Bolsa e investimentos

No Best pagas uns 6€ por trimestre por uma carteira de títulos. Nada de especial.

24€ por ano ainda é qualquer coisa para mim [:D]

Pessoal, alguém quer ajudar aqui um homem que pouco percebe disto, e que face a isso ainda não os teve no sitio para investir parte das suas poupanças?

Quando investem em acções, compram por onde? Um broker? Se sim, qual? - Fiz conta na degiro
Eu posso comprar acções a partir do meu banco de investimento que só uso para fundos e DP's, mas a guarda de títulos trimestral é um valor que eu não gosto de pagar.

Ando a seguir uma empresa, multinacional alemã ligada ao sector automóvel, cujo o valor normal das suas acções é 40-45€, de momento, encontra-se à volta dos 10€. Acredito que daqui por 12 meses facilmente possa estar num valor superior a 20€ e que dentro de 3 anos, volte ao seu valor normal.

Mas e se esta empresa falir e for adquirida por um player maior, o que acontece aos meus títulos/acções? Em principio, deduzo que continuem em meu nome, mas como provo isso? Como passo estes títulos de uma corretora para outra, ou até para o banco? Alguém sabe responder a isto?

Quando compram acções por um broker, e vamos supor um de facil acesso, como a DeGiro, dado que está presente em Portugal, esta corretora irá cobrar-me uma comissão de compra e uma comissão de venda, e quando vender (nos moldes fiscais atuais), tenho de dar 28% ao costa?
Pago estes 28% no final do ano sobre os lucros? Se reaplicar os lucros em ETF's, ou novamente em acções, no fundo, não são lucros/dividendos portanto não tenho de declarar, certo? A corretor envia relatório anual para preencher IRS?

Quando faço uns pequenos trades com bitcoin, nunca declaro nada no IRS, mas também são valores irrisórios, porque só andei no GDAX a tentar entender como funciona o trading com stop losses e afins. Posso usar estes mesmos mecanismos quando compro acções da empresa XXX na DeGiro?
Na degiro isto é relativamente diferente.
pasted10.jpg

Ordem limitada quer dizer que só quero comprar/vender àquele preço
Quantidade/Montante, preciso de preencher os 2, mas quando insiro a quantidade não me devia actualizar logo o preço? Por exemplo, se comprar 100 acções de 10€ cada, são 1000€, mas ali preciso de preencher os 2 valores.

Com ordem do dia, o que querem dizer? Dou a ordem e fica activa só para o dia de hoje, até àquela bolsa fechar, ou fica ali aberta até que seja cumprida, mesmo que daqui por 3 meses?

pasted11.jpg

Com esta StopLoss, quero dizer que entro ao valor de mercado, mas que dou ordem de saída se o preço descer até ao preço que eu estipular?

pasted12.jpg

Neste caso, deduzo que entre ao valor que eu escolha, e que saia ao valor que eu escolha, por exemplo, -10% ?

pasted13.jpg

Este ultimo, não tinha na gdax, e vi isto https://www.youtube.com/watch?v=-4dIZPhm0uo para entender o funcionamento, mas não sei qual é o valor que devo colocar na caixa, se é -20 ou +20, ou se a acção estiver a um custo de 10€, e eu quiser proteger com 20% de margem de lucro, devo colocar 8 e aquilo vai subindo, ou não? Não sei exatamente fazer isto.

Obrigado a quem tiver paciência para me responder a isto...

Pago estes 28% no final do ano sobre os lucros? Se reaplicar os lucros em ETF's, ou novamente em acções, no fundo, não são lucros/dividendos portanto não tenho de declarar, certo?

Era bom era [:D] .

No IRS tens que declarar sempre que fazes operações de compra e venda com ganhos ou percas, quer reinvistas ou não.

Compraste A por 100 e vendeste por 200? Vais ter que declarar quando e por quanto compraste e vendeste.

Se não queres declarar ganhos, mantém-te nas criptomoedas.

Gostava de estar enganado.

Era bom era [:D] .

No IRS tens que declarar sempre que fazes operações de compra e venda com ganhos ou percas, quer reinvistas ou não.

Compraste A por 100 e vendeste por 200? Vais ter que declarar quando e por quanto compraste e vendeste.

Se não queres declarar ganhos, mantém-te nas criptomoedas.

Gostava de estar enganado.

Eu sei que isto parece meio ridículo, mas sendo a conta na Degiro, eles enviam relatório à AT?

O banco que uso para mandar para lá guito é o N26, a AT sabe de alguma forma que eu tenho guito lá?!

No final do ano, a degiro envia relatório de contas?

Se o lucro for reaplicado, não fará sentido ser taxado, apenas quando sair da corretora para o banco. Um gajo que faça tradings pequenos e tenha 2000 por ano, em que 1500 foram com sucesso, e outros 500 foram perdas, tem de enviar cada um à AT?

Se eu só comprar acções, e não chegar a vender, ou até ETFs com capitalização, também tenho de dizer aos xuxas?!?

Se forem assim volumes não sei como é, eu nunca chegou a uma dúzia.

Só tens que declarar a compra quando fazes a venda, se só compraste não declaras.

Se as acções ou fundos tiverem dividendos, também tens que os declarar e pagar dupla tributação sobre eles (imposto do país onde está cotado, e em Portugal).

Eu sei que isto parece meio ridículo, mas sendo a conta na Degiro, eles enviam relatório à AT?
Não. Apenas o BdP sabe que tens conta na DeGiro.
O banco que uso para mandar para lá guito é o N26, a AT sabe de alguma forma que eu tenho guito lá?!
Não sei.
No final do ano, a degiro envia relatório de contas?
Sim. Na tua área do site.
Se o lucro for reaplicado, não fará sentido ser taxado, apenas quando sair da corretora para o banco. Um gajo que faça tradings pequenos e tenha 2000 por ano, em que 1500 foram com sucesso, e outros 500 foram perdas, tem de enviar cada um à AT?
Só se fosses empresa de investimento.
Se eu só comprar acções, e não chegar a vender, ou até ETFs com capitalização, também tenho de dizer aos xuxas?!?
Sim. Os xuxas querem xuxar tudo.

Última edição:
Na declaração de IRS tens campos com o preço de compra e venda das acções. Se negociaste 20 acções tens de preencher 20 linhas. A aplicação do IRS faz as contas sozinha...

E se comprar alto e vender baixo, devo também preencher de forma a ter em conta as perdas?

Não dá para importar um qualquer Excel que a degiro de dê para a página do IRS?

E se comprar alto e vender baixo, devo também preencher de forma a ter em conta as perdas?

Não dá para importar um qualquer Excel que a degiro de dê para a página do IRS?

Usas o relatório da Degiro, para já não há comunicação com plataformas terceiras ou pré-preenchimento destes campos.
PErdas ou ganhos, todas as transações têm de ser preenchidas.

As menos valias abatem à mais valias, assim como as comissões com as compras e vendas.
Era isto que queria entender. Afinal quando perco, os xuxas querem saber que, pelo menos, é esse que eu não ganho!

Obrigado pelas duvidas esclarecidas, mas ainda há algo do post passado que ficou por esclarecer.

Se a Degiro falir, como passo os títulos para o banco ou outra broker?

Voltar
Superior