Bolsa e investimentos

É interessante que os fundos de investimento são da publicidade mais enganosa que há.

Subscrevi há 1 ano 5000€ no Santander Select Dinâmico. As coisas tiveram os seus altos e baixos e no site está uma rentabilidade nos últimos 12 meses de 1,08%.

A cotação actual do meu investimento é de 4900€.

O que é que está mal aqui (para além de ter enterrado dinheiro num produto de m€rda)?

Isso deve ser o valor da tua posição no mercado secundário. Tem data de maturidade?

É interessante que os fundos de investimento são da publicidade mais enganosa que há.

Subscrevi há 1 ano 5000€ no Santander Select Dinâmico. As coisas tiveram os seus altos e baixos e no site está uma rentabilidade nos últimos 12 meses de 1,08%.

A cotação actual do meu investimento é de 4900€.

O que é que está mal aqui (para além de ter enterrado dinheiro num produto de m€rda)?

IMHO, investir em FI's geridos por tugas não me parece ser uma estratégia vencedora.

Para além disso, os FI's devem corresponder a investimentos a longo-prazo, que protegem o teu património quando diversificas em activos pouco correlacionados e diversificados (acções, obrigações e - eventualmente - ouro).

E para não acharem que é só tretas, vejam o gráfico abaixo. Um gajo que metesse 10k num FI misto há 10 anos atrás teria hoje cerca de 18k.

Capture.jpg

Mas claro, houve uma altura onde chegou a ter menos de 8k (no pico da crise, por volta de Março de 2009).

Nisto do investimento, é preciso ter muita disciplina e paciência.

PS: Nem de propósito: http://www.jornaldenegocios.pt/merc...ueses_querem_ganhar_muito_em_pouco_tempo.html

Já agora, no site da Mornigstar esse FI (PTYSAYHE0017) está com rendimento negativo a 1 ano:

Capture2.jpg

Olhando para a composição da carteira, aquilo está uma confusão...

O mercado accionista americano equivale a cerca de 53% da capitalização bolsista mundial.

Mas os gestores (pagos a peso de ouro: comissão anual de 2,59%!) acham-se mais espertos e carregaram em acções europeias (cerca de 66% do total de acções).

E depois ainda por cima carregam em obrigações junk (cerca de 75% do total de obrigações).

[8b][8b][8b]

Já agora, no site da Mornigstar esse FI (PTYSAYHE0017) está com rendimento negativo a 1 ano:

Ver anexo 138189

Olhando para a composição da carteira, aquilo está uma confusão...

O mercado accionista americano equivale a cerca de 53% da capitalização bolsista mundial.

Mas os gestores (pagos a peso de ouro: comissão anual de 2,59%!) acham-se mais espertos e carregaram em acções europeias (cerca de 66% do total de acções).

E depois ainda por cima carregam em obrigações junk (cerca de 75% do total de obrigações).

[8b][8b][8b]

Claro. Essa informação é que está correcta, a informação no site do Santander, como disse, é publicidade enganosa.

O que acham de colocar nestes fundos dinheiro do meu herdeiro (7 meses), para muito longo prazo?

Nordea-1 Stable Return E EUR(LU0227385266) - Mistos Defensivos Global
MFS Meridian Global Total Return A1 EUR Acc (LU0219418836) - Mistos Moderados Global
MFS Meridian Global Equity A1 EUR Acc (LU0094560744) - Ações Global Cap. Grande Crescimento

Ou como é para muito longo prazo, devo colocar num FI Ações EUA?

Última edição:
[h=1]Bankinter quer o seu ordenado. Paga-lhe 5% por ano[/h]
Os novos clientes do Bankinter que aderirem à Conta Mais Ordenado recebem uma taxa anual bruta de 5% no primeiro ano e de 2% no ano seguinte. Não há comissões de manutenção.

http://observador.pt/2016/09/14/bankinter-quer-o-seu-ordenado-paga-lhe-5-por-ano/

Talvez não seja má ideia, numa altura em que os bancos começam a carregar nas despesas de manutenção.

A última do SantanderTotta é que as contas á ordem, mesmo com saldos elevados(+ 5K) já não estão isentas de custos de manutenção, a não ser que se abra uma conta a prazo com saldo superior a 5.001€.

Bankinter quer o seu ordenado. Paga-lhe 5% por ano

Os novos clientes do Bankinter que aderirem à Conta Mais Ordenado recebem uma taxa anual bruta de 5% no primeiro ano e de 2% no ano seguinte. Não há comissões de manutenção.

http://observador.pt/2016/09/14/bankinter-quer-o-seu-ordenado-paga-lhe-5-por-ano/

Talvez não seja má ideia, numa altura em que os bancos começam a carregar nas despesas de manutenção.

A última do SantanderTotta é que as contas á ordem, mesmo com saldos elevados(+ 5K) já não estão isentas de custos de manutenção, a não ser que se abra uma conta a prazo com saldo superior a 5.001€.

[FONT=Georgia, Times, Times New Roman, serif]Remuneração de 5% no primeiro ano e de 2% no segundo ano é aplicada, no máximo, sobre cinco mil euros de saldo diário[/FONT]

Pois, tanta "trabalheira" para ganhar até 180€ num ano, não é para mim. Se o limite fosse bem superior já poderia ter outro interesse.

Sim, mas para pessoas como eu que não investem no mercado financeiro, é capaz de ser uma boa solução.

Não tem custos de manutenção e os cartões de débito e crédito tambem estão isentos de custos, em relação a uma conta á ordem de um outro banco já representa uma poupança ai na casa dos 100€ ou mais. Além disso ainda rende umas migalhas...

