Bolsa e investimentos

http://www.deloitte-guiafiscal.com/irs/tributacao-de-dividendos/

Englobamento facultativo.

Nem vejo de outra forma para pequenos investidores. Devo ter umas centenas de investimentos numa dúzia de entidades financeiras, seria uma loucura tentar preencher uma declaração de irs com tudo.
Não precisas de preencher nada que seja retido na fonte.

Só preenches quando vendes os títulos cujos rendimentos não são retidos na fonte.

E por tu não o fazeres (declaração os rendimentos de capital) não significa que não deva ser feito.

Também não percebi onde querias chegar com esse link e a referência ao englobamento facultativo. Englobamento é uma coisa, obrigatoriedade de declarar rendimentos de capital é outra.

Não precisas de preencher nada que seja retido na fonte.

Só preenches quando vendes os títulos cujos rendimentos não são retidos na fonte.

E por tu não o fazeres (declaração os rendimentos de capital) não significa que não deva ser feito.

Também não percebi onde querias chegar com esse link e a referência ao englobamento facultativo. Englobamento é uma coisa, obrigatoriedade de declarar rendimentos de capital é outra.

Através de que ferramenta é que declaras rendimentos de capitais?

Estão a falar de mais-valias, e tu estás a falar de dividendos.

Não são ambos rendimentos?

Acho que ainda não percebeste porque estás a falar de alhos e outros de bugalhos...

A declaração da alienação de participações é obrigatória (nas mais-valias).
A declaração de dividendos de acções nacionais não é obrigatória (a menos que pretendas o englobamento).

Portanto, estás a falar de algo que não tem nada a ver com aquilo que os outros estão a falar.

https://www.rankia.pt/fiscalidade/fiscalidade-das-acoes-em-portugal/
(...)
O investidor é sempre obrigado a declarar as ações que vendeu ao longo de cada ano. Terá de preencher o anexo G da declaração de rendimentos. Nesse documento deverá identificar os títulos vendidos, valores de compra, valores de venda e, ainda, custos suportados com a venda dos títulos.
(...)

Alguém recomenda um fiscalista (optimização fiscal) e contabilista para contabilidade pessoal (não empresarial) ? Que não custe duas fortunas...

Vejo tudo isso como rendimento. Eu estava a pensar em investir em acções de uma empresa específica e uma estratégia de 65/35 em acções/bonds

E eu a pensar que era só um, e afinal são dois, tu e o Obtuso...
Tu próprio estavas a falar em comprar e vender acções. E era sobre isso (mais-valias) que o pessoal estava a falar sobre a declaração no IRS.
São rendimentos de natureza diferentes, têm regras diferentes.

Já que estamos no tópico da bolsa vou desabafar.

Tinha apanhado umas oportunidades nos últimos anos, mas este ano ainda não apanhei nada que merece o risco deste Bull sem limites, o que me leva a estar quase 90% em liquido, vá parado a perder para a inflação.[:D]

Já que estamos no tópico da bolsa vou desabafar.

Tinha apanhado umas oportunidades nos últimos anos, mas este ano ainda não apanhei nada que merece o risco deste Bull sem limites, o que me leva a estar quase 90% em liquido, vá parado a perder para a inflação.[:D]
Olha que conheço gente há 10 anos à espera que o bull acabe... Enquanto isto há quem faça dinheiro...

Eu tenho conta na Mintos, um investimento ridiculamente baixo, tive lucros mas nunca tirei dinheiro algum da plataforma.

Tenho de declarar, certo?

Olha que conheço gente há 10 anos à espera que o bull acabe... Enquanto isto há quem faça dinheiro...

Eu é só desde Maio (Sell in May and go away). Já esteve mais longe de atingir 10 anos.

Gostava de umas oportunidades, mas com os Bancos centrais a empurrarem para cima será difícil. Agora só para o ano.

Voltar
Superior