Queria só deixar um aparte em relação a este comentário.. eu sei que investir em obrigações tem o seu risco, mas o BES andou a vender obrigações como se fossem depósitos a prazo, principalmente a pessoas mais idosas. Eu conheço 2 casos na família de pessoas que as compraram porque o gestor de conta disse que eram "totalmente seguras", ainda mais pelo facto de serem Senior (eles não faziam a mínima ideia do que era senior ou junior). Se é verdade que uma parte dos obrigacionistas sabe exactamente aquilo que comprou, também é bem verdade que houve burla e da grossa em milhares de situações iguais a esta que eu descrevi. Ora, uma pessoa nos seus 70 ou 80 anos que confia razoavelmente no seu gestor de conta, e ele aparece com uma proposta de 5% totalmente seguros em vez dos 2.5% ou 3% tradicionais, acho que é fácil cair na conversa, porque eles também usavam o argumento de que os juros eram maiores porque o vencimento era a 5 anos e não se podia "mexer" no dinheiro. Tem sentido...
Ainda por cima sendo o BES um banco com "boa reputação" na altura em que estas coisas ocorreram. Eles fizeram tanta porcaria que o cliente assinava a compra das obrigaçoes (num impresso similar a de um DP), e na maior parte dos casos só era informado da taxa, do vencimento e das datas de pagamento dos cupões. Em grande parte destas situações o banco nem sequer fornecia a ficha de produto a que está obrigado, que é uma coisa em inglês com 10 ou 11 páginas. Sei isto de fonte segura. Agora diz-me, achas justo que estas pessoas que no fundo foram quase burladas, tivessem prejuízo?