Bolsa e investimentos

No futuro, se os bancos bem geridos forem chamados a cobrir danos de bancos mal geridos, dá-se uma situação extremamente interessante: em vez de teres um banco regulador a fiscalizar (BdP) tens toda uma regulação por pares: todos os bancos escrutinam minuciosamente as contas e relatórios dos seus vizinhos, sem dúvida o melhor que pode acontecer para evitar repetições destas graçolas! [;)]

Não me parece. Então agora os bancos têm que ser reguladores e também têm que fazer de policias? Há entidades para regular, e há entidades para investigar crimes. No máximo, os outros bancos podem denunciar crimes. Mas se as autoridades não atuarem (como é o normal cá pelo burgo), vai dar ao mesmo.

Esta história dos outros bancos pagarem a falência de um banco, seria o mesmo que todas as padarias pagarem sempre que uma padaria for à falência. À partida não faz sentido nenhum...

Última edição:
Não me parece. Então agora os bancos têm que ser reguladores e também têm que fazer de policias? Há entidades para regular, e há entidades para investigar crimes. No máximo, os outros bancos podem denunciar crimes. Mas se as autoridades não atuarem (como é o normal cá pelo burgo), vai dar ao mesmo.

Se te pedissem para seres fiador de alguém, não te debruçarias mais sobre o assunto e não escrutinarias melhor a situação?

Se te pedissem para seres fiador de alguém, não te debruçarias mais sobre o assunto e não escrutinarias melhor a situação?

Se me pedissem, não seria fiador de concorrentes. Mas eles não estão a pedir, estão a obrigar. E até poderia debruçar-me mais sobre o assunto, e descobrir falcatruas e enviar denúncias para o Bando de portugal e para a justiça. Mas se depois eles não atuam, fico na mesma na m****. Não me parece justo passar a responsabilidade para os outros bancos quando eles não podem atuar, nem são eles os responsáveis pela regulação e pela justiça.

As acções do BES desaparecem definitivamente do índice PSI-20 na 2ª-feira...
Falta saber qual a empresa que a substitui.

Edd :)

Se me pedissem, não seria fiador de concorrentes. Mas eles não estão a pedir, estão a obrigar.

Óptimo! Se os meninos querem estatuto de "too big too fail", então também são demasiado poderosos para andarem de rédea solta. E nada melhor para fazer a revisão do que aqueles que de facto percebem do assunto: os pares.

A meu ver representa um injustiça fundamental... Há pessoas a receber 6, 7 ou 8% de juros de obrigações de um banco que apenas pagava essas taxas porque já tinha muitos problemas. Os investidores prudentes, depositaram em outros bancos a receber 1 e tal ou 2%... E agora vão, ainda que indirectamente ser esses a garantir o investimento de quem preferiu investir num mau banco.

Se criarmos este tipo de moral, que incentivo haverá no futuro para que as pessoas apostem nos bancos bem geridos de forma a que o próprio mercado se encarregue de eliminar os mal geridos?

A solução ideal para mim era os obrigacionistas levarem um haircut...

Queria só deixar um aparte em relação a este comentário.. eu sei que investir em obrigações tem o seu risco, mas o BES andou a vender obrigações como se fossem depósitos a prazo, principalmente a pessoas mais idosas. Eu conheço 2 casos na família de pessoas que as compraram porque o gestor de conta disse que eram "totalmente seguras", ainda mais pelo facto de serem Senior (eles não faziam a mínima ideia do que era senior ou junior). Se é verdade que uma parte dos obrigacionistas sabe exactamente aquilo que comprou, também é bem verdade que houve burla e da grossa em milhares de situações iguais a esta que eu descrevi. Ora, uma pessoa nos seus 70 ou 80 anos que confia razoavelmente no seu gestor de conta, e ele aparece com uma proposta de 5% totalmente seguros em vez dos 2.5% ou 3% tradicionais, acho que é fácil cair na conversa, porque eles também usavam o argumento de que os juros eram maiores porque o vencimento era a 5 anos e não se podia "mexer" no dinheiro. Tem sentido...
Ainda por cima sendo o BES um banco com "boa reputação" na altura em que estas coisas ocorreram. Eles fizeram tanta porcaria que o cliente assinava a compra das obrigaçoes (num impresso similar a de um DP), e na maior parte dos casos só era informado da taxa, do vencimento e das datas de pagamento dos cupões. Em grande parte destas situações o banco nem sequer fornecia a ficha de produto a que está obrigado, que é uma coisa em inglês com 10 ou 11 páginas. Sei isto de fonte segura. Agora diz-me, achas justo que estas pessoas que no fundo foram quase burladas, tivessem prejuízo?

Queria só deixar um aparte em relação a este comentário.. eu sei que investir em obrigações tem o seu risco, mas o BES andou a vender obrigações como se fossem depósitos a prazo, principalmente a pessoas mais idosas. Eu conheço 2 casos na família de pessoas que as compraram porque o gestor de conta disse que eram "totalmente seguras", ainda mais pelo facto de serem Senior (eles não faziam a mínima ideia do que era senior ou junior). Se é verdade que uma parte dos obrigacionistas sabe exactamente aquilo que comprou, também é bem verdade que houve burla e da grossa em milhares de situações iguais a esta que eu descrevi. Ora, uma pessoa nos seus 70 ou 80 anos que confia razoavelmente no seu gestor de conta, e ele aparece com uma proposta de 5% totalmente seguros em vez dos 2.5% ou 3% tradicionais, acho que é fácil cair na conversa, porque eles também usavam o argumento de que os juros eram maiores porque o vencimento era a 5 anos e não se podia "mexer" no dinheiro. Tem sentido...
Ainda por cima sendo o BES um banco com "boa reputação" na altura em que estas coisas ocorreram. Eles fizeram tanta porcaria que o cliente assinava a compra das obrigaçoes (num impresso similar a de um DP), e na maior parte dos casos só era informado da taxa, do vencimento e das datas de pagamento dos cupões. Em grande parte destas situações o banco nem sequer fornecia a ficha de produto a que está obrigado, que é uma coisa em inglês com 10 ou 11 páginas. Sei isto de fonte segura. Agora diz-me, achas justo que estas pessoas que no fundo foram quase burladas, tivessem prejuízo?

Tenho pena mas os outros n tem obrigacao de andar a pagar...pelos investimentos arriscados do vizinho. Como td na vida....

Todas as pessoas burladas que eu conheço tiveram sempre algum prejuízo.

Compreendo e estou a tentar ajudar uma pessoa amiga exactamente numa situação dessas... Não estando de fora a hipótese de se for caso disso exigir judicialmente responsabilidades também à pessoa que vendeu o produto porque no meu entender trata-se de uma burla autentica...

Mas mantenho a minha opinião.. Eu já fui burlado, como já fomos quase todos em coisas maiores ou mais pequenas e ninguém me indemnizou, mas tornou-se mais difícil enganarem-me uma 2ª vez com a mesma história, é como as cercas para o gado, quando apanham choque uma vez, tendem a afastar-se dela, se não houver choque acabam por saltar a cerca.. Enquanto andarmos todos convencidos que no final vem o dinheiro publico e salva tudo, vamos andar todos a pisar o risco da imprudência, tanto clientes, como gestores de conta, investidores institucionais, bancos, etc.. E nesse cenário, por muita regulamentação que exista, por muita supervisão que exista, os bancos vão continuar a rebentar nas barbas do governador do BdP, da CMVM e do governo uns atrás dos outros, como tem acontecido de resto, porque existem incentivos reais ao risco excessivo..

Voltar
Superior