromilhões às cegas.

Última edição:
Se a dívida for renegociada o que acontece com os certificados do tesouro?

Certificados do Tesouro são risco Estado, logo em teoria podem levar um corte. Contudo, na prática, os Certificados do Tesouro acabam por estar mais protegidos deste efeito do que as Obrigações do Tesouro ou os Bilhetes do Tesouro. Isto porque os Certificados estão mais associados às poupanças das famílias, enquanto que as OTs e os BTs são produtos mais fortes nos investidores institucionais.

Voltar
Superior