Bolsa e investimentos

As acções da PT cotadas em Bolsa dificilmente dão para coisa alguma pois já não estas que reflectem o negocio de telecomunicações em Portugal. São um mero veiculo com uma participação de 25% na OI + 12 Opção compra + 900M de Buraco do Bes

Isto hoje está espectacular... :(

Ok, finalmente acredito que a nossa bolsa é uma palhaçada...

NOTA: não estou a perder nada de especial (<100eur) mas a minha desilusão tem que ver com a estupidez que são os movimentos da nossa bolsa.
Sem dúvida o short selling devia ser banido, pois assim não há um mínimo de credibilidade...

Drifting, a pressão dos longos a largar as ações que têm em carteira é maior que a pressão dos shorts.

Tens vários exemplos recentes de que banir o short selling em nada impede a continuação das quedas.
E um desses exemplos remonta a 2008 em plena crise financeira nos EUA.
Foi precisamente após banirem o short-sell que a bolsa mais caiu no crash de Setembro/Outubro de 2008.
Outros exemplos existem mas agora não há tempo :)

Para "o longo prazo", qual a melhor opção para fazer short selling de índices ?

ETF ou o tradicional Vender e Comprar lá em baixo através de CFD's ?

Alguém tem experiência.

Tens ETFs nos quais entras longo mas estás a apostar na queda de um determinado activo.
Um que se tornou bastante conhecido do grande publico, ao longo dos últimos 6 anos, é o SKF.

Basicamente o SKF procura, numa base diária, obter o dobro da performance inversa de determinado benchmark. No caso especifico do SKF, o benchmark é o DowJones Financial Index: um index composto por várias acções de bancos e empresas financeiras.

Existe é aqui um problemazito.
Os ETFs como o SKF, no longo prazo, tendem para zero.
E não tem a ver com comissões ou com o facto da bolsa subir ou cair no longo prazo. Tem simplesmente a ver com matemática.
A utilização destes activos, deve estar restrita a uma utilização de curto prazo.

Os CFDs têm igualmente as suas vantagens e desvantagens. Não são instrumentos destinados ao longo prazo devido ao juro cobrado diariamente pelas posições sem aberto.

Mas pergunto? Qual é mesmo o objectivo de ficar short no longo prazo?
A forma mais difícil de ganhar dinheiro é a shortar. Se nem os pros o conseguem em grande parte do tempo, quanto mais os amadores :)

Eu costumo dizer:
"Se não conheces bem o suficiente o instrumento em que te estás a meter, então fica fora."

Pastis, ainda tens as acções da PT ou conseguiste despachá-las a tempo? [:p]

Estou limpinho do pecado capitalista. Estive só 1 semana dentro. Saí a zeros: não perdi nem ganhei.[:D]
Não tenho perfil para dormir com carteiras de ações.
Eu para estar nisso tinha que ser a tempo inteiro.

Tens ETFs nos quais entras longo mas estás a apostar na queda de um determinado activo.
Um que se tornou bastante conhecido do grande publico, ao longo dos últimos 6 anos, é o SKF.

Basicamente o SKF procura, numa base diária, obter o dobro da performance inversa de determinado benchmark. No caso especifico do SKF, o benchmark é o DowJones Financial Index: um index composto por várias acções de bancos e empresas financeiras.

Existe é aqui um problemazito.
Os ETFs como o SKF, no longo prazo, tendem para zero.
E não tem a ver com comissões ou com o facto da bolsa subir ou cair no longo prazo. Tem simplesmente a ver com matemática.
A utilização destes activos, deve estar restrita a uma utilização de curto prazo.

Os CFDs têm igualmente as suas vantagens e desvantagens. Não são instrumentos destinados ao longo prazo devido ao juro cobrado diariamente pelas posições sem aberto.

Mas pergunto? Qual é mesmo o objectivo de ficar short no longo prazo?
A forma mais difícil de ganhar dinheiro é a shortar. Se nem os pros o conseguem em grande parte do tempo, quanto mais os amadores :)

Eu costumo dizer:
"Se não conheces bem o suficiente o instrumento em que te estás a meter, então fica fora."

Por isso escrevi longo prazo com as devidas "aspas".

Para não haver confusão com "longo" = apostar nas subidas e com "longo" = distância temporal.

Basicamente, o que eu queria saber é se alguém tem experiência a nível de custos associados, entre manter um ETF que aposte na queda dos mercados (vamos extrapolar), durante uns dias / semanas / poucos meses, e um CFD para o mesmo prazo, sem ter de andar a abrir e fechar posições diariamente neste último.

É óbvio que tudo o que aposta na queda dos mercados tende para zero e no caso dos CFD's podemos falar mesmo em terrenos negativos.

Mas perante o cenário que está montado, também é provável que quem aposte na queda dos mercados tenha maior retorno que os touros.

