Bolsa e investimentos

No site diz que não posso perder mais do que o saldo.
Em que ficamos?

Na minha opinião, podes perder mais que o saldo. Vamos imaginar o caso recente da Volkswagen, que há uns dias abriu em perda de 22%.
Caso estivesses alavancado longo em 1:10x, nessa abertura estarias a perder o dobro da tua alavancagem.
Caso não tivesses mais saldo (imaginado que estavas totalmente alavancado, sem qualquer saldo disponível) a corretora accionava logo o fecho da tua posição. Logo ficavas com uma dívida perante a corretora.
Este é o grande problema das alavancagens. Multiplica os lucros e as perdas...

O stop loss funciona para situações "normais", em que a acção perde valor gradualmente. Para casos como o da VW, em que a empresa perde 20 ou 30 % da noite para o dia, não há stop loss que te valha.
Confesso que não sei como as corretoras da bolsa funcionam, mas nos sites de apostas de trading (que funciona basicamente como a bolsa), não podes mesmo perder mais do que o que tens na conta. Ou seja, o próprio site não te deixa ter em risco mais dinheiro do que aquele que tens na conta. Porque isso de ficar a dever dinheiro é muito bonito, mas depois é sempre um bico de obra para o cobrar...

Eu acredito que não perca mais do que o que lá investiu porque a maior parte destas empresas nem sequer chega a fazer as transações, funcionam sim como casas de apostas. O cliente diz que sobe, se subir paga-se a diferença, se descer ficam com o lucro por inteiro. Se assim não fosse nem uma semana duravam! [:D]

Já li, não só no site, como em outros sítios, que no limite...vai-se o saldo da conta. Nunca mais do que isso.
Nem sei como poderia... na conta demo (pelo menos) nem sequer se dá dados/documentos suficientes para me poderem identificar/obrigar a pagar alguma coisa.

A questão é que ainda não percebi basicamente...o que eles ganham em suportar a alavancagem.
Os gajos dão-me 25€ de entrada, com isso consigo comprar, sei lá, 50 barris de petróleo (exemplo)
Estão a 40USD, comprei 50...gastei 2000USD em petróleo. Se subir 1%, ganho 200USD, se baixar 1%...os no limite vão à vida os 25. O que ganham os gajos em suportar esta alavancagem??

Ninguém usa isto?

Já li, não só no site, como em outros sítios, que no limite...vai-se o saldo da conta. Nunca mais do que isso.
Nem sei como poderia... na conta demo (pelo menos) nem sequer se dá dados/documentos suficientes para me poderem identificar/obrigar a pagar alguma coisa.

A questão é que ainda não percebi basicamente...o que eles ganham em suportar a alavancagem.
Os gajos dão-me 25€ de entrada, com isso consigo comprar, sei lá, 50 barris de petróleo (exemplo)
Estão a 40USD, comprei 50...gastei 2000USD em petróleo. Se subir 1%, ganho 200USD, se baixar 1%...os no limite vão à vida os 25. O que ganham os gajos em suportar esta alavancagem??

Ninguém usa isto?

Pensa lá um pouco. Como é que gastas 2000 dólares se o teu saldo é de apenas 25? É porque a entidade permite um descoberto através da alavancagem. Quem é que pensas que terá de pagar a alavancagem?

Na betfair por ex, eles não permitem isso. Se nesse caso permitem, alguém suporta as perdas. Claro que 99% do pessoal vai perder o dinheiro que lá mete, e isso mesmo assim deve dar para compensar os que ganham...

Provavelmente, e sem nunca ter usado a plataforma, as margens overnight exigidas devem ser bastante superiores à margem intraday.
Desta forma protegem-se, embora nunca na totalidade, contra eventuais derrapagens das cotações.

Exatamente por isso é que estou a perguntar como é possível "não perder mais do que o que está na conta" como diz no site!

Em resposta às várias questões que colocaste:

1º - A questão é fácil de perceber... Quando as cotações vão evoluindo de forma linear, eles fecham-te as posições. Nunca perdes mais do que o que investes. Contudo há situações anómalas de mercado em que um negócio se dá a um preço e o negócio seguinte pode ser com grandes diferenças, há empresas que as vezes fecham na 6ª a um preço e abrem na 2ª feira a desvalorizar mais de 20%... E ai, se estás com alavancagem, o prejuízo pode ultrapassar o teu saldo real. É fácil de perceber isto..

Se eles dizem que nunca perdes mais do que o investido, é porque eles têm alguma espécie de politica interna em que assumem esse prejuízo. Mas convém ler as letras pequenas.

2º - O que é que eles ganham com isso? Ganham juros e comissões de transacção maiores.

Melhor ainda, sacam-te o dinheiro mais depressa... Porque na esmagadora maioria das novas corretoras online tu não compras e vendes acções, o que tu negoceias são CFD's (googla o que é um CFD se estiveres interessado, porque a explicação é extensa e técnica).. Grosso modo tu não estás a comprar, nem a vender nada na bolsa, quando tu compras é a corretora que te está a vender e quando vendes é a corretora que está a comprar, já que eles são a contraparte desses CFD's.. Por isso, como podes imaginar eles têm um brutal conflito de interesses, já que quanto pior for a tua performance, mais depressa o teu dinheiro passa para o património deles. Por isso é que eles te oferecem todo o tipo de "armadilhas" para tu te espalhares ao comprido... Uma dessas armadilhas são as alavancagens enormes, que fazem com que com pouco saldo real, possas fazer investimentos em bolsa de milhares de euros... Na realidade isso só serve para que eles fechem as tuas posições à mais pequena tremideira do mercado e o teu dinheiro real passe para o saco deles...

Viva,

o mercado de acções tem-me atraído bastante, contudo, tenho toda a noção que ainda não tenho experiencia suficiente para me aventurar.

Algum de vós me pode sugerir cursos/CET/workshops sobre o tema (pagos ou nao)? quanto mais a sul do país melhor.

Cumprimentos,

Estou a pensar investir no Euro Stoxx 50.

Só me preocupa o sector automóvel, pelas últimas notícias, mas também o grupo vag é o que tem menos peso. Alguns conselhos?

Estou a pensar investir no Euro Stoxx 50.

Só me preocupa o sector automóvel, pelas últimas notícias, mas também o grupo vag é o que tem menos peso. Alguns conselhos?

Investir em stocks individuais ou num ETF/Fundo? Pessoalmente cada vez gosto menos de ETFs/CEFs e mais de comprar qualidade em vez de comprar em bulk. Em vez de comprar um ETF dessas 50, compras as 20 melhores empresas do pacote [;)] .

Investir em stocks individuais ou num ETF/Fundo? Pessoalmente cada vez gosto menos de ETFs/CEFs e mais de comprar qualidade em vez de comprar em bulk. Em vez de comprar um ETF dessas 50, compras as 20 melhores empresas do pacote [;)] .
Basicamente será um ETF das 50 melhores empresas da europa.

Basicamente será um ETF das 50 melhores empresas da europa.

Longe de serem as melhores da Europa, talvez 10/15 sejam, tens muito ruído, muita empresa overpriced, etc. Mais uma vez, optaria por comprar as 20 melhores bolachas do pacote em vez de levar um sortido de bolachas que não gosto.

Mas tudo depende do teu grau de risco, horizonte temporal, quanto tempo vais dedicar a gerir esse "portfolio", etc.

Voltar
Superior