Por vezes penso se não acontece um bocado como na história do Pedro e do lobo.
Se pensarmos bem a fase do Covid deveria ter posto a maioria das economias de gatas e no lodo ... mesmo no lodo; mas afinal a coisa até manteve-se minimamente estável face as espectativas iniciais.
Agora estamos a pagar o preço da intervenção dos governos e BCs durante a crise Covid? Eu acho que sim, mas não quero divagar nesse assunto.
Onde eu quero chegar é que se calhar - nem que seja duma forma inconsciente - muita gente pensa que se ultrapassamos um desastre como o Covid, que agora acontecerá o mesmo (ou até será mais fácil).
Praí 95% do que estamos a passar hoje é graças ao covid e aos anos anteriores, os 5% é a guerra e a economia normal. Digo isto desde o ano passado.
Durante a pandemia tivemos biliões de pessoas em casa sem nada produzir e toda a gente a receber, se isto fosse possível na economia real ninguém trabalhava, ficava tudo em casa. Pensei que o caso fosse chegar muito mais rápido que o que chegou.
A posição das pessoas é um pouco estranha, mesmo sabendo que tudo está muito mais caro continuam a gastar como se não houvesse amanhã, dinheiro que a maioria tinha poupado durante a pandemia provavelmente.
Agora o BCE não pode subir os juros demasiadamente, senão vamos andar de caos em caos. acredito que as coisas acabem por estabilizar. Como acho que deviam ter subido os juros muito mais cedo, agora também acho que devem fazer a paragem da subida mais cedo e numa taxa bem mais baixa que aquilo que já se anuncia.
De uma forma ou de outras as pessoas terão que parar de gastar, ou porque não têm dinheiro ou porque os preços sobem.
Quanto ao banco americano, é a 2ªmaior falência nos EUA de um banco, é muito grave, é impossível não ter consequências graves. Em termos de depósitos penso que tinham o equivalente a Portugal, 175mil milhões, além dos investimentos.