Bolsa e investimentos

Penso que mais 24 meses e vai haver um ajuste significativo dos preços. Nas áreas mais nobres poderá levar mais tempo, mas com o aumento das taxas, e a construção a todo o vapor, vai-se deixar de comprar casas novas ainda em planta.

Como? :confused:

Milhares e milhares de fogos necessários para suprimir as necessidades apenas existentes no momento? Não vejo esse "vapor" tão cedo!

https://rr.sapo.pt/noticia/economia/2022/04/11/ha-falta-de-casas-no-mercado/279784/

Como já disse, vão existir ajustes aqui e acolá (zonas menos apeteciveis), mas um desastre completo como em 2008-2012? Acho dificil...

Última edição:
O problema aqui não vai ser a construção. Deixem as taxas de juro continuarem ajustar que vão ver o que vai acontecer. Muitos fizeram CH durante estes tempos de euribor negativas, com spreads muitos deles acima de 1%, vamos ver até onde ela vai... Se subir 1 a 2% vai haver muita gente com a corda na garganta.

O problema aqui não vai ser a construção. Deixem as taxas de juro continuarem ajustar que vão ver o que vai acontecer. Muitos fizeram CH durante estes tempos de euribor negativas, com spreads muitos deles acima de 1%, vamos ver até onde ela vai... Se subir 1 a 2% vai haver muita gente com a corda na garganta.

Enquanto o desemprego não subir para 2 digitos (pode acontecer claro) esses desatres sociais serão pontuais.

Como é obvio e isso foi rererido, deverão existir ajustes em zonas especificas e será algo notado mas não muito abrangente.

Mesmo juros na ordem dos 3-4 % são relativamente comportáveis. Contudo, 7-8% já não!

Não acredito que tanto os governos, como o BCE deixem chegar a esse ponto, fora uma inflação totalmente desgovernada na ordem dos 15-20%.

Por cada 1% que o euribor sobe a prestação deve subir uns 20-30%

E o valor de venda de casas é ajustado de acordo...

Última edição:
Enquanto o desemprego não subir para 2 digitos (pode acontecer claro) esses desatres sociais serão pontuais.

Como é obvio e isso foi rererido, deverão existir ajustes em zonas especificas e será algo notado mas não muito abrangente.

Mesmo juros na ordem dos 3-4 % são relativamente comportáveis. Contudo, 7-8% já não!

Não acredito que tanto os governos, como o BCE deixem chegar a esse ponto, fora uma inflação totalmente desgovernada na ordem dos 15-20%.

Juros de 3-4% relativamente comportáveis? Nao sei se isso é assim tao linear como dizes. Se a Euribor bate nos 4% já vai meter muita gente em dificuldades, basta ver como foi no passado.

7-8%? Isso seria directamente o fim do mundo. [:D]

Quanto ao BCE, sinceramente, cada vez tenho mais confiança nesses tipos. :o Basta ver o EUR/USD nos últimos tempos, qualquer dia EUR = shitcoin. [:)]

Juros de 3-4% relativamente comportáveis? Nao sei se isso é assim tao linear como dizes. Se a Euribor bate nos 4% já vai meter muita gente em dificuldades, basta ver como foi no passado.

Quanto ao BCE, sinceramente, cada vez tenho mais confiança nesses tipos. :o Basta ver o EUR/USD nos últimos tempos, qualquer dia EUR = shitcoin. [:)]

Fim do mundo? Anos 80 em Portugal meu caro....

O Arrendamento vem aí, fixem o que vos digo....

Eu tenho um imóvel no mercado de arrendamento que estive quase a despachar porque conseguia vender por mais 60mil k que o "verdadeiro" valor de mercado dele. Perdi a janela porque o meu contabilista não se mexeu a fazer cálculos por causa das mais valias.

Objetivo seria vender, esperar dois anos e voltar a investir para meter no mercado de arrendamento.

Em relação aos juros há malta a fazer créditos pessoais no mesmo dia da escritura do CH para meter o valor de entrada que não tem. Isto para não serem apanhados nos cruzamentos de dados nas avaliações de risco. Neste momento só para habitação há pessoal com CH + crédito pessoal!! Se isto escala em termos de juros, que vai escalar para tentar controlar a inflação, vai haver um aumento significativo no mau parado na classe média e média baixa.

É complicado os calculos do BCE, porque tem de ter em conta factores diferentes.

Também acredito que o BCE não deixe chegar a esse ponto, mas por motivos diferentes dos teus, o primeiro é a crise pode ser mais severa do que antecipado retirando pujança à inflação.

