Bolsa e investimentos

Qual a vantagem de estar em nome dele?

Não tem vantagem nem desvantagem é apenas colocar as coisas como efectivamente são. Se estiver em meu nome e me acontecer alguma coisa, o dinheiro é dos meus herdeiros, se estiver em nome dele, é dele... Neste momento não seria muito diferente, mas daqui a 20 ou 30 anos, sei lá as voltas que a vida já deu.

Pessoalmente preferia que fosse já uma conta em nome do miúdo e em que eu constasse apenas como representante legal do menor, mas colocar em contas a prazo a render taxas ridículas está fora de hipótese.

Não tem vantagem nem desvantagem é apenas colocar as coisas como efectivamente são. Se estiver em meu nome e me acontecer alguma coisa, o dinheiro é dos meus herdeiros, se estiver em nome dele, é dele... Neste momento não seria muito diferente, mas daqui a 20 ou 30 anos, sei lá as voltas que a vida já deu.

Pessoalmente preferia que fosse já uma conta em nome do miúdo e em que eu constasse apenas como representante legal do menor, mas colocar em contas a prazo a render taxas ridículas está fora de hipótese.
Isso seria o mesmo que colocares um carro em nome do miúdo. Vale a intenção mas no fim do dia não vale de nada.

Até porque essa teoria dos herdeiros facilmente cai por terra a partir do momento que o pai é que fez a aplicação. Se nada testamentou em contrário então os outros herdeiros também teriam direito ao mesmo e fica tudo igual.

Eu tenho tudo em meu nome e não tenho stress nenhum com isso.

https://www.forumfinancas.pt/topic/7246-fundos-de-investimento/

https://www.forumfinancas.pt/topic/5360-etfs-exchange-traded-funds/

Ou então:

CALDEIRÃO DE BOLSA - Ver Tópico - Fundos à la carte

CALDEIRÃO DE BOLSA - Ver Tópico - Finanças & Fundos de Investimento

Para algo mais light, mas em inglês (do UK): Monevator — Make more money, invest profitably, retire early

Por vezes, existem alguns bons tópicos relacionados com investimento na Europa no Bogleheads (que é uma comunidade maioritariamente americana e que segue o investimento passivo, que surgiu no final dos anos 70 pela Vanguard e pelo John Bogle).
Obrigado :)

Numa perspectiva de começar a arrumar a casa em preparação de uma inversão de ciclo, que activos podem ser interessantes?

Quem acredita que vai começar um bear market, o melhor é shortar a bolsa. De preferência com alavancagem. ETFs para isso, existem. E com CFD's deve dar para alavancar 100x. Espectacular estratégia.

(Estou a ser irónico naturalmente, porque adivinhar topos de bullmarkets e fundos de bearmarkets não é para todos. Melhor melhor é ter uma estratégia de investimento a longo-prazo e ter uma vida relativamente frugal, que permita ir fazendo investimentos regulares, mesmo nas épocas de bearmarket).

Inversão de tendência? [:D]

Pois, como não há notícia más para vender os diários económicos já andam a vaticinar a futura “famosa” recessão de 2020. [:D]

Posso não ter muito tempo disto mas nos mercados há regras básicas. Não vale a pena estar a adivinhar o timing dos bear or bull markets, é infrutífero e quem não pesca muito da poda invenste num etf que lhe permita acompanhar a economia global e, assim, pelo menos não perder poder de compra. A próxima recessão dar-se-á quando a maioria menos esperar e por motivos que a maioria jamais suspeitaria.

Aposto uma bejeca em como o BES vai liderar a banca nacional dentro de 5 a 10 anos , e ultrapasaar os 2 gigantes[:p]

Deu-me para ir aos confins deste tópico. Se há coisa que a crise de 2008 e a bolha das crypto me ensinou é que quando o ze povinho começa a investir é hora de fechar posição e sair.

Voltar
Superior