Rasec
New member
A minha é diversificar.A minha estratégia é apostar em empresas que acredito, ideias boas, qualidade, inovação.
Empresas que acho que vão superar o mercado nos próximos anos.
Aposto nelas como se fossem minhas.
Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
A minha é diversificar.A minha estratégia é apostar em empresas que acredito, ideias boas, qualidade, inovação.
Empresas que acho que vão superar o mercado nos próximos anos.
Aposto nelas como se fossem minhas.
Qualquer uma.
Só depende da cotação a que compras, e dos dividendos que venha a
distribuir.
Imagina o BCP.
Se comprares hoje a 0,07€, e daqui a 10 anos distribuir 0,07€ por
acção, estás com 100% de dividendos.
Errado. O verdadeiro investidor quer saber é qual o dividendo que a acção paga. O resto não lhe interessa. O resto é especulação.Estás com um pensamento de especulador, e não de investidor.
O investidor só quer saber da cotação em dois momentos:
- Quando compra
- Passados muitos anos, quando quiser vender
[]
Errado. O verdadeiro investidor quer saber é qual o dividendo que a acção paga. O resto não lhe interessa. O resto é especulação.
Nop! Nem pensar! Desculpa lá mas nunca penses assim! Se queres investir em acções que pagam dividendo obrigatoriamente tens de olhar muitos anos para a frente. E muitos é mesmo muitos
Repara, imagina que compraste à três anos uma acção por 8€ e ela pagou nesse ano um dividendo já liquido de 40 cêntimos. Essencialmente para pagares a tua acção precisas que a distribuição de dividendos se mantenha assim ao longo de vinte anos, e então tens a tua acção paga. Isto é a teoria por trás do indicador PER, ou price earning ratio como queiramos.
Agora imagina que a tua acção se chama PT, compraste-a a 8€ e ela neste momento vale 0,70€. Sentes na pele não é? O melhor dividendo do PSI 20 passou a ser uma junk stock para os investidores.
Investiste 8€ iniciais, recebeste 40 cêntimos. No ano a seguir recebeste 32.5 cêntimos brutos, este ano quase nada (10 cêntimos brutos) => falta-te cerca de sete euros para recuperar o investimento, e ele neste momento vale 0,70 = > Perda potencial de aproximadamente 6.30€ por acção.
Atenção - isto não é para ser punitivo. Investir em acções na perspectiva do dividendo implica formalmente ver as contas e o plano de negócios com um detalhe bastante profundo.
Enquanto isso relativamente a barris de petróleo, acerca da tal pergunta se 50$ barril é caro ou barato:
Goldman: Petróleo tem que cair para 40 dólares para travar produção de xisto betuminoso - Petróleo - Jornal de Negócios
Más noticias para 3/4 dos produtores ... pena não se reflectir na conta na hora de abastecer ...
Errado. O verdadeiro investidor quer saber é qual o dividendo que a acção paga. O resto não lhe interessa. O resto é especulação.
Seja em que altura for, tu não podes fazer as decisões de investimento ou desinvestimento com a cotação de há 10 anos atrás. Daqui a 10 anos terás que olhar para a cotação do momento, olhar para o potencial de evolução e para os dividendos e tomar uma decisão com base nesses valores.
Decidir com base em valores passados leva apenas a erros.. O mais comum deles é ver as pessoas a "baixar o preço médio" de um titulo, que dito desta forma pode parecer uma óptima ideia, mas de uma forma pragmática significa simplesmente: investir ainda mais num negócio que está a correr pessimamente..
A minha é diversificar.
Epá tu escreves tanto!!! [Não leste nada do que eu escrevi para trás, pois não?
Ora confessa lá...
Epá tu escreves tanto!!! []
Mas refaço a frase, fui demasiado radical: um dos indicadores mais importantes será o dividend yeld, não sendo o único.
...Por outro lado, estás a fazer um erro de raciocínio.
Imagina que paga 10% a 1€.
Como paga bem, gera interesse, e valoriza. Como disseste, e bem,
chega aos 2€, e deixa de ser tão atractiva, e perde valor. Mas, o
inverso também acontece. Porque perdeu valor, ficou mais interessante
em termos de dividendos, e volta a ter procura e a gerar interesse.
...
[]
Não é erro nenhum de raciocínio. É a constatação de que a cotação incorpora sempre o dividendo esperado.
Pronto pronto não batas mais. Ainda bem que concordas comigo!Pois... se tivesses lido saberias que estás a dizer o que já foi dito nas
últimas páginas.
[]
Aliás, toda esta discussão das últimas páginas parte precisamente do
pressuposto de se estar a falar sobre investimentos baseados em
dividendos. Ou seja, estás a repetir a premissa da discussão.
Não me digas que estás a falar da cotação que é ajustada quando é aprovado
um dividendo?
Ninguém está aqui a falar disso. Estamos a falar de investimento, e não de
andar a comprar acções para ir buscar dividendos, para depois vender. Aí
sim, é ridículo, porque assim que um dividendo é aprovado a cotação fica a
incorporar logo esse dividendo, pelo que irias pagar também o dividendo.
...
A cotação de longo prazo também incorpora a política de dividendos, ou achavas que não?!
Referia-me apenas ao mercado accionista.
Como é obvio, no global dos investimentos, tenho tudo diversificado.
E devo dizer também que não é nisto (mercado financeiro em geral) que se ganha dinheiro; não passa de um "cofre" para guardar o excedente de liquidez de outros investimentos.
Lê o que está nas reticências e que cortaste na citação...
[]
Qualquer uma.
Só depende da cotação a que compras, e dos dividendos que venha a
distribuir.
Imagina o BCP.
Se comprares hoje a 0,07€, e daqui a 10 anos distribuir 0,07€ por
acção, estás com 100% de dividendos.
Ou então, imagina que compraste acções da Apple nos anos 80...
[]
Mas sim, como disse o Axxantis, eram valores arredondados para as
contas serem fáceis.
E sim, como disse o Rasec, encontra-se. Até se consegue mais que 10%.
E depende de dois factores:
- risco
- conseguir aproveitar um crash para comprar com uma cotação baixa
De qualquer modo, relembro mais uma vez:
Estou a falar de investimento. Ou seja, comprar para ficar com as acções
durante muuuuuuuitos anos. Não estou a falar de especulação (comprar
para vender, e ganhar na diferença).
Atenção! Se fosse assim toda a gente era multimilionário. []
Vamos ver o seguinte: O que é preciso para o BCP entregar um dividendo de 0.07 cêntimos por acção.
Resposta: O BCP tem 19707.2 Milhões de acções admitidas. Então fazendo a conta 0.07*19707200000 =1379504000.
Conclusão: Pressupondo uma taxa de distribuição dos dividendos de 100%, para o BCP entregar um dividendo de sete cêntimos aos seus accionistas, precisaria de produzir resultados líquidos após impostos no valor de 1379 Milhões de euros. Se a taxa de distribuição dos dividendos fosse 50% iria precisar de fechar contas com resultados líquidos de 2759 Milhões de euros.
Nos primeiros 9 meses produziu cerca de 90M€ de resultados negativos. No plano de negócios deveria no quarto trimestre voltar aos lucros. Mas tem levado tanta "coça" nas últimas sessões que quase de certeza que o fim de 2014 não vai cumprir com o plano. Antes de se pensar nos tais 2000M€, ainda é preciso conseguir chegar aos 200M€ e antes ainda é preciso chegar aos 20M€. ... não é fácil decidir! [kiss]