Bolsa e investimentos

Rasec, se tu gostasses de Apple até eras um gajo que eu me identificava bastante [:D]

Amigo, eu adoro a Apple, têm o melhor departamento de Marketing do Mundo, sou acionista da empresa e quem sabe um dia até vá trabalhar para lá. Eu adoro a Apple, mas adoro ainda mais chatear os fan boys que acham que a Apple faz tudo bem e os outros tudo errado [:D] [;)]

Longe de serem as melhores da Europa, talvez 10/15 sejam, tens muito ruído, muita empresa overpriced, etc. Mais uma vez, optaria por comprar as 20 melhores bolachas do pacote em vez de levar um sortido de bolachas que não gosto.

Mas tudo depende do teu grau de risco, horizonte temporal, quanto tempo vais dedicar a gerir esse "portfolio", etc.
Compreendo. Investir neste pack de 50 é basicamente para eliminar risco. Mesmo as que não se gosta acabam por pesar pouco e diversificar. Seguindo a tua ideia talvez invista no pack a médio prazo e entretanto vá selecionando esse tal grupo de 10 ou 20, para investimentos diferenciados.

Compreendo. Investir neste pack de 50 é basicamente para eliminar risco. Mesmo as que não se gosta acabam por pesar pouco e diversificar. Seguindo a tua ideia talvez invista no pack a médio prazo e entretanto vá selecionando esse tal grupo de 10 ou 20, para investimentos diferenciados.

Já alguma vez perdeste dinheiro na bolsa?

Peguei num ETF que representa o índice à sorte, IEV, em 10 anos valorizou uns impressionantes:

Portfolio Total Return: 35.2%
The above portfolio's total return was 35.2%, under-performing the SPDR S&P 500 ETF's total return of 91.1%. The total return includes stock price appreciation and dividends.

Paga quase 3% de dividendos o que não é mau, depois de pagar impostos cobre a inflação... se tivesses o dinheiro no banco neste período certamente terias tido um retorno maior. Os 35% de return vieram todos dos dividendos porque IEV valorizou uns impressionantes ~0%.

Agora peguei nos top 3 holdings de IEV, Novartis, Nestle e Roche e em 10 anos:

Portfolio Total Return: 74.5%
The above portfolio's total return (period was limited to 4/30/2010-9/30/2015 by NVSEF) was 74.5%, under-performing the SPDR S&P 500 ETF's total return of 80.3%.

Peguei no top 3 para mostrar a minha posição, acho que bem escolhidos, consegues 10 acções que neste período valorizaram 100% (valor+dividendos).

Fonte: http://low-risk-investing.com/

NOTA: Os últimos 10 anos não são referência para os próximos 10 anos. Isto não passa de um exercício de especulação.

Peguei num ETF que representa o índice à sorte, IEV, em 10 anos valorizou uns impressionantes:

Portfolio Total Return: 35.2%
The above portfolio's total return was 35.2%, under-performing the SPDR S&P 500 ETF's total return of 91.1%. The total return includes stock price appreciation and dividends.

Paga quase 3% de dividendos o que não é mau, depois de pagar impostos cobre a inflação... se tivesses o dinheiro no banco neste período certamente terias tido um retorno maior. Os 35% de return vieram todos dos dividendos porque IEV valorizou uns impressionantes ~0%.

Agora peguei nos top 3 holdings de IEV, Novartis, Nestle e Roche e em 10 anos:

Portfolio Total Return: 74.5%
The above portfolio's total return (period was limited to 4/30/2010-9/30/2015 by NVSEF) was 74.5%, under-performing the SPDR S&P 500 ETF's total return of 80.3%.

Peguei no top 3 para mostrar a minha posição, acho que bem escolhidos, consegues 10 acções que neste período valorizaram 100% (valor+dividendos).

Fonte: http://low-risk-investing.com/

NOTA: Os últimos 10 anos não são referência para os próximos 10 anos. Isto não passa de um exercício de especulação.

Fonix isto é alto retorno.

Eu com 3% ao ano já acho bom.

3%? Isso é baixíssimo! Se meteres 1000€ a 3% ao ano em 10 anos tens 1345€… fizeste 345€ em 10 anos!