A outra variavel é os emprestimos, mas não os de taxa variavel, porque ao serem passados aos cliente, para as pessoas afectadas é chato, para a economia como um todo depende, e pode ser aceitavel, o problema é os paises de taxa maioritariamente fixa de emprestimos, tipo alemanha, onde se as taxas disparam os bancos podem ter um problema se têm muito dinheiro emprestado a custo superior ao que estão a pagar.

Ou seja, acho que tens razão, mas por estarem preocupados com os bancos alemães, e não com os credito habitação portugueses.

Com França e Alemanha com inflação a 7-8%, e as greves/sindicatos a exigirem subida dos ordenados igual ou superior a esse valor...
não se avizinham tempos fáceis aqui para a velhinha Europa

Eu tenho um imóvel no mercado de arrendamento que estive quase a despachar porque conseguia vender por mais 60mil k que o "verdadeiro" valor de mercado dele. Perdi a janela porque o meu contabilista não se mexeu a fazer cálculos por causa das mais valias.

Objetivo seria vender, esperar dois anos e voltar a investir para meter no mercado de arrendamento.

Em relação aos juros há malta a fazer créditos pessoais no mesmo dia da escritura do CH para meter o valor de entrada que não tem. Isto para não serem apanhados nos cruzamentos de dados nas avaliações de risco. Neste momento só para habitação há pessoal com CH + crédito pessoal!! Se isto escala em termos de juros, que vai escalar para tentar controlar a inflação, vai haver um aumento significativo no mau parado na classe média e média baixa.

Também estou no mercado imobiliário e entendo que tempos conturbados se avizinham, contudo não pela forma que muita gente pensa e muito menos será uma implosão.

Se tanto será um processo lento, agonizante durante 24 a 36 meses e conturbado a médio prazo...

Espero que não, mas tudo caminha para isso.

investir no imobiliario neste momento?

é que não estamos numa bolha nem nada... salario medio de 1000€, com os preços que andam por ai precisas de trabalhar mais de 100 anos para pagar uma casa decente...

ou entao qualquer dia vai ser só estrangeiros a comprar casa...

Salario médio de 1000 euros, mas continuas a ver na estrada muitos carros novos..

Cuidado com essas ideias de senso comum relacionadas com os câmbios. Ter uma "moeda forte" nem sempre interessa. Neste contexto de alta inflação até é bom transitoriamente para reduzir o consumo externo e dar mais competitividade às nossas exportações. Desde que a correção no petróleo estabilize...

Cuidado com essas ideias de senso comum relacionadas com os câmbios. Ter uma "moeda forte" nem sempre interessa. Neste contexto de alta inflação até é bom transitoriamente para reduzir o consumo externo e dar mais competitividade às nossas exportações. Desde que a correção no petróleo estabilize...

Neste contexto de alta inflação provocado essencialmente pelo elevado custo energético que é cotado em dollar, uma moeda fraca só vem aumentar ainda mais o custo da energia importada. Acho que esta desvalorização do euro, a refletir a degradação economica da zona euro vem em péssima altura.

Neste contexto de alta inflação provocado essencialmente pelo elevado custo energético que é cotado em dollar, uma moeda fraca só vem aumentar ainda mais o custo da energia importada. Acho que esta desvalorização do euro, a refletir a degradação economica da zona euro vem em péssima altura.

"Desde que a correção no petróleo estabilize..."

de outro tasco

80% of Traders Lose Money - eToro Trading 📉

The reasons behind the demand for AI-Based Portfolio Management Platforms like One Button Capital.

- About 80% of day traders on eToro lost money over the course of a year, with a median loss of 36%, according to research.

- Within the first 2 years, 80 per cent of day traders quit. For nearly 40 per cent of traders, a month or less.

- Only 13 per cent of traders continue to do so after three years. Only 7 per cent of those who started five years ago are still actively trading.

- The typical individual investor loses 1.5 per cent per year when compared to the market index. Annually, active traders underperform by 6.5 per cent.

- Between 1995 and 2006, another study of day traders in Taiwan revealed that just 5 per cent of them were profitable.

- According to research on Brazilian day traders, 97 per cent of those who traded for more than 300 days lost money, while only 1.1 per cent made money.

- Emotions can lead to expensive errors and poor judgment. It's challenging to avoid letting emotions influence your decisions because of the news, market volatility, other people telling you what to do, and your affinity to certain assets.

Do not let your feelings of excitement or concern regarding the market control how you behave. Instead, exercise patience and faith in your strategy.

Voltar
Superior