Bolsa e investimentos

Aqui uma questão para os entendidos em ETF, No caso do SXR8.DE (S&P 500 acc), como é que funciona o mecanismo de acumulação dos ganhos? É periódico com datas certas? ou é a iShares que decide os momentos de acumulação de ganhos?

A questão é mesmo essa, com as taxas de juros altas, o valor unitário de um ETF de US treasury +20y está relativamente baixo.

Portanto seria de esperar que à medida que as taxas baixem, o valor sobe. Pelo menos foi o que se passou noutras crises.

Podia ser um instrumento a curto prazo interessante, pelo menos para ganhar uns trocos.

Corrijam-me se estiver enganado.

Em termos de dividendo dá 12centimos/anuais para uma unidade de 3,2€ no momento.

Eu também estou tentado, pois as maturidades mais longas apanharam muito nos últimos meses, o que coloca as UPs num preço potencialmente interessante.

Se, por exemplo, os BCs tiverem de fazer nova ronda de QE e comprarem novamente dívida soberana, será um factor a pressionar em alta o preços das UPs.

Mas lá está ... é sempre um risco.

Eu também estou tentado, pois as maturidades mais longas apanharam muito nos últimos meses, o que coloca as UPs num preço potencialmente interessante.

Se, por exemplo, os BCs tiverem de fazer nova ronda de QE e comprarem novamente dívida soberana, será um factor a pressionar em alta o preços das UPs.

Mas lá está ... é sempre um risco.

Eu acho que a lógica está correta.

Pensando no pior cenário, seria manter o €€€ neste instrumento por um maior tempo.

Não existe muitos riscos cambiais porque quando o dollar desce as accoes sobem e vice versa.

Mais vale comprar ETF sem hedge de moeda porque os com hedge rendem menos a longo prazo

A Degiro não me está a deixar comprar xetraGold quando já a tenho em carteira...será pela porcaria do kiid não estar em PT?
Algumas alternativas para ETC de ouro?
Obrigado

Neste momento existem vários factores:

- Alguma desunião na OPEP, países como Angola a sair e outros, principalmente na OPEP+ a disser uma coisa (cortes de produção) mas a não os fazer.
- Os USA são o maior produtor de petróleo e isto trocou as contas de muito país. E desta vez a Arábia Saudita nao tem condições económicas para baixar os preços de forma a falir os produtores americanos (E desta vez Biden tem um trunfo na manga, se o petróleo baixar pode comprar US oil apenas, para encher as reservas estratégicas).
- A economia mundial não está propriamente no seu melhor.
- O famoso "oil demand peak" pode não estar assim tão longe, no ocidente os EV+Hibridos mais carros produzidos após 2010 que são muito mais poupados, começa a fazer diferença, nos países asiáticos e China está em curso uma revolução energética não tanto com carros elétricos mas com motos elétricas, com efeitos 4x superiores a EV, ninguém esperava ver países de terceiro mundo a liderar na mudança energética, e não o fazem por motivos ambientais (apesar de algumas restrições em cidade), o principal motivo é económico, compensa ter elétrico.

Diria que os anos dourados da OPEP já passaram, e agora até 2050 vai ser sempre a cair.

Um dos motivos que a OPEP é tão poderosa é que o petróleo, seja gasóleo ou gasolina, é das poucas ou até a única das "Commodities" que o consumidor final compra diretamente, isso era uma grande influencia, se o valor do petróleo passar a ser tao relevante para o cidadão comum como é o etanol ou ouro o peso da influência da OPEP em influenciar a política de outros países caí a pique.

Last edited:
  • Like
Reactions: DMA
Neste momento existem vários factores:

- Alguma desunião na OPEP, países como Angola a sair e outros, principalmente na OPEP+ a disser uma coisa (cortes de produção) mas a não os fazer.
- Os USA são o maior produtor de petróleo e isto trocou as contas de muito país. E desta vez a Arábia Saudita nao tem condições económicas para baixar os preços de forma a falir os produtores americanos (E desta vez Biden tem um trunfo na manga, se o petróleo baixar pode comprar US oil apenas, para encher as reservas estratégicas).
- A economia mundial não está propriamente no seu melhor.
- O famoso "oil demand peak" pode não estar assim tão longe, no ocidente os EV+Hibridos mais carros produzidos após 2010 que são muito mais poupados, começa a fazer diferença, nos países asiáticos e China está em curso uma revolução energética não tanto com carros elétricos mas com motos elétricas, com efeitos 4x superiores a EV, ninguém esperava ver países de terceiro mundo a liderar na mudança energética, e não o fazem por motivos ambientais (apesar de algumas restrições em cidade), o principal motivo é económico, compensa ter elétrico.

