Bolsa e investimentos

Não param de subir, assim como as bolsas mundiais. Não percebo...

Provavelmente os investidores pensaram:
- Já se livraram do lixo, agora já vão conseguir pagar o que devem.

Provavelmente não sabem que neste momento a PT SGPS é nada mais
que a OI... e que a OI não tem um futuro risonho, com ou sem PT, e
mesmo sem a RIO FORTE...

EDIT:
A parte das bolsas mundiais tem a ver com a notícia de ontem do BCE.

O projecto OI\PT era um projecto que nunca faz sentido desde o inicio, apenas apareceu por questões politicas e para cumprir os desejos dos bem pensantes e dos tudólogos do nosso pais.. A PT tinha uma agenda muito própria com interesses tudo menos empresariais, e a OI era uma empresa sobre-endividada e com uma estrutura no seu mercado principal a mostrar sinais de obsolescência elevada, pelo que precisava de capital urgentemente para poder investir no seu mercado e não perder o comboio das novas formas de estar num mercado de telecomunicações (triple\quadruple play, fibra, etc...).. Isto fazia com que a OI não tivesse qualquer interesse em investir nas operações da PT em Portugal ou nos países de língua Portuguesa e um grande nível de endividamento que também havia nessas operações juntamente com rentabilidades decrescentes tornava o interesse cada vez menor..

Ora, o casamento já era sem amor e a juntar a isso a fabulosa gestão Granadeiro\Bava resolveu dar uma enorme facada nas costas com o enterrar de quase mil milhões no grupo de um dos sócios da empresa.. O que apenas contribuiu para mais uma série de problemas de relacionamento e representou um aumento ainda maior das necessidades de capital do grupo.

Chegado a este ponto, nesta AG havia 3 cenários em cima da mesa:

- Chumbava-se a venda, tornava-se uma fusão que já está a ser penosa num jogo de desvalorização acelerada do grupo, com fuga de investidores, falta de capacidade para participar no processo de consolidação do mercado brasileiro, etc.. etc... E sem qualquer garantia que após a conclusão total da fusão a PT Portugal não fosse posta à venda, ai sem necessidade de aprovação por parte da PT SGPS.

- Invocava-se questões legais para reverter a fusão: O que além do brutal risco de litigancia na justiça brasileira, obrigaria de imediato a aumento de capital e à necessidade de refinanciar uma divida brutal de 7 ou 8 mil milhões que a PT transferiu para a OI. Uma operação destas com uma base accionista que demonstrou claramente ao longo dos anos que apenas estavam na PT para a usarem como um instrumento para outros interesses, teria tudo para dar muito errado.

- A ultima hipótese era vender a PT Portugal e entrega-la a alguém com interesse no negócio das telecomunicações, ao mesmo tempo injectar uma quantidade significativa de dinheiro na OI que lhe permite competir no mercado brasileiro, ganhar dimensão, ganhar vantagens competitivas e esperemos que lhe permita melhorar a rentabilidade. Por fim, com esta decisão de uma vez por todas remete-se a base accionista da PT SGPS e a sua administração ao papel de observadores externos e não de intervenientes, o que só por si é uma brutal mais valia..

Como é óbvio, com a decisão que foi tomada, os accionistas da PT SGPS (em breve accionistas da OI) têm tudo para esperar melhores desempenhos que os dos últimos meses...

A Oi perdeu em bolsa nos últimos meses muito mais que a perda da Rio Forte. Para se ter uma ideia, a PT em 2010 pagou cerca de 4 mil milhões de euros pela posição que tem na OI e neste momento essa posição só vale 400 milhões (ou seja, perdeu 90%!!!!!)

E tal queda deve-se (também) ao facto da forte probabilidade da OI falir, que era enorme em caso de não venderem a PT Portugal. Basicamente esta última vai fazer subsistir (pelo menos por mais algum tempo) todo o grupo.

Quanto à fusão, era um autêntico flop desde o primeiro dia. Sinergias de quê?

E, para piorar, a OI era como a PT lá do sítio, servia para pedir empréstimos para pagar dividendos aos seus accionistas que tanto precisavam. Com a agravante em termos operacionais funcionava muito pior que a PT.

A reversão parece possível mas isso iria obrigar, provavelmente, a um aumento de capital (que accionistas como Novo Banco, Ongoing, Oi, Visabeira, Controlinveste, etc) não devem t€r e, para empresas como a Ongoing e Visabeira, a perde de interesses no mercado brasileiro.
Acredito sinceramente que era o melhor para a PT SGPS mas não era o melhor para os accionistas de referência, que como ficou demonstrado nos casos GES e PT, o seu interesse pode não coincidir com os da empresa, apesar de eles serem os "donos"

Parte de um artigo interessante:
Zeinal vai, Oi já foi, PT está indo

"A gazela PT tem de dar a volta ao elefante Oi e não ser esmagada por ele" - Telecomunicações - Jornal de Negócios

Qual é a vossa perspectiva da bolsa portuguesa para este ano? Por exemplo investir num fundo de acções portugal (santander) que o ano passado perdeu 18%? Agora só pode subir, ou isto ainda vai cair mais?

