Respondendo ao que está a negrito segundo a minha opinião:
Há uns tempos atrás li algures que o único local do mundo onde nada bate no longo prazo um Index é na América devido ao mercado ser bastante concorrencial e com informação disponível para todos. No resto do mundo ainda se consegue bater os índices, na América não (pelo menos consistentemente).
Assim sendo, a minha ideia é meter tudo em S&P 500 (pensei em meter World também mas o argumento anterior convenceu-me).
Não me preocupo com Bonds porque isso tenho bastante no Fundo de Pensões da minha empresa (mesmo podendo optar por um mais agressivo é quase sempre no máximo 50% acções).
Há uns tempos andava atrás dos fundos da Vanguard (Vanguard Global Stock Index Fund Investor EUR Accumulation IE00B03HCZ61), porque eram os que apresentavam menor Taxa de Gestão (na casa dos 0,12%), o grande problema é que para entrar eram precisos 100 mil euros ou 1M, já não me lembro bem.
No entanto, apareceram os da Fidelity (Fidelity S&P 500 Index Fund EUR P Acc IE00BYX5MX67) com um Taxa de Gestão menor ainda (0,06%), e com um custo de entrada de apenas 1UP (cerca de 10 euros). Vai ser neste que vou meter a carne!
Para minha agradável surpresa, ao dia de hoje, os da Vanguard também já só requerem 1UP para entrar... Mas para mim já perderam o comboio...