Bolsa e investimentos

Isso não diz quase nada sobre a volatilidade. A volatilidade é uma medida da dispersão do preço de um activo no tempo. Um activo pode caír 35% num determinado espaço de tempo praticamente sem volatilidade nenhuma, ou pode caír os mesmos 35% no mesmo espaço de tempo, com uma grande volatilidade. Em termos simples é a diferença entre caír em linha recta e caír aos zigue-zagues.

OK, então olha para este gráfico:

Capture2.jpg

O Ouro tem um desvio-padrão (medida de cálculo de volatilidade) superior ao MSCI World, isto entre meados de 2007 e o início de 2015.

Tenho uma questão...

Já me disseram que de vez em quando os activos caem tipo 50% num segundo e voltam a subir... isto acontece em todos ou só nos menos capitalizados?

Tenho uma questão...

Já me disseram que de vez em quando os activos caem tipo 50% num segundo e voltam a subir... isto acontece em todos ou só nos menos capitalizados?

Variações de 50% em segundos ? Só em títulos pouco transacionados, com acionistas a despejar tudo "ao melhor" e normalmente acompanhados de uma noticia penalizadora.

Daqui a um ano ou dois também não poderemos excluir algo semelhante, fruto de uma qualquer aberração interpretativa de robots de trading automatizado.

Variações de 50% em segundos ? Só em títulos pouco transacionados, com acionistas a despejar tudo "ao melhor" e normalmente acompanhados de uma noticia penalizadora.

Daqui a um ano ou dois também não poderemos excluir algo semelhante, fruto de uma qualquer aberração interpretativa de robots de trading automatizado.
Então por enquanto isso é impossivel de acontecer numa acção tipo Adidas ou Apple, é isso? :)

Se querem investir (diferente de trading), não se metam a comprar acções individuais (ou obrigações individuais, estilo PT.... ou Estado Português).

É difícil, para não dizer impossível, o índice MSCI World (que pode ser investido através de ETFs) cair 50% num segundo. Para isso, era necessário que 1500 acções caíssem esse valor ao mesmo tempo.

Assim, e para não estarem demasiado expostos a uma acção, ou a um mercado como o nosso (PSI-20 [:D][:D][8b]) invistam através de Fundos de Investimento ou ETFs que investem em activos muito líquidos (mercado accionista mundial/americano/europeu, por exemplo).

Aliás, se estão mesmo interessados, investiguem o Fundo de Investimento misto "MFS Global Total return", o qual através do BEST pode ser investido com meia dúzia de tostões (e sem comissões).

Então por enquanto isso é impossivel de acontecer numa acção tipo Adidas ou Apple, é isso? :)

Não há impossíveis
Mas é altamente improvável
A Apple e Adidas são muito estáveis
A Apple tem enormes reservas de cash se acontecesse descalabro na bolsa poderia fazer um buy back para aguentar valor

Nao só pode como já aconteceu formarem-se grandes gaps na abertura e em empresas tidas como estáveis.

Basta ver a VW há um ano e as questões com a Porsche uns anos antes.

Não me parece q haja grandes problemas com os depositantes, mto menos com "apenas" 10k.

Já os accionistas estão a levar uma ripada gigante.

Não há impossíveis
Mas é altamente improvável
A Apple e Adidas são muito estáveis
A Apple tem enormes reservas de cash se acontecesse descalabro na bolsa poderia fazer um buy back para aguentar valor

Nao só pode como já aconteceu formarem-se grandes gaps na abertura e em empresas tidas como estáveis.

Basta ver a VW há um ano e as questões com a Porsche uns anos antes.
Obrigado a ambos.

Trata-se de um fundo de investimento misto, que investe em acções e obrigações (50/50, embora não seja uma percentagem fixa).

Tens aqui o link para o fundo: https://www.bancobest.pt/ptg/start....T+MyBank+FundDetail+NS+View&MSCode=F0GBR05ZUY

Podes acompanhar o seu crescimento a 10 anos (apanha a crise de 2007-2009, que é sempre importante para analisar a sua performance em caso de Drawdowns massivos dos índices bolsistas).
Uma boa alternativa ao Nordea Stable Return...

Voltar
Superior