Sorte foi quem investiu no fundo acções EUA, num ano valorizou 20%...

Qual é a vossa perspectiva da bolsa portuguesa para este ano? Por exemplo investir num fundo de acções portugal (santander) que o ano passado perdeu 18%? Agora só pode subir, ou isto ainda vai cair mais?

Sorte foi quem investiu no fundo acções EUA, num ano valorizou 20%...

Honestamente, numa carteira de investimento equilibrada, nunca aconselharia a investir mais de 10 a 15% no mercado nacional. Neste momento é um investimento puramente especulativo, a economia Portuguesa tem problemas herculeos para resolver, que após as eleições podem ter que ser resolvidos em condições de estabilidade politica muito menos favorável.. Depois há o facto de o mercado ser minúsculo, e com uma gestão pouco transparente.. Como 2014 bem demonstrou, basta praticamente uma pessoa para arrasar mais de 30% o índice da bolsa nacional, num ciclo completamente contra a corrente internacional, algo que é impensável em qualquer bolsa de uma economia desenvolvida.

Como é óbvio grandes riscos podem proporcional grandes ganhos... Ou grandes perdas...

Honestamente, numa carteira de investimento equilibrada, nunca aconselharia a investir mais de 10 a 15% no mercado nacional. Neste momento é um investimento puramente especulativo, a economia Portuguesa tem problemas herculeos para resolver, que após as eleições podem ter que ser resolvidos em condições de estabilidade politica muito menos favorável.. Depois há o facto de o mercado ser minúsculo, e com uma gestão pouco transparente.. Como 2014 bem demonstrou, basta praticamente uma pessoa para arrasar mais de 30% o índice da bolsa nacional, num ciclo completamente contra a corrente internacional, algo que é impensável em qualquer bolsa de uma economia desenvolvida.

Como é óbvio grandes riscos podem proporcional grandes ganhos... Ou grandes perdas...

Não, seria para investir muito menos do que isso.
A questão é que depois da bronca di bes e da PT, isto ainda irá cair mais, ou se será boa ideia entrar agora no fundo "em baixo" na perspectiva que irá valorizar.

Ou se o fundo acções EUA será uma melhor alternativa, mesmo tendo valorizado 20% em 2014.

Eu não me expliquei bem. Quando falei em 10% estava a falar da carteira de investimentos ligados aos mercados financeiros.

Quanto à pergunta a verdade é que tal como há 1 ano atrás existem muitas empresas com um potencial de valorização brutal, não seria nada de anormal se o PSI20 subisse 30% ou mais.. Mas existem muitos riscos que se se vierem a materializar podem arrastar ainda mais para baixo. A começar pelas eleições que podem colocar um cenário de ingovernabilidade...

Honestamente com o BCE a intervir acho que o mercado europeu tem tudo para subir, mas eu investiria em fundos mais europeus, ou mesmo em índices como o Eurostoxx50, do que na bolsa portuguesa.

Qual o melhor site para acompanhar o valor das ações em Portugal e lá fora ?
Gostava de conhecer melhor este mercado, para posteriormente investir nele!
Obrigado desde já![;)]

Mto haveria para escrever sobre os recentes acontecimentos económicos.

Limito-me a uma questão mais mundana.

Nos últimos quinze dias tem havido uma substancial diferença na performance de pelo menos 2 fundos de investimento em acções nacionais.

O Santander acções PT, subiu 2,9%. O BPI acções PT subiu 1,3% - No mesmíssimo período.

A explicação pode estar na eventualidade destes terem limitações à compra de acções do BPI que é o titulo que mais tem subido por causa da opa.

Pessoal, vou mudar o meu banco em Portugal, já chegou a hora de mandar o BCP à fava.

O objectivo é ter o meu fundo de emergência num DP, o resto em ETFs e depois ter uma conta à ordem só para as minhas despesas do dia a dia quando vou a Portugal.

Entre BEST, Invest, BIG e Activo, o que acham?

Estou um pouco inclinado para o Invest, boas taxas nos DPs, boa oferta de ETFs e para mim o melhor design em termos de site dos 4. Também me agrada que seja completamente independente.

Pessoal, vou mudar o meu banco em Portugal, já chegou a hora de mandar o BCP à fava.

O objectivo é ter o meu fundo de emergência num DP, o resto em ETFs e depois ter uma conta à ordem só para as minhas despesas do dia a dia quando vou a Portugal.

Entre BEST, Invest, BIG e Activo, o que acham?

Estou um pouco inclinado para o Invest, boas taxas nos DPs, boa oferta de ETFs e para mim o melhor design em termos de site dos 4. Também me agrada que seja completamente independente.

Tenho BIG e estou satisfeito. No entanto saliento que nenhum deles me parece particularmente indicado para ter como banco único. Para investir, sim. Muita simplicidade e gestores que me parece que até percebem da poda.

Voltar
Superior