Bolsa e investimentos

Ora bem, depois de algum tempo ausente da Bolsa, investi novamente.

Compei
BCP a 0,2135
BES a 1,44
e Santander a 6,68

Já á algum tempo.
Não diversifiquei de sector. Acho que neste momento a Banca a médio/longo prazo tem muito melhores probabilidades de vencer.

Vamos a ver! [;)]
E quem te vendeu essas ações acha que as perspetivas não são as melhores e que este preço de venda é um pico [:D]

É como tudo[:D]

Isto certezas nao ha...

Comprei no inicio da semana, tinha o dinheiro a render miseros euros em deposito a prazo.
Vamos ver no que da. A perspectiva é a longo a prazo. Nao me faz falta o dinheiro(espero eu) por um bom periodo de tempo.

Comprei porque os jurosda divida continuam a baixar(ou a tendencia é essa) os indicadores da nossa economia comecam a ser animadores, ha a possibilidadede em Maio sairmos da ajuda ou em programa cautelar, e comeca a haver fortes indicios de confianca em Portugal. E a banca é um dos sectores que pode beneficiar com isso.

BCP, reduziu os prejuizos e avisinha-se uma recuperacao boa durante este ano.

BES dos unicos que ultrapassou a crise sem ajuda do estado.

Santander porque é,para mim, dos mais solidos.

Mas isto é a minha visao, com poucos conhecimentos, do cenario.
Mas ha muitos cenarios possiveis[:D]

Por acaso ainda há uns dias o gestor aconselhou-me a comprar banif a 0,01 €. "Ah se subirem para 0,02 €" ganha o dobro". Pois, sim, mas para isso é necessário que valorize 100%. Milagres? [:D]
Não gosto de investir no sector financeiro. Mesmo nos fundos fujo dos que têm uma forte aposta neste sector.

Last edited:
Nunca tinha investido no sector financeiro. Mas neste momento, acho a melhor oportunidade. Acho... Que se tivesse vertezas tinha vendido ontem as do bcp[:D]

Por acaso ainda há uns dias o gestor aconselhou-me a comprar banif a 0,01 €. "Ah se subirem para 0,02 €" ganha o dobro". Pois, sim, mas para isso é necessário que valorize 100%. Milagres? [:D]
Não gosto de investir no sector financeiro. Mesmo nos fundos fujo dos que têm uma forte aposta neste sector.

Pois, mas não é impossível. As minhas do BCP já valorizaram 145%. E não vou vender nos próximos tempos!

Na minha opinião, as acções do sector financeiro português estão directamente dependentes da evolução dos juros da dívida. Os juros da dívida foram descendo nos últimos dias, e as acções subiram. Hoje aconteceu o contrário.
Vamos aguardar pelos próximos dias. A bolsa também precisa de respirar...
Se alguém tiver interesse em acompanhar os juros da dívida, pode consultar aqui: Portugal Government Bonds | Portugal Government Bonds Yields

Bem... depois de atingir 149% de valorização no BCP, em cerca de um ano, na 2ªF despachei-as todas....

...mas não resisti ao momento Bull, e guardei as mais valias e fui entrar outra vez no BCP tb na 2ªf, a um valor superior ao que tinha saído....
e essas vendi-as hoje após terem passado os 0.23.... já deu alguns euros...

E não satisfeito, antes de acabar o dia voltei a entrar a 0.225.... e espero vendê-las todas com lucro antes do fim de semana, que com isto da Crimeia não se sabe como vai ser 2ªf....

No fundo, o que quero transmitir é: se tiverem hipótese, ganhem uns trocos nestes dias!!!

Bolsa e investimentos

Eu sei que quem anda Bem informado em geral pela com. Social nacional e nao so,dedique 1 ou 2h a actualidade,jurors da divida e a Bolsa em si de acompanhar as variacoes diarias pode viver disso ate e diminui substancialmente os riscos pq a mts q n o fazem e dao dinheiro a ganhar a exemplos como o post de cima.

Mas ha que ter tempo gosto e algum dinheiro de parte :)

As unicas pessoas q eu conheco q p fazem a full time n precisam de ganhar dinheiro pois tem de sobra é mais um hobbie lol

Last edited:
Eu sei que quem anda Bem informado em geral pela com. Social nacional e nao so,dedique 1 ou 2h a actualidade,jurors da divida e a Bolsa em si de acompanhar as variacoes diarias pode viver disso ate e diminui substancialmente os riscos pq a mts q n o fazem e dao dinheiro a ganhar a exemplos como o post de cima.

