Bolsa e investimentos

Para bem do tópico, devo dizer que concordo plenamente com o que disseram. A tesla é uma acção especulativa com o seu devido risco associado. Considero um "invistam tudo" um mau conselho, disse-o em género de brincadeira. Já tive carteiras muito complicadas, agora tenho uma % que segue um MSCI World Index, outra % em obrigações europeias e outra % que invisto em acções que acredito. A última permite-me matar o gosto por trading e manter-me disciplinado nas passivas, nas quais faço Dollar-Cost Averaging

Deixo um curto vídeo que mostra a estatística Active vs. Passive Portfolio Management https://youtu.be/E0B77sdDfzg . São raríssimos os gestores que batem o mercado consistentemente. [;)]

Bom dia pessoal,

Gostaria de aproveitar a vossa sapiência em matéria de acções para o seguinte caso:

O meu pai tem conta no Millenium BCP. Por recomendação do Gerente de conta, antes da crise comprou algumas acções, entre outras do BCP. Ora, estas desvalorizaram brutalmente e, actualmente, só em comissões pagas ao Banco, a coisa nem dá lucro.

À anos que ele me fala neste prejuízo. Já foi ao Banco e o Gerente diz-lhe sempre para não vender, "pois a coisa vai melhorar"... O meu pai disse-lhe que estava, em alternativa, a pensar mudar a carteira de títulos para outro banco que cobrasse comissões mais baixas, mas o Gerente disse-lhe que isso não é possível (será esta informação verídica?)

Agora está mesmo decidido a alienar estes activos (o léxico bancário é engraçado...[:D][8b]), pois a C.O. deste banco está a zeros e só serve mesmo de suporte á guarda dos títulos.

Irei com o meu pai ao Banco na próxima semana; Gostaria assim de saber como proceder da melhor maneira para tratar deste assunto, ou seja, muito provavelmente para vender as acções e seguidamente encerrar a C.O.

Muito obrigado desde já pela ajuda.

Bom dia pessoal,

Gostaria de aproveitar a vossa sapiência em matéria de acções para o seguinte caso: ....

É claro que o teu pai pode transferir a carteira de ações para outro banco! Paga é uma comissão que varia de banco para banco.

Atenção que podes vender as ações, mas não vais conseguir encerrar a conta no momento, porque a liquidação financeira é feita ao terceiro dia útil. Mas assim que o teu pai verificar o dinheiro na conta à ordem, pode nessa altura levantar o mesmo e encerrar a conta. Se der a ordem ao valor de mercado na segunda, quinta feira já pode tratar do encerramento.

Bom dia pessoal,

Gostaria de aproveitar a vossa sapiência em matéria de acções para o seguinte caso:

O meu pai tem conta no Millenium BCP. Por recomendação do Gerente de conta, antes da crise comprou algumas acções, entre outras do BCP. Ora, estas desvalorizaram brutalmente e, actualmente, só em comissões pagas ao Banco, a coisa nem dá lucro.

À anos que ele me fala neste prejuízo. Já foi ao Banco e o Gerente diz-lhe sempre para não vender, "pois a coisa vai melhorar"... O meu pai disse-lhe que estava, em alternativa, a pensar mudar a carteira de títulos para outro banco que cobrasse comissões mais baixas, mas o Gerente disse-lhe que isso não é possível (será esta informação verídica?)

Agora está mesmo decidido a alienar estes activos (o léxico bancário é engraçado...[:D][8b]), pois a C.O. deste banco está a zeros e só serve mesmo de suporte á guarda dos títulos.

Irei com o meu pai ao Banco na próxima semana; Gostaria assim de saber como proceder da melhor maneira para tratar deste assunto, ou seja, muito provavelmente para vender as acções e seguidamente encerrar a C.O.

As ações do BCP no Millennium não pagam comissões de custódia nenhumas. Há aí alguma coisa mal contada.

Quanto ao resto, obviamente pode transferir a carteira de títulos.

Quando às ações do BCP, eu neste momento também aguentava mais um tempo.

As ações do BCP no Millennium não pagam comissões de custódia nenhumas. Há aí alguma coisa mal contada.

Depende de quanto lá tem e quanto paga em comissões.

Em Portugal não dá para vender ações em perda para baixar os impostos de outras fontes de rendimento?

Nos EUA era uma forma de baixar impostos, por exemplo nos dividendos:

Under the*tax*code, investors can write off any amount of*losses*against their gains. Thus, if you*lose*$50,000 on one*stock*and make $50,000 on another, these gains and*losses*will offset each other. ... If your*losses*exceed your gains, you can write off up to $3,000 of the excess*losses*each year against your*income.

Infelizmente conheço muito mal o código fiscal em Portugal e a informação que existe online é muito contraditória.

Em Portugal não dá para vender ações em perda para baixar os impostos de outras fontes de rendimento?

Under the*tax*code, investors can write off any amount of*losses*against their gains. Thus, if you*lose*$50,000 on one*stock*and make $50,000 on another, these gains and*losses*will offset each other. ... If your*losses*exceed your gains, you can write off up to $3,000 of the excess*losses*each year against your*income.

Infelizmente conheço muito mal o código fiscal em Portugal e a informação que existe online é muito contraditória.

Em Portugal também podes fazer isso em rendimentos da mesma categoria. Podes abater o prejuízo (menos valia) numa acção no ganho de outra acção ou fundo de investimento.