O que acham de colocar nestes fundos dinheiro do meu herdeiro (7 meses), para muito longo prazo?

Nordea-1 Stable Return E EUR(LU0227385266) - Mistos Defensivos Global
MFS Meridian Global Total Return A1 EUR Acc (LU0219418836) - Mistos Moderados Global
MFS Meridian Global Equity A1 EUR Acc (LU0094560744) - Ações Global Cap. Grande Crescimento

Ou como é para muito longo prazo, devo colocar num FI Ações EUA?

Tenho o da Nordea na minha carteira. Tem boa performance.
A muito longo prazo eu apostaria mais em fundos de acções. Não sei qual o montante a investir, mas se for considerável aposta numa maior diversidade de fundos (mistos, acções e obrigações) com % maior de fundos de acções. Se não tiveres paciência/conhecimentos para isso e o montante o permitir, podes aceder ao serviço de gestão de carteiras que alguns bancos oferecem.
Eu tenho no Best uma carteira de fundos gerida por eles e outra gerida por mim. A minha tem melhor rentabilidade [:D], mas a deles também está a dar lucro. Podes inclusive definir o teu perfil (moderado, conservador, dinâmico) de acordo com o risco que estás disposto a aceitar.

Sim, mas para pessoas como eu que não investem no mercado financeiro, é capaz de ser uma boa solução.

Não tem custos de manutenção e os cartões de débito e crédito tambem estão isentos de custos, em relação a uma conta á ordem de um outro banco já representa uma poupança ai na casa dos 100€ ou mais. Além disso ainda rende umas migalhas...

Só tenho uma conta à ordem onde pago cerca de 50€/ano mas porque também tenho benefícios, de resto não pago manutenções em mais nenhuma conta à ordem e tenho cartões gratuitos também.

Na prática os 180€ podem traduzir-se em vantagem nenhuma, depende sempre do interesse e realidade de cada cliente.

tantas incertezas...porque não investir num apartamento no algarve para arrendamento à semana?

E teres de pagar uma catrefada de impostos e taxas e serviços? Teres ainda de contratar alguém para gerir o espaço, pois a casa implica sempre alguma manutenção e alguém tem de ter a chave. E quando quiseres facilmente mudar o "poiso" do investimento, como fazes? Não, obrigado.[:D]

E teres de pagar uma catrefada de impostos e taxas e serviços? Teres ainda de contratar alguém para gerir o espaço, pois a casa implica sempre alguma manutenção e alguém tem de ter a chave. E quando quiseres facilmente mudar o "poiso" do investimento, como fazes? Não, obrigado.[:D]

Como assim? Esse alguém recebe uma % sobre o aluguer e para além do IMI, condominio e declaração de rendimento no IRS que mais há?

Como assim? Esse alguém recebe uma % sobre o aluguer e para além do IMI, condominio e declaração de rendimento no IRS que mais há?

Então ao aluguer semanal, temos a descontar:

a) % para gestor do aluguer (chave, etc);
b) 1/52 do IMI;
c) 1/52 do Condomínio;
d) ~20% para IRS;
e) Limpeza semanal (se alugares uma casa suja, perdes os clientes rapidamente);
f) Reparações correctivas (pintura, canalização, etc).
g) Amortização do investimento (sim, o imóvel não durará para sempre)

Faz as contas a todas as despesas, a quanto consegues alugar à semana, e vê o lucro no final de ano. Depois falamos sobre a rentabilidade. Isto para falar que ficas sem liquidez. Prefiro 1.000x ter 100k em cash do que qualquer apartamento no Algarve para arrendamento. Se o comprasse, seria para ir para lá viver. [:D]

b) 1/52 do IMI;
c) 1/52 do Condomínio;
d) ~20% para IRS;

Faz as contas a todas as despesas, a quanto consegues alugar à semana, e vê o lucro no final de ano. Depois falamos sobre a rentabilidade. Isto para falar que ficas sem liquidez. Prefiro 1.000x ter 100k em cash do que qualquer apartamento no Algarve para arrendamento. Se o comprasse, seria para ir para lá viver. [:D]

Não é no algarve mas no norte do país em frente à praia:

Custo apartamento (tudo incluído): ~200k

Receitas anuais: ~14k
Despesas anuais: ~6k
Lucro: ~8K

8/200 = dá qualquer coisa como 4% limpos, para a realidade Portuguesa não é mau. Mas dá algum trabalho. Ficas sem liquidez, mas ficas com uma casa de férias... [:D]

Não tenho obviamente contabilizado amortizações, da mesma forma que também não tenho contabilizado valorização do património (acredito que a valorização em frente à praia seja sempre superior à amortização), tudo o resto está incluído no balanço.

b) 1/52 do IMI;
c) 1/52 do Condomínio;
d) ~20% para IRS;

Espera Mike.
% do gestor são à volta de 25/30% e incluirá limpeza semanal e por isso irá receber 30% do valor de aluguer que se situará entre 40€/dia época baixa e na alta 60€/dia mais coisa menos coisa.
Reparações correctivas não vejo grandes valores em termos de canalização pois não rebentam assim só talvez as pinturas estimadas talvez de 5/5 anos.
Quanto à amortização não se põe havendo cash...e no algarve arranjas entre os 70k e por aí fora dependendo do luxo do apartamento e localização. Vilamoura upa upa mas ali ao lado já se arranja um t1 por 90k

4%, se forem mesmo líquidos, não está nada mau, não senhor.

Em todo o caso, mesmo assim só seria atractivo para mim se tivesse lucro líquido acima de 6%, falando de capitais próprios.

Voltar
Superior