Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
Como ficará a situação para quem tem obrigações do bes?
Sim, obrigações do bes mesmo. Os accionistas já levaram na pá e ainda vai levar mais.Do BES mesmo? Ninguém sabe. Depende do que vai ser realmente ser feito, que também ninguém sabe...
Interessante a asituação adoptada. Não sei se existe legislação para isso, mas ng pode dizer que não é original.
A partir daí falta saber o que em concreto fica no BesB(om) e o que sai para o BesM(au).
O papel comercial do GES vendido aos balcões do BES aos particulares deve ir para o BesB dado que o VBento já disse que os assumia.
O problema será a restante divida aos institucionais, que creio que só poderá ir para o BesM, dado que se não fosse tinhamos o mesmo problema. E a tal recapitalização dos BesB só se compreende se o BesB tiver que suportar diversas verbas do GES. Se fossem só coisas boas - balcões, depósitos, créditos - não era necessária qq recapitalização.
Os acionistas ficam com o BesM uma espécie de banco liquidatário, q por sua vez ficará com as sobras da liquidação de todo o GES. Ainda existe relevante património para vender - Tivoli, resto da ESSaude, quintas no Brasil e em outro pais da América Latina, Comporta, ESProperti, pelo que os accionistas do actual Bes, amanhã BesM, poderão recuperar uma (pequena) parte do que investiram.
Brutal é pensar que há um ou dois meses atrás, milhares de investidores - particulares ou institucionais - meteram lá mil milhões, num Ac chancelado pelo BdP e em que no respectivo prospecto havia a referência expressa a gravissimos problemas contabilisticas, com imprevisibilidade das suas consequências.
Será engraçado ver a cotação do BesM caso continue a ser transaccionado em bolsa.
Segundo o Marcelo se o novo banco não conseguir na IPO garantir dinheiro para reembolsar na totalidade, será o fundo de resolução a arcar com o prejuízo...
No essencial, será uma mutualização da má gestão de um banco por todos os outros bancos... Eu preferia que só se chegasse a este ponto depois de converter as obrigações em capital, e no caso do BES há 11 mil milhões em obrigações que são os mais beneficiados nesta solução e geralmente são os investidores mais informados a seguir aos accionistas qualificados, seria mais justo sofrerem eles as percas... Mas tudo é melhor do que o modelo BPN..
Isso vai fazer com que os outros bancos participem na IPO. Até não está mal pensado.
Alguém que me explique porque é que a PT está a ganhar 2,59%? Está tudo louco...
Alguém é capaz de me ajudar nisto. Tenho um amigo que tem uma quanto considerável investida no BES, após algumas ameaças hoje deram-lhe finalmente alguma informação sobre o produto:
https://www.dropbox.com/s/ligq0quxurbiojp/3952_0001.pdf
Alguém sabe ao certo quem é o emissor destas obrigações e que esperança pode ter ele de receber de volta o dinheiro?
Correcção:
BANIF
Se criarmos este tipo de moral, que incentivo haverá no futuro para que as pessoas apostem nos bancos bem geridos de forma a que o próprio mercado se encarregue de eliminar os mal geridos?
No futuro, se os bancos bem geridos forem chamados a cobrir danos de bancos mal geridos, dá-se uma situação extremamente interessante: em vez de teres um banco regulador a fiscalizar (BdP) tens toda uma regulação por pares: todos os bancos escrutinam minuciosamente as contas e relatórios dos seus vizinhos, sem dúvida o melhor que pode acontecer para evitar repetições destas graçolas! []