Engraçado que esta pior fase dos mercados financeiros, ocorreu dps do Costa ganhar as eleições.[:D]

Dito isto um dito administrador de excelência, com ligações ao Bes, CEO da maior empresa Portuguesa, é mesmo o António Mexia.

Por isso escrevi longo prazo com as devidas "aspas".

Para não haver confusão com "longo" = apostar nas subidas e com "longo" = distância temporal.

Basicamente, o que eu queria saber é se alguém tem experiência a nível de custos associados, entre manter um ETF que aposte na queda dos mercados (vamos extrapolar), durante uns dias / semanas / poucos meses, e um CFD para o mesmo prazo, sem ter de andar a abrir e fechar posições diariamente neste último.

É óbvio que tudo o que aposta na queda dos mercados tende para zero e no caso dos CFD's podemos falar mesmo em terrenos negativos.

Mas perante o cenário que está montado, também é provável que quem aposte na queda dos mercados tenha maior retorno que os touros.

A minha resposta vem no seguimento do post do Rasec, quando ele pergunta "ETFs para short selling? Queres explicar isso?"

Apenas estava a indicar que existem ETFs que permitem apostar na queda sem ser necessário entrar short nos mesmos.
Não era uma resposta directa à tua pergunta.
Dei o exemplo do SKF, que é um leverage ETF onde entras longo mas estás efectivamente a apostar na queda.
De seguida alertei para o facto desses ETFs não replicarem correctamente o benchmark.
O facto de teres referido que querias um instrumento para o "longo prazo", levou-me a sugerir algum cuidado na escolha do mesmo tendo em conta que alguns ETFs que por aí existem não fazem exactamente aquilo que se propõem e isso é mais evidente quando os tens em carteira durante demasiado tempo.

De facto, talvez não me tenha expresso correctamente.

As vantagens de um CFD são claramente a alavancagem que proporciona. Mas vários brokers cobram-se bem em termos de juros diários para manter uma posição de CFDs.

Não faço ideia se vais shortar um índice ou uma acção especifica. Para um índice não recomendaria nem ETF nem CFD.
No caso dos indices, futuros são na maioria dos casos a opção mais económica mas se for para manter durante muito tempo é preciso equacionar o "cost of carry".

Por exemplo, um contrato de futuros do S&P 500 dá-te uma exposição de cerca de 95000 USD. Para abrir e fechar a posição gastas menos de 10 USD.
Replicando através de CFDs, e assumindo um spread entre 0,5 e 1 ponto, gastarias entre 25 a 50 USD para abrir e fechar, mais os juros diários para manter.
Tentando fazer a mesma aposta através do ETF SPY (replica o S&P 500) gastarias facilmente mais de 100 USD para abrir a posição e mais 100 USD para fechar.

Agora, tudo isto irá depender obviamente dos custos do teu broker para a negociação de cada um destes activos e o prazo em que prevês manter a posição.
Sem estas variáveis é complicado auferir qual é o activo mais barato para o que desejas.

Por último, talvez tenha dado uma ideia errada na resposta anterior mas não era meu objectivo dizer que estás errado na análise que fazes, quando achas que as quedas vão continuar.
Não tinha como objectivo estar a defender qualquer posição sobre o comportamento do mercado no curto prazo.

Última edição:
Podes especificar? Olha que isso tem um nome feio...
Basta olhar para o mercado nas últimas semanas, não é preciso especificar nada. E os resultados de Q3 ainda não saíram de quase nenhuma empresa mas é sabido que foi um trimestre fraco nos EUA. Obviamente que não te consigo dizer qual a extensão.

Como já disse antes eu ganho mais com um mercado em bear por isso até fico contente com esta queda.

Basta olhar para o mercado nas últimas semanas, não é preciso especificar nada. E os resultados de Q3 ainda não saíram de quase nenhuma empresa mas é sabido que foi um trimestre fraco nos EUA. Obviamente que não te consigo dizer qual a extensão.

Como já disse antes eu ganho mais com um mercado em bear por isso até fico contente com esta queda.

Já não és a primeira pessoa que ouço a dizer isso.

Ainda no outro dia contactei com um conhecido e veio à baila o tema "investimentos".

Disse que liquidou a carteira toda a "meio" do ano, quando começou a "euforia" dos aumentos de capital, e desde então só tem três produtos em carteira - certificados, ETF Russia Bear 3X (...) e CFD para shortar BES, PT e/ou PSI.

Está com uma rentabilidade líquida de +/- 40% :sh)

Agora é só deixar os lucros correr e que os trailing stops fazem o resto.

Naquele momento só pensei... porque é que não fiz o mesmo [8b]. É que nenhuma destas opções pode ser considerada "brilhante". :sh)

Pelo contrário, parecem-me todas maneiras óbvias de ganhar dinheiro, mesmo para "principiantes".

Alguém me sabe indicar um software gratuito por período ilimitado, que permita fazer short e que tenha as acções do PSI20/PSI Geral? Conta de demonstração, claro.

Voltar
Superior