citação:Originalmente colocada por pmct
Não tenho paranoia com a segurança, logo não me assusta o alto risco
A valorização dos fundos depende em larga medida do mercado de capitais, visto que são constituidos em boa parte por acções, quando não integralmente
Não te esqueças que alem da valorização da carteira tens tambem os dividendos
Por fim o meu objectivo é ter uma carteira forte que na pratica funciona como um fundo, com a diferença que corro todos os riscos e tenho todos os beneficios/prejuizos![]()
Não te estava apenas a dizer isto por uma questão de segurança.
Os fundos de investimento garantem uma rentabilidade, logo em fases de estagnação de mercados financeiros e contração de economias se mostram uma boa solução, as carteiras quando devidamente diversificadas se mostram bastante eficazes na redução do risco, contudo para teres um risco reduzido é necessario abdicar de rentabilidade, como tal podes não atingir uma rentabilidade tão elevada como a de um fundo a medio e longo prazo, nao obstante de conseguires no imediato taxas de rentabilidade potencialmente superiores.
Muitos lixaram-se com as privatizações da PT, EDP e Brisa, porque fizeram investimentos num longo prazo apenas nestes titulos. apenas te estava a alertar a compensar devidamente os teus investimentos para possiveis imprevistos, por exemplo para precaver um falhanco da opa BCP/BPI comprando titulos de ambos (em proporções que possibilitem melhores possibilidades de rentabilidade é claro).
E pra todo investimento na bolsa é preciso nunca ter medo de vender, mesmo que o objectivo do investimento seja a longo prazo.
EDIT: E um conselho sempre válido, as empresas tecnologicas(multimedias, dot.com, etc) andam sempre ao contrario das industrias de base (cimenteiras, construtoras, etc), convem sempre ao construir uma carteira equilibrada ter sempre titulos de ambas, para reduzir as perdas, sendo que as tecnologias são muito mais volateis que as de base