Em 10 anos procuro dobrar o capital, pelo menos isso (cerca de 7.5% ao ano).

Um exemplo pessoal, tenho algum dinheiro num CEF (EVT) porque gosto da ideia de me pagar 9% de retorno, mas analisando os últimos 10 anos:

Portfolio Total Return: 86.1%
The above portfolio's total return was 86.1%, under-performing the SPDR S&P 500 ETF's total return of 91.1%. The total return includes stock price appreciation and dividends.

Nada mau, mas nada que justifique mandar um postal para casa a contar à família...

Por outro lado, se nesses 10 anos tivesse metido o mesmo dinheiro num portfolio de boas acções, por exemplo JNJ, MMM e KO:

Portfolio Total Return: 132.7%
The above portfolio's total return was 132.7%, outperforming the SPDR S&P 500 ETF's total return of 91.1%. The total return includes stock price appreciation and dividends.

Estamos a falar de 3 das empresas mais estáveis do SP500, com risco quase nulo (sinceramente deve haver mais risco comprar dívida Portuguesa). Quase 50% de mais retorno em 10 anos do que um CEF que até nem se portou muito mal neste período.

Contrariamente à imagem que o RASEC vai passando a gestão passiva tem ganho cada vez mais adeptos...

A verdade é que a esmagadora maioria da informação disponível já está incorporada no preço das acções. É claro que se eu for um grande tubarão terei capacidade para aprofundar e aproveitar as assimetrias de informação para comprar aquilo que está barato e o mercado ainda não percebeu que estava a desconto, mas se for um investidor particular, vou andar atrás de golpes de sorte. Porque em principio, uma empresa com bons fundamentais, estará cotada cara, da mesma forma que uma empresa com maus fundamentais, estará cotada cara..

A estratégia dos investidores ao longo dos séculos tem sido sempre tentarem bater o mercado, mas a verdade é que quase todos os estudos sobre o assunto provam, que na maioria dos casos, os fundos de gestão passiva (aqueles que simplesmente seguem um índice) regra geral acabam por ter melhor performance do que os fundos de gestão activa (aqueles em que o gestor do fundo tenta escolher as melhores acções para tentar bater o mercado).. Na realidade mais de 80% dos fundos de gestão activa (e estamos a falar de investidores profissionais e experientes) têm performances inferiores à do mercado..

É que fazer comparações para trás é fácil. É muito fácil eu dizer, se há 10 anos tivesses escolhi esta e aquela tinhas batido o mercado em X por cento.. Mas isso é como eu acertar no euromilhões de ontem... Para a frente é que é um bocado mais difícil..

Não quero eu com isto dizer que uma estratégia baseada em dividendos não possa ser boa e são especialmente adequadas para quem faz um portefólio de acções a pensar na reforma.. Mas diria que para a esmagadora maioria das pessoas que pretendem investir a longo prazo, sem terem que andar sempre a vigiar a carteira de investimentos constantemente acho que as estratégias passivas são o mais adequado..

Por isso é que a regra #1 é diversificação! ;)

Tenho mais ou menos 1/4 em fundos, 1/4 em ações e 1/4 em cash/short term reserves, o último 1/4 em imobiliário!

Mas tenho mais confiança nas minhas ações que nos meus fundos ;)

Contrariamente à imagem que o RASEC vai passando a gestão passiva tem ganho cada vez mais adeptos...

..

Excelente post. Quem não percebe de mercados financeiros e pretende investir em acções, este post tem tudo o que precisa de saber.

Resumindo, investir num ETF tipo MSCI World ou ACWI bate a maioria das estratégias de gestão activa, no longo prazo.

querem ver que vem aí mais turbulencia e da grossa ...

