Bolsa e investimentos

Pessoal cromo da Degiro.

Qual a diferença entre comprar uma acção no NSQ em dólares ou na TDG em Euros?
pelo que entendo TDG é da Degiro, mas qual a real diferença e vantagens?

no sábado fiz o resgate do dinheiro que tinha em 2 fundos de investimento na CGD, mas esse dinheiro ainda nao está na conta à ordem...alguem sabe se isto é normal?

no sábado fiz o resgate do dinheiro que tinha em 2 fundos de investimento na CGD, mas esse dinheiro ainda nao está na conta à ordem...alguem sabe se isto é normal?
Normal, não fica logo na conta e depende se são fundos estrangeiros ou de Portugal

Pessoal cromo da Degiro.

Qual a diferença entre comprar uma acção no NSQ em dólares ou na TDG em Euros?
pelo que entendo TDG é da Degiro, mas qual a real diferença e vantagens?

São duas bolsas diferentes, com comissões diferentes. Além disso têm também liquidez diferente. A liquidez permite-te comprar/vender ativos mais facilmente e com flutuações de preço de compra e venda melhores.

O facto de estar em dólares ou euros vai depender se queres... ou se não te importas de estar exposto a moeda de outro país. Eu prefiro comprar sempre na moeda nativa ou seja, se compro uma acção norte-americana, compro em dolares. Mas é uma opção como qualquer outra. Há quem prefira faze-lo em euros. De qualquer forma, creio que vais estar sempre sujeito às flutuações EUR/USD.

São duas bolsas diferentes, com comissões diferentes. Além disso têm também liquidez diferente. A liquidez permite-te comprar/vender ativos mais facilmente e com flutuações de preço de compra e venda melhores.

O facto de estar em dólares ou euros vai depender se queres... ou se não te importas de estar exposto a moeda de outro país. Eu prefiro comprar sempre na moeda nativa ou seja, se compro uma acção norte-americana, compro em dolares. Mas é uma opção como qualquer outra. Há quem prefira faze-lo em euros. De qualquer forma, creio que vais estar sempre sujeito às flutuações EUR/USD.

Obrigado. Estava inclinado a comprar no NSQ apr:)

Boas,
tenho uma questão relativa aos dividendos. Imaginemos a situação:

- Corretora em questão é a Degiro;
- Dividendos de empresa Portuguesa que são automaticamente taxados a 35% na Degiro;
- Quando entrego o IRS declaro os dividendos no anexo J, categoria E (apesar da empresa que distribui os dividendos ser Portuguesa, a correctora Degiro tem sede no estrangeiro);
- Quando recebo a nota de liquidação vejo claramente que os dividendos são taxados novamente a 28%

ex.
Dividendos de 1000€
menos 35% de impostos na degiro
menos 28% de imposto no IRS

Os 1000€, no final, depois de todos os impostos, ficam transformados em 370€ limpos

Ora, os dividendos são taxados duas vezes... uma a 35% e outra a 28%. à forma de evitar esta dupla tributação? Ou estou a fazer algo mal?

podes contactar a degiro para receber os 7% a mais de volta...

penso que não devias ter declarado, os dividendos nacionais recebidos num broker nacional, só se declara se quiser englobar pois já pagaste os 28% liberatórios na fonte, e seria no anexo E.
receber dividendos nacionais num broker estrangeiro é um caso bicudo que as finanças não pensaram!
nem tens a opção Portugal no anexo J, e a degiro não tem NIF para preencher as colunas dos impostos retidos em Portugal

mas é tudo a minha intrepretação, liga as finanças e pergunta, ou manda um email para ficares com resposta escrita.

o ideal para evitar confusoes é transferir as accoes nacionais para um banco nacional, de preferencia que nao tenha tipo comissoes trimestrais para ter lá as accoes, por exemplo o banco invest
claro que a comprar paga-se mais de comissões mas compensa

Last edited:
Boas,
tenho uma questão relativa aos dividendos. Imaginemos a situação:

- Corretora em questão é a Degiro;
- Dividendos de empresa Portuguesa que são automaticamente taxados a 35% na Degiro;
- Quando entrego o IRS declaro os dividendos no anexo J, categoria E (apesar da empresa que distribui os dividendos ser Portuguesa, a correctora Degiro tem sede no estrangeiro);
- Quando recebo a nota de liquidação vejo claramente que os dividendos são taxados novamente a 28%

ex.
Dividendos de 1000€
menos 35% de impostos na degiro
menos 28% de imposto no IRS

Os 1000€, no final, depois de todos os impostos, ficam transformados em 370€ limpos

Ora, os dividendos são taxados duas vezes... uma a 35% e outra a 28%. à forma de evitar esta dupla tributação? Ou estou a fazer algo mal?

