Bolsa e investimentos

iiii a REN está quase a 3€...[8b]

que acham de comprar mais?:confused:[:blush:]

Depende do preço a que as compraste.
Se tiveres a perder pouco, vende e quando tiverem mais baixas compra; se tiveres a perder muito, mais vale mante-las e reforçar a preço mais baixo (mas não reforces ainda e cuidado com os preços médios porque podem levar a perdas ainda maiores).

Numa altura de crise, as pessoas assumem estratégias de sell off, o que nem sempre é o mais acertado.
Perante o crash (anda lá perto), o mais acertado é manter a carteira e reforça-la.

Por isso se tiveres a perder pouco, vende, senão aguenta-as.

Numa tendência de descida, a melhor estratégia é aproveitar algum ressalto para reduzir/vender, mais do que reforçar...

É que ao reforçar estamos à procura do fundo e esse pode ainda não ter chegado.

Contudo, relativamente à REN, que ainda não tem grande história na bolsa, eu diria que nesta altura talvez seja de aguardar/vender e nunca de comprar...

Se baixar dos 3€ eu venderia sem remorsos...

em que te baseias para dar essa opinião dos 3€?:confused:

Depende do preço a que as compraste.
Se tiveres a perder pouco, vende e quando tiverem mais baixas compra; se tiveres a perder muito, mais vale mante-las e reforçar a preço mais baixo (mas não reforces ainda e cuidado com os preços médios porque podem levar a perdas ainda maiores).

Numa altura de crise, as pessoas assumem estratégias de sell off, o que nem sempre é o mais acertado.
Perante o crash (anda lá perto), o mais acertado é manter a carteira e reforça-la.

Por isso se tiveres a perder pouco, vende, senão aguenta-as.

eu comprei logo no início, por isso não estou a ter prejuizo, acho que já devia era ter vendido, mas enfim[;)]

por acaso recebi logo no início do ano uma informação do BCP que apontava 2,75 como valor médio da REN ao longo de 2008...querem ver que acertaram?[:D]

px.gif
ANÁLISEPublicado 16 Janeiro 2008 13:54KBW reduz preço-alvo para 2,40 euros

"Nova gestão torna BCP um alvo improvável de OPA"

A Keefe, Bruyette & Woods (KBW) manteve a recomendação de "underperform" para o BCP, reduzindo a avaliação dos títulos do banco de 2,70 para 2,40 euros, uma revisão em baixa justificada com o facto da nova equipa de gestão, liderada por Santos Ferreira, tornar o banco "um alvo improvável de OPA".

eu comprei logo no início, por isso não estou a ter prejuizo, acho que já devia era ter vendido, mas enfim[;)]

Se não tas a ter prejuizo, eu acho que devias vender agora e comprá-las mais tarde, porque se tiverem todos a pensar vender, isso vem por ai abaixo, e como é provavel que isso aconteça...

Basicamente em nada...

Ou melhor no factor psicológico.

A REN tinha um suporte na casa dos 3,30€ que foi quebrado e neste momento a cotação está cá em baixo.

Como não há historial, o factor psicológico nestes momentos conturbados também contam...

Pelo que se eu tivesse a REN, tinha duas alternativas, ou vendia agora ou aguardava, se aguentasse os 3€ mantinha, caso contrário venderia...

Basicamente em nada...

Ou melhor no factor psicológico.

A REN tinha um suporte na casa dos 3,30€ que foi quebrado e neste momento a cotação está cá em baixo.

Como não há historial, o factor psicológico nestes momentos conturbados também contam...

Pelo que se eu tivesse a REN, tinha duas alternativas, ou vendia agora ou aguardava, se aguentasse os 3€ mantinha, caso contrário venderia...

Por falar nisso, alguem sabe sites onde possa ver os gráficos já com as curvas de suporte e resistência traçadas ou então que tenha gráficos em que se vejam bem?
Os do DE são pequenos[s)]

Se a nossa "bolsita" por arrasto das outras continuar a cair e chegar aos 10.000 pontos sou capaz de me enforcar!