Um café custa... 250 ações do Banif

mw-860

Banif agravou os prejuízos

O Banco Internacional do Funchal continua a cair em Bolsa. Esta manhã, voltou a atingir um novo mínimo histórico. Cada ação vale 0,0026 euros. Um quarto de cêntimo

anif já esteve a cair 10,7% na sessão bolsista desta manhã e volta a atingir um novo mínimo histórico, com as ações a valer 0,0026 euros, depois de terem atingido um mínimo de 0,0025 euros nas primeiras horas do dia. Às 11h, a ação seguia a recuar 7,14%, valendo 0,0026 euros. Seriam pois necessárias 250 ações para pagar um café que custasse 65 cêntimos. Desde a última segunda-feira, as perdas acumuladas já chegam aos 27,8%. Com aquela cotação, o banco vale em Bolsa 109 milhões de euros.
A espiral de desvalorização começou há uma semana, depois das declarações trocadas entre PS e coligação PSD/CDS, quando ainda se faziam reuniões de negociação com vista a um eventual entendimento para a formação do Governo. António Costa referiu que a coligação havia deixado "cair surpresas desagradáveis em cada reunião" e acusou o PSD/CDS de "omissões gravíssimas" nas negociações.
A coligação disparou na direção do PS e Maria Luís de Albuquerque emitiu um comunicado, durante o fim de semana, afirmando que "nessas reuniões que não foram "suscitadas quaisquer preocupações ou informações sobre temas que não sejam do conhecimento público". E especificou: "Como é o caso do processo de privatização da TAP ou a investigação aprofundada sobre o Banif iniciada pela Direcção-Geral da Concorrência da Comissão Europeia."
Ainda não se sabe o que pretende o Estado fazer do banco, do qual detém 60,5% do capital, depois de ter injetado 700 milhões de euros. O Banco Internacional do Funchal continua por vender determinados ativos e não conseguiu ainda atrair investidores para reforçar o seu próprio capital. Falta entrar novos acionistas de referência e os investidores não têm mostrado interesse por negociações que já estão a decorrer, com a venda de 78,9% da operação que o Banif detém em Malta. O objetivo era chegar ao fim de outubro com o tema resolvido, mas a venda vai ter de aguardar. Assim como venda do Banif Brasil, que foi reestruturado mas que também ainda não foi vendido.
No final do ano passado, o banco liderado por Jorge Tomé deveria ter pago 125 milhões de euros ao Estado, o montante correspondente à última fatia do empréstimo de 400 milhões de euros de obrigações de capital contingente (CoCos). O banco, que já devolveu 275 milhões de euros, tem apontado as dificuldades na venda da seguradora Açoriana e de outros ativos (nomeadamente imobiliários) como impedimentos à liquidação da dívida.
Segundo as regras europeias de recapitalização do sistema financeiro, uma das soluções poderá passar pela transformação dos CoCos em ações, com o Estado a passar de credor a acionista (obrigando a uma nacionalização de prejuízos). Entretanto, a Direção-Geral da Concorrência da União Europeia já avisou que ou o Banif paga os 125 milhões de euros e aplica um programa de reestruturação validado pela União Europeia ou a ajuda pública (agora nos 825 milhões de euros) deve ser devolvida. E a Comissão Europeia ja veio considerar o plano de reestruração do Banif insuficiente. O acordo de capitalização do banco prevê que até 2017 um investidor privado substitua o tesouro.
Debaixo dos holofotes, a performance do Banif em Bolsa tem sido de grande desvalorização esta semana. Esta segunda-feira não é diferente, como explica a XTB Brokers, em comunicado: "A pior performance é atribuída ao Banif, que volta a somar perdas avultadas, seguindo a tendência do sector, tocando num novo mínimo. Os efeitos positivos do discurso do Presidente do BCE são agora ultrapassados pelo factores fundamentais de cada instituição. A esse nível, o Banif aguarda ainda a aprovação do seu plano de reestruturação por parte da Comissão Europeia."

Peço desculpa pelo incomodo de não ter pago o seguro que tinha na Açoreana. [;)]
Espero que não seja por isso que não se estão a aguentar...! [:D]

Edd :)

Viva,

Estou a iniciar em (in)formações online (by google) sobre bolsa e investimento, nessas pesquisas encontrei este site: http://www.investirnabolsa.pt/, o que é apresentado nele como Guia é fiável? é mesmo assim ou será uma armadilha??

Em termos de corretoras portuguesas (para começar) o que recomendam?

Cumprimentos,

Voltar
Superior