Não ajuda muito mas tens mais alguma info. O melhor é mesmo não deter acções portuguesas (de empresas que paguem dividendos) na Degiro.

• Like
Reactions: DMA
Mu6Hf29.png

x9gmkwc.png

Nvidia e Soxx (velas semanais)

A Nvidia ultrapassou pontualmente o 1 trillion (escala curta; 1 x 10^12).

É impressionante a volatilidade do sector.

E este último rally é brutal. Eu sinceramente não estava a perceber qual o combustível para tal arranque.

Pelo que vi em alguns artigos, está tudo maluco com as perspectivas da IA.

Last edited:
O ano passado fiz um PPR em 28 de dez. de 2022 para mim e para a minha mulher, em principio vou declarar em sede de IRS, mas caso não o faça posso pedir o resgaste destes ao fim de 5 anos sem penalizações? É isso?
Em principio não quero usar na amortização do CH, mas mesmo que fosse essa a minha intenção acho que não podia! Tinha que ter feito os PPR´s mais cedo durante o ano de 2022.

Estava pensar novamente este ano investir em PPR o valor máximo permitido por lei para a minha idade. Acham mais vantajoso fazer novo PPR já este mês ou esperar mais para o fim do ano?
O PPR escolhido será daqueles que investem grande parte da carteira em ações.

Last edited:
O ano passado fiz um PPR em 28 de dez. de 2022 para mim e para a minha mulher, em principio vou declarar em sede de IRS, mas caso não o faça posso pedir o resgaste destes ao fim de 5 anos sem penalizações? É isso?
Em principio não quero usar na amortização do CH, mas mesmo que fosse essa a minha intenção acho que não podia! Tinha que ter feito os PPR´s mais cedo durante o ano de 2022.

Estava pensar novamente este ano investir em PPR o valor máximo permitido por lei para a minha idade. Acham mais vantajoso fazer novo PPR já este mês ou esperar mais para o fim do ano?
O PPR escolhido será daqueles que investem grande parte da carteira em ações.

Se não declarares em sede de IRS podes resgatar sem penalizações mas são aplicadas cargas fiscais diferentes, dependendo do número de anos que tens de subscrição. Assim de cabeça, creio que era algo assim:
21,5% antes dos 5 anos
cerca de 17% entre os 5 e os 8 anos
8,6% após os 8 anos

Se declarares e resgatares fora das condições, tens que devolver o beneficio fiscal majorado de 10%.

Quando dizes que queres investir o valor máximo permitido por lei, presumo que o que queres dizer é que queres investir o valor minimo que te permita obter o máximo beneficio fiscal. Se for isto, só faz sentido se fores declarar em sede de IRS. O facto de ser mais ou menos vantajoso, depende de pessoa para pessoa. Uma grande parte das pessoas prefere fazer perto do final do ano para ir mantendo a liquidez do seu lado. Outras pessoas fazem entregas mensais ou trimestrais, por exemplo. Vai depender caso a caso.

É muito isto:
928d4fd37d511098b73f7cb99c60e701.jpg

Há-de ser isso entre outras coisas, mas há que aproveitar para surfar as ondas onde elas se formam. Em Janeiro reforcei os meus ETFs ligados ao sector dos semicondutores depois de ter lido uns quantos artigos sobre AI e como aquilo é um sorvedouro de capacidade computacional. Neste momento estou com uma rentabilidade a passar os 13% (mais de 60% anualizados). Só me arrependo de não ter lá metido mais dinheiro.

podes pedir ao fim de 5 anos sem penalização para credito habitacao ou se tiveres desempregado, e outras condições...
outras condições mesmo depois de 5 anos tens de devolver o beneficio + juros
mas investindo num fundo de accoes é deixar ficar a penas levantar em caso de extrema necessidade, por e ou seja, exemplo desemprego podes levantar...

a declaração em IRS é preenchida automaticamente, se não quiseres declarar tens de o retirar no respectivo anexo (agora de cor penso ser o H)

Back