As unicas pessoas q eu conheco q p fazem a full time n precisam de ganhar dinheiro pois tem de sobra é mais um hobbie lol

Não é beeeem assim...

Quantas vezes não sai uma notícia supostamente positiva e no dia a seguir o título cai? E o contrário também acontece.

A bolsa funciona à volta de um conjunto de factores, sendo neste momento a especulação o maior deles todos. E é isso que tento usar a meu favor, apesar de ser leigo na matéria procuro títulos que estejam abaixo do "valor real" da empresa (se é que isso existe mas pronto...) e invisto nelas. Mas tenho que admitir que quando as vejo no vermelho por muito tempo começo a stressar...No entanto até agora já levou com uma valorização de carteira de 18%.

Não é beeeem assim...

Quantas vezes não sai uma notícia supostamente positiva e no dia a seguir o título cai? E o contrário também acontece.

A bolsa funciona à volta de um conjunto de factores, sendo neste momento a especulação o maior deles todos. E é isso que tento usar a meu favor, apesar de ser leigo na matéria procuro títulos que estejam abaixo do "valor real" da empresa (se é que isso existe mas pronto...) e invisto nelas. Mas tenho que admitir que quando as vejo no vermelho por muito tempo começo a stressar...No entanto até agora já levou com uma valorização de carteira de 18%.

Exacto!
Não havendo informação privilegiada nem poder de influência sobre o mercado, no médio prazo ninguém bate o mercado, isto é, a rentabilidade individual no médio prazo tende a ser semelhante à do mercado como um todo.

Bem.. isto é que é cair...

Infelizmente estou a levar um pouco no pêlo, apesar das mais valias realizadas atempadamente...
É boa altura para reforçar carteiras ;)

Toda a gente sabia que a correcção vinha aí. Vamos ver é até onde é que ela vai e qual o suporte que vai servir de chão.

Ainda há muitas incertezas no rumo que isto vai ter. Veja-se as previsões furadas da Irlanda, a instabilidade no Leste Europeu e na América do Sul, o abrandamento da China, o receio que a bolha económica brasileira rebente e com ela a paz social, etc

E muitos dos que ganharam dinheiro a sério o ano passado fizeram mais valias reestruturaram a carteira. Basta ver a subida do ouro e comportamento dos restantes mercados não bolsistas.

A isto podemos ainda acrescentar a hesitação e retracção na típica entrada maciça em bolsa dos amadores que normalmente são responsáveis pela 2ª parte dos momentos ascendentes, aproveitando o impulso inicial dado por quem fecha posições curtas e por quem começa a por a carne no assador nos pontos de depressão.

Isto porque estamos a falar em grande parte:
- da classe / quadros médios que, actualmente, com os cortes nos salários e subidas do IRS mal têm dinheiro para fazer face às despesas correntes de cada mês, afastando por completo a hipótese de entra
- de quem decidiu brincar aos mercados há meia dúzia de anos atrás, com poucos ou nenhuns conhecimentos, na sua maioria através de balcões de instituições bancárias, sem acesso a plataformas de trading online em tempo real, e ficou queimado com as desvalorizações brutais que os nossos e outros títulos tiveram.

muito bom post

É o que dá fazer o trabalho de casa.

Isto não pode ser só espelhar as jogadas de quem me é próximo e já está nisto há mais de 20 anos.

Também tenho gosto em chegar lá pela minha cabeça ou de pelo menos começar a perceber qualquer coisa para poder ter uma opinião formada.

Agora é passar à análise técnica, pois continuo um burro a olhar para um palácio quando ele me mete os gráficos à frente, cheios de linhas adicionadas, com não sei quantas equações a testar a coisa.

Apesar de andar a brincar com o FX trade(OANDA) em commodities(pode-se até inserir apenas 20euros se se quiser), reparei que o Cobre bateu no fundo. Acham que isto vai subir ou continuar a descer?

[h=4]PSI 20[/h]
2.27
-5.3%​
ALTRI

0.0102
-1.92%​
BANIF

0.1695
-6.35%​
BCP

1.058
-5.54%​