Bolsa e investimentos

Sim, isso eu percebo, o que não percebo (pois sou bastante leigo nestes assuntos) é se uma hiper-inflação levaria a um aumento dos juros que por sua vez (neste caso) me levaria a arrepender de não ter optado por taxa fixa.

Uma inflação alta leva directamente a um aumento dos juros (mais concretamente da euribor)? Ou isto não é linear?

Obrigado!

-
Os bancos possuem mais informação que qualquer um de nós, por isso, mesmo que contrates uma taxa fixa já estarás a "pagar" o aumento de juros futuros...
Só conseguirás vencer a banca se tiveres sorte (ou seja aparecer uma inflação maior do que a esperada... em suma, tens que ter uma fezada, o que não é racional).

Por isso faz como já disseram, escolhe a taxa que te permite dormir melhor à noite...
 
Obrigado mais uma vez.

Sim, o apartamento será para manter. Até porque lhe tenho alguma estima, além de várias características favoráveis, a renovação "feita" por mim.

Em relação à taxa fixa ou variável (com 0,9% de spread), tal como está agora a euribor, fico numa situação muito confortável. A questão é que me custa a crer que nos próximos anos isto se mantenha assim.

Ainda me lembro aqui há uns 10 anos, quando nos tiraram alguns feriados, a forma como defendiam o impacto nas finanças públicas de cada feriado. Agora tivemos 2 anos de confinamentos, comércio fechado, serviços limitados, não me cabe no meu raciocínio que o impacto na economia possa ser atenuado ao ponto de não termos hiper-inflação e uma crise económica se calhar como nunca visto.

Acho que será uma questão de tempo. Só não tenho é bem noção do impacto que isso pode ter nas prestações dos créditos à habitação. Se calhar o impacto será sempre menor do que eu suponho. Enfim, mantendo o AL como almofada para a eventual subida das taxas pelo menos fico numa situação mais segura que uma boa % dos portugueses que têm crédito à habitação sem qualquer almofada e, à mínima, estão entalados.

-
 
Fundo Arkk da Cathie Wood.

Já perdeu 60% desde os máximos do ano passado.

719b47d6dd65794c0eefd303a12654c3.jpg
 
Por acaso vendi umas acções europeias, com receio disto vir para baixo. Airbus por exemplo, com bons ganhos. Com esse dinheiro reforcei o IWDA. Geralmente, uso as acções para curto, médio prazo.
Também mantive os reforços mensais habituais.
 
Voltar
Superior