Bolsa e investimentos

Deu-me para ir aos confins deste tópico. Se há coisa que a crise de 2008 e a bolha das crypto me ensinou é que quando o ze povinho começa a investir é hora de fechar posição e sair.

É pá ... aprendeste tudo errado... a hora de investir é constantemente, quando o povinho investe, quando o povinho não investe, sempre, como um relógio Suíço. Seja mensalmente, de 3 em 3 meses, de 6 em 6, etc, Dollar-cost averaging (não sei traduzir isto para PT) e investir para os próximos 30 anos, assumindo que o mercado pode fechar para férias nos próximos 10 anos. Resolve todos os problemas.

É pá ... aprendeste tudo errado... a hora de investir é constantemente, quando o povinho investe, quando o povinho não investe, sempre, como um relógio Suíço. Seja mensalmente, de 3 em 3 meses, de 6 em 6, etc, Dollar-cost averaging (não sei traduzir isto para PT) e investir para os próximos 30 anos, assumindo que o mercado pode fechar para férias nos próximos 10 anos. Resolve todos os problemas.
Não percebi o que querias dizer com esta frase.:sh) Como assim?

Se calhar para ti isso funcionará, que terás (?) uma bagagem de conhecimentos financeiros aparentemente superior (depreendendo pela gíria que usas e certeza categórica). Agora para o comum mortal andar a seguir rebanhos desinformados costuma dar mal resultado, e os inícios deste tópico são prova disso.

De qualquer das formas escrevi acima desse outro comentário realçando a importância de investir em etf's globais. Investir para mim é essencial, porque dinheiro parado é prejuízo, mas para quem não pesca grande coisa disto (como eu e a grande maioria do povo) é melhor não andar a inventar e tentar prever o mercado, porque a probabilidade de errar é bastante grande.

Última edição:
Não percebi o que querias dizer com esta frase.:sh) Como assim?

Se investes XX (em ações ou fundos) para os próximos 30 anos, o mercado pode cair 50% nos próximos 10 anos. Na verdade isso são boas notícias, porque cais continuar a comprar mais barato.

No pior cenário, pode fechar para férias (como se fosse uma conta a prazo que não pudesses mexer), é apenas uma "alegoria".

Se calhar para ti isso funcionará, que terás (?) uma bagagem de conhecimentos financeiros aparentemente superior (depreendendo pela gíria que usas e certeza categórica). Agora para o comum mortal andar a seguir rebanhos desinformados costuma dar mal resultado, e os inícios deste tópico são prova disso.

De qualquer das formas escrevi acima desse outro comentário realçando a importância de investir em etf's globais. Investir para mim é essencial, porque dinheiro parado é prejuízo, mas para quem não pesca grande coisa disto (como eu e a grande maioria do povo) é melhor não andar a inventar e tentar prever o mercado, porque a probabilidade de errar é bastante grande.

Mas é exactamente isso que estás a fazer com um pensamento destes "quando o ze povinho começa a investir é hora de fechar posição e sair." [;)]

Eu assumo que não consigo prever o mercado, por isso compro de forma continuada, seja em alta, e compro em baixa (mas compro mais porque compro mais barato).

Mas é exactamente isso que estás a fazer com um pensamento destes "quando o ze povinho começa a investir é hora de fechar posição e sair." [;)]

Eu assumo que não consigo prever o mercado, por isso compro de forma continuada, seja em alta, e compro em baixa (mas compro mais porque compro mais barato).

Essa é uma das formas de (ou será a única?) diluir as percas e maximizar os ganhos no longo prazo.

Certo, parece uma contradição de facto. Mas referia-me a investimentos específicos, como ações de determinadas empresas. Agora, o que respondeste ao outro user tem muito que se lhe diga... é uma teoria um tanto utópica. E quem investiu em BES, Banif, etc etc que o diga. E mesmo noutros casos, consegues garantir que vais ter sempre capital para investir e diluir as perdas? Esta foi uma estratégia que vi ser adoptada por muita gente neste tópico e diria que não correu muito bem para a maioria.

Se me falares de ETFs, isso é outra história, mesmo para quem investiu no pico das cotações de 2008 a dia de hoje estaria em terreno positivo. E não é preciso andar com malabarismos de baixar preço médio, etc etc

Essa é uma das formas de (ou será a única?) diluir as percas e maximizar os ganhos no longo prazo.
Também compro de forma continuada, mas a regra principal é a diversificação. Já tive perdas significativas, mas ganhos elevados noutros produtos, a média de rendimentos é sempre bastante boa.

Por exemplo, nunca comprei acções de uma empresa isolada, só obrigações e de condições/valor limitadas.

Bolsa e investimentos

Também compro de forma continuada, mas a regra principal é a diversificação. Já tive perdas significativas, mas ganhos elevados noutros produtos, a média de rendimentos é sempre bastante boa.

Por exemplo, nunca comprei acções de uma empresa isolada, só obrigações e de condições/valor limitadas.

É um risco grande comprar muito de uma só ação, mas olha a APPL.

Cresceu uns ~30/35% nos últimos 5 meses, fora o câmbio que deu uma ajuda pois o USD valorizou face ao € nos últimos 6 meses. Pelo que em € cresceu aí uns 40%.

Ou seja cresceu bem acima de todos os fundos que conheço no mesmo período.

Claro que olhar para trás é fácil, e não, não investi em ações da Apple neste período infelizmente.

O W. Buffet tem cerca de 5% da APPL, acho que é o maior acionista da empresa e continua sempre a comprar mais.

Acho que mais de metade da fortuna dele é à conta de Apple stock.

Última edição:
É um risco grande comprar muito de uma só ação, mas olha a APPL.

Cresceu uns ~30/35% nos últimos 5 meses, fora o câmbio que deu uma ajuda pois o USD valorizou face ao € nos últimos 6 meses. Pelo que em € cresceu aí uns 40%.

Ou seja cresceu bem acima de todos os fundos que conheço no mesmo período.

Claro que olhar para trás é fácil, e não, não investi em ações da Apple neste período infelizmente.

O W. Buffet tem cerca de 5% da APPL, acho que é o maior acionista da empresa e continua sempre a comprar mais.

Acho que mais de metade da fortuna dele é à conta de Apple stock.

https://www.cnbc.com/berkshire-hathaway-portfolio

Não chega a tanto. É um bom exemplo de que é possível fazer stock picking e ganhar muito dinheiro no processo (também o fazia nos EUA porque o sistema de impostos é favorável a isso).

Hoje em dia ando a comprar BABA que nem um louco.

Por cá fala-se em redução do preço médio.

Dizem que se amanhã não chover vai fazer um belo dia .

Baba tal como Amazon é muito mais que tech, é retail, é distribuição, é banca.... É o que eles quiserem que seja, o potencial é quase infinito. É essencialmente um músculo de infraestrutura moldável ao que eles quiserem investir e com bolsos muito fundos.

E sim, claro que tem risco, e não, não é recomendação para ninguém comprar.

Dizem que há uma bolha nas tech.[:D]

Voltar
Superior