Não podes é abater esse prejuízo a rendimento do trabalho por conta de outrém, por exemplo. A não ser que optes pelo englobamento de todos os rendimentos o que normalmente não é grande ideia porque te obriga englobar todos os rendimentos durante vários anos seguidos.

A questão é que ele diz que paga comissões. Mas no Millennium eles não cobram comissões sobre os títulos próprios. Por isso há ali alguma coisa mal contada.

É claro que o teu pai pode transferir a carteira de ações para outro banco! Paga é uma comissão que varia de banco para banco.

Atenção que podes vender as ações, mas não vais conseguir encerrar a conta no momento, porque a liquidação financeira é feita ao terceiro dia útil. Mas assim que o teu pai verificar o dinheiro na conta à ordem, pode nessa altura levantar o mesmo e encerrar a conta. Se der a ordem ao valor de mercado na segunda, quinta feira já pode tratar do encerramento.

Boa tarde amigo,

Excelente explicação; obrigado pela ajuda.

Já agora, se decidir-mos transferir a carteira para outro banco em que já exista uma C.O. é preciso efectuar antecipadamente alguma "comunicação" a esse banco?

Cumprimentos

O meu pai tem, além das do BCP, acções da EDP e de outra entidade estrangeira.[;)]

Boa tarde amigo,

Já agora, se decidir-mos transferir a carteira para outro banco em que já exista uma C.O. é preciso efectuar antecipadamente alguma "comunicação" a esse banco?

Cumprimentos
É sim, porque vai ter que abrir uma conta de investimento associada à conta à ordem. Agora não sei se pode tratar de tudo no banco que vai receber a carteira, mas nada como perguntar.

Convém comparar as comissões de guarda de títulos e periodicidade de cobrança das mesmas e já agora perguntar se vai haver atualização dessas comissões agora em Janeiro.

Boa tarde amigo,

Cumprimentos
No geral se o teu pai tiver uma conta de títulos, ou o nome que o banco lhe der no banco de destino, ao receber títulos de outra instituição eles colocam-nos na conta.

Agora o correcto é solicitar a transferência junto do Millennium e comunicar ao banco receptor o que vai ser enviado.

Dou-te de conselho que peças (ou exijas) que seja transferido também o histórico de compras e preços, vai facilitar imenso a declaração de mais valias um dia quando esses títulos forem vendidos.

Pessoal, alguém quer ajudar aqui um homem que pouco percebe disto, e que face a isso ainda não os teve no sitio para investir parte das suas poupanças?

Quando investem em acções, compram por onde? Um broker? Se sim, qual?
Eu posso comprar acções a partir do meu banco de investimento que só uso para fundos e DP's, mas a guarda de títulos trimestral é um valor que eu não gosto de pagar.

Ando a seguir uma empresa, multinacional alemã ligada ao sector automóvel, cujo o valor normal das suas acções é 40-45€, de momento, encontra-se à volta dos 10€. Acredito que daqui por 12 meses facilmente possa estar num valor superior a 20€ e que dentro de 3 anos, volte ao seu valor normal.

Mas e se esta empresa falir e for adquirida por um player maior, o que acontece aos meus títulos/acções? Em principio, deduzo que continuem em meu nome, mas como provo isso? Como passo estes títulos de uma corretora para outra, ou até para o banco?
Quando compram acções por um broker, e vamos supor um de facil acesso, como a DeGiro, dado que está presente em Portugal, esta corretora irá cobrar-me uma comissão de compra e uma comissão de venda, e quando vender (nos moldes fiscais atuais), tenho de dar 28% ao costa?

Quando faço uns pequenos trades com bitcoin, nunca declaro nada no IRS, mas também são valores irrisórios, porque só andei no GDAX a tentar entender como funciona o trading com stop losses e afins. Posso usar estes mesmos mecanismos quando compro acções da empresa XXX na DeGiro?

Adicionalmente, penso investir também 75% da poupança em ETF's, neste caso, quem o faz, escolhe uma corretora ou banco, e porque?

Obrigado a quem tiver paciência para me responder a isto...

Quando faço uns pequenos trades com bitcoin, nunca declaro nada no IRS, mas também são valores irrisórios, porque só andei no GDAX a tentar entender como funciona o trading com stop losses e afins. Posso usar estes mesmos mecanismos quando compro acções da empresa XXX na DeGiro?

Quais mecanismos? Stop losses e afins?

Mais valias com criptomoedas (ainda) não são taxadas, com acções são.

Actualmente não uso nada.

Quando tive acções e fundos usava o banco BEST, tinham um serviço decente e relativamente barato.

Apenas para entender, basta ter residencia lá? Obviamente que (ainda não estou a equacionar)

Se não queres pagar impostos em Portugal não podes ter cá a tua residência fiscal nem estar cá mais de 183 dias por ano e mesmo assim acho que ainda existem outras restrições.

Se queres fazer cá a tua vida tens de pagar cá os impostos que o Costa quiser.

Actualmente não uso nada.

Quando tive acções e fundos usava o banco BEST, tinham um serviço decente e relativamente barato.

Se não queres pagar impostos em Portugal não podes ter cá a tua residência fiscal nem estar cá mais de 183 dias por ano e mesmo assim acho que ainda existem outras restrições.

Se queres fazer cá a tua vida tens de pagar cá os impostos que o Costa quiser.

Mas fazendo isso pelo banco, pagavas altas taxas e custos de custódia de títulos, ou não?

Voltar
Superior