Diria que os anos dourados da OPEP já passaram, e agora até 2050 vai ser sempre a cair.

Um dos motivos que a OPEP é tão poderosa é que o petróleo, seja gasóleo ou gasolina, é das poucas ou até a única das "Commodities" que o consumidor final compra diretamente, isso era uma grande influencia, se o valor do petróleo passar a ser tao relevante para o cidadão comum como é o etanol ou ouro o peso da influência da OPEP em influenciar a política de outros países caí a pique.

O crude está nos 70 dolares e no entanto há guerra no médio oriente, tensão no mar vermelho, guerra na europa e sanções à rússia.
Noutros tempos já estaria nos 150

As ações da REN estão em saldo. Se continuarem a dar 0,15 € de dividendos, são 6,5% anuais "garantidos".

Fica a dica...

• Like
Boa tarde pessoal,

Preciso de uma boa minuta de um contrato de mútuo entre particulares. Alguma alma caridosa terá isso por aí? O que encontrei na net parece-me demasiado simples.

Muito obrigado!

Eu acho que a lógica está correta.

Pensando no pior cenário, seria manter o €€€ neste instrumento por um maior tempo.

Acho que o pior cenário seria uma crise grave no Suez (impactos nas cadeias de distribuição e possível escassez) e um alastrar dos problemas naquela zona, de tal forma que o preço do LNG, TTF gas e crude subisse muito e isso começasse a ter impacto na inflação.

Isso poderia pressionar novamente as obrigações.

Se tal não acontecer, parece-me que já fizemos os mínimos (à médio prazo) para as maturidades mais longas. Aliás em muitos fundos e ETFs já houve um ressalto bastante significativo em relação a esses valores.

São incríveis estes valores para alguém que não joga há 2 décadas. E mostra o valor da imagem aos dias de hoje, já era no passado recente, mas nunca como hoje.

Bem pode agradecer a brilhante ideia que mae teve... sem a ideia dela hoje nao teria direito a nada.

As ações da REN estão em saldo. Se continuarem a dar 0,15 € de dividendos, são 6,5% anuais "garantidos".

Fica a dica...

Há uns tempos tínhamos tocado neste tema, mas na altura houve um ressalto e acabei por não entrar.

Ontem meti uma ordem a 2,260 mas andou alí a "mastigar" e nunca mais era executada e subi para 2,265 e lá entrou. Pouco depois caiu para 2,255 😅
Se mantiverem os dividendos de 0,09€ + 0,064€ anuais o DY é engraçado ... vamos ver como corre.

Mas nem tudo são rosas:

- A política de dividendos aprovada foi para o ciclo 2021-2024, podem cortar o dividendo;

- Esta pressão para a transição energética vai exigir muito investimento, porque as renováveis vão exigir novas linhas, reforço de ligações, melhor gestão das redes, etc (por outro lado pode aumentar o volume de negócio à médio prazo);

- Um governo PS (mistura de jovens turcos + ex-socráticos e ex-costistas que fazem tudo pelo poder) + BE + PCP decidir nacionalizar ou interferir com a REN.

PS: editei para corrigir os valores, graças ao alerta do Gavela

Last edited:
Há uns tempos tínhamos tocado neste tema, mas na altura houve um ressalto e acabei por não entrar.

Ontem meti uma ordem a 2,60 mas andou alí a "mastigar" e nunca mais era executada e subi para 2,65 e lá entrou. Pouco depois caiu para 2,55 😅
Se mantiverem os dividendos de 0,09€ + 0,064€ anuais o DY é engraçado ... vamos ver como corre.

Mas nem tudo são rosas:

- A política de dividendos aprovada foi para o ciclo 2021-2024, podem cortar o dividendo;

- Esta pressão para a transição energética vai exigir muito investimento, porque as renováveis vão exigir novas linhas, reforço de ligações, melhor gestão das redes, etc (por outro lado pode aumentar o volume de negócio à médio prazo);

- Um governo PS (mistura de jovens turcos + ex-socráticos e ex-costistas que fazem tudo pelo poder) + BE + PCP decidir nacionalizar ou interferir com a REN.

Tens a certeza desses valores?

• Like
Back