Pensando bem, se isso acontecer não faço nada disso, vou mas é ver como estou de liquidez nessa altura.

Quanto às minhas perdas (temporárias, espero eu) neste momento nem quero pensar nisso!

São acções de empresas sólidas e quando o mercado recuperar (o que não deve ser no curto prazo) cá estarei para ajudar a enxotar o urso e chamar o touro!

Até lá... cuidado com o bicho que ele vem danado e não há touro que lhe resista e ao que parece nem acções tradicionais de "refúgio" como a Brisa servem!!!

Mais vale, para quem pode, investir em mercados emergentes ou, melhor ainda, noutras áreas como a arte, os automóveis antigos ou os cereais!

Ou simplesmente uns certificados de aforro ou depósitos a prazo!

Se a nossa "bolsita" por arrasto das outras continuar a cair e chegar aos 10.000 pontos sou capaz de me enforcar!

Pensando bem, se isso acontecer não faço nada disso, vou mas é ver como estou de liquidez nessa altura.

Quanto às minhas perdas (temporárias, espero eu) neste momento nem quero pensar nisso!

São acções de empresas sólidas e quando o mercado recuperar (o que não deve ser no curto prazo) cá estarei para ajudar a enxotar o urso e chamar o touro!

Até lá... cuidado com o bicho que ele vem danado e não há touro que lhe resista e ao que parece nem acções tradicionais de "refúgio" como a Brisa servem!!!

Mais vale, para quem pode, investir em mercados emergentes ou, melhor ainda, noutras áreas como a arte, os automóveis antigos ou os cereais!

Ou simplesmente uns certificados de aforro ou depósitos a prazo!
Amanhã é capaz de haver uma recuperaçãozita... Tudo depende do fecho dos eua e das asiáticas hj à noite.

Confirma-se os piores receios. Vou com 250 mil euros de prejuízos sendo as mais prejudicadas Martifer, TDU, Portucel e Mota-Engil com desvalorizações entre 30 e 50%. Os menos mal são o BES e a PT.

Felizmente foi só uma simulação...

Quem me dera que as minhas perdas também fossem só simuladas. Mas vá lá. No meio da derrocada de hoje só perdi 3%, nada mal atendendo ao que para aí vai.

Última edição:
Quem me dera que as minhas perdas também fossem só simuladas. Mas vá lá. No meio da derrocada de hoje só perdi 3%, nada mal atendendo ao que para aí vai.

Todos os dias são importantes, mas o de amanhã no curto prazo será muito importante...

Pelo que li da AT o psi20 tem um grande suporte na zona dos 11400 que foi hoje testado...

Espero que na américa haja paz hoje, caso contrário amanhã em caso de quebra dos 11400, as vendas poderão acelerar e ser um bom indicador para quem está no mercado hibernar...[;)]

Agora que a administração do BCP está escolhida, está na hora dos grandes investidores fazerem algumas mais-valias para voltar a comprar em baixa (issima).
Está a chegar a epoca de começar as compras nos saldos [:D]

Os assustados vendem com medo e os investidores agradecem [:D]

Eu ando é a bater mal com isto tudo.
Sempre tive na ideia que o ideal é comprar em baixa e vender em alta e por isso esta parece a altura perfeita para o fazer pk ta quase tudo em minimos .
Mas já li de malta com mais experiencia nisto que eu, que deve se esperar que a tendência seja revertida.

Ora na minha humilde opinião eu prefiro algo assim: comprar hj a 4 (mesmo que desça até aos 3) e vender mais tarde por 5,5, do que comprar a 5,2 e vender a 5,5.

Alguem concorda cmg?

Fogo que isto anda a doer a sério.
Para os novatos/ignorantes como eu ainda dói mais.
O PMCT bem que avisou há uns tempos que um gajo tinha que ser amigo do touro. Pelos vistos o touro não quer nada comigo.

Cumprimentos,

Voltar
Superior