Bolsa e investimentos

The China’s #deflationary #nightmare seems now at full speed

The worst-case scenario is happening in China: nominal and real wages in China are starting to fall sharply. According to Bloomberg, nominal wages in Beijing are falling by 2.7 per cent year-on-year and in Guangzhou the drop is even more frightening: 4.5 per cent!

These wage falls now seem to be generalised, both for current employees and for new ones. And it seems that no economic sector has escaped the fall in nominal wages.

With the current #deflation of 0.5 %, real wage falls are as high as 4% ! The deflationary spiral now seems unstoppable in China.

If the authorities fail to stop this real fall in wages now, it could be very difficult to prevent an unprecedented crisis in China in the short term. And eventually China will export this deflationary spiral to the whole world, but especially to the developing world, unable as it will be to make its own industrial take-off.

There's no point in commenting any further on this dramatic situation in China, because it's nothing new to anyone who's read what I've been writing for the last two years. What really seems to have triggered the deflationary spiral was the artificial rise in energy prices by the oil cartel, OPEC Plus. This has eroded the purchasing power of world consumers, but especially of developing countries like China. And without this needed rise in the purchasing power, maintaining an artificial property bubble like China's was almost impossible.

1704392618640.jpg

2023 não correu mal, tirei 2500€ de lucro, boa parte da venda da Microsoft e Apple que já tinha a vários anos. ( realise gains, para mim o unrealise gains vale zero). Podia ter corrido melhor se tivesse lido melhor o mercado de IA, e fiquei com ações industriais (tipo 3M) que devia ter vendido antes dos efeitos da inflação se refletirem. Os investimentos em empresas com exposiição em imobiliário também foi um desastre.

E as cripto deixa-me sempre nervoso, milhares de euros empatados, mas não altero a estratégia, 100% de lucro ou 100% de prejuízo. E quando fechar a posição não abro mais em crypto.

Este ano vou levar isto muito mais a sério, tentar reagir mais rápido a eventos (trading news) e começar no day trading. Por enquanto só com 2k em day trading e ainda sem plataforma de jeito para o fazer.

2023 não correu mal, tirei 2500€ de lucro, boa parte da venda da Microsoft e Apple que já tinha a vários anos. ( realise gains, para mim o unrealise gains vale zero). Podia ter corrido melhor se tivesse lido melhor o mercado de IA, e fiquei com ações industriais (tipo 3M) que devia ter vendido antes dos efeitos da inflação se refletirem. Os investimentos em empresas com exposiição em imobiliário também foi um desastre.

E as cripto deixa-me sempre nervoso, milhares de euros empatados, mas não altero a estratégia, 100% de lucro ou 100% de prejuízo. E quando fechar a posição não abro mais em crypto.

Este ano vou levar isto muito mais a sério, tentar reagir mais rápido a eventos (trading news) e começar no day trading. Por enquanto só com 2k em day trading e ainda sem plataforma de jeito para o fazer.

Já eu pensaria melhor isso a bold.[:D]

Day trading é bom para perder €€ e cabelos brancos.

Já eu pensaria melhor isso a bold.[:D]

Day trading é bom para perder €€ e cabelos brancos.

Cripto é um carrossel que não devia ter comprado bilhete, já lá vão uns anos com a posição aberta, mas mantenho o tudo ou nada para isto. Tenho esperança que se abrir ETF com bitcoin finalmente consigo fechar, mas a coisa está tremida.

day trading nao é para todos, e se calhar também não é para mim, mas quero dedicar uns anos e centenas de horas e uns quantos k€ a descobrir se é ou não para mim. Não sei se alguém aqui também o faz profissionalmente ou como hobby.

Cripto é um carrossel que não devia ter comprado bilhete, já lá vão uns anos com a posição aberta, mas mantenho o tudo ou nada para isto. Tenho esperança que se abrir ETF com bitcoin finalmente consigo fechar, mas a coisa está tremida.

day trading nao é para todos, e se calhar também não é para mim, mas quero dedicar uns anos e centenas de horas e uns quantos k€ a descobrir se é ou não para mim. Não sei se alguém aqui também o faz profissionalmente ou como hobby.

Mas tens tempo para isso?

Sofres de ansiedade?

Nisso eu já não perco o meu tempo. Se até os profissionais tem dificuldade em bater o index não sou eu que o vou fazer....

Qual é o teu objetivo, em euros de lucro, para o ano 2024?

È curioso que estava tudo à espera de um crescimento exponencial da bitcoin com a aprovação dos ETFs, mas diria um pouco estranhamente aquilo quase não mexeu. Provavelmente porque quem quer lá estar já está seja em etfs ou em compra direta do ativo, ou porque esse valor já foi sendo incorporado no valor atual.

Não é para mim, nem mesmo em ETFs.

Esse ETF vão assentar em compra directa de BTC ou vão ter replicação sintética? Já se sabe alguma coisa?

È curioso que estava tudo à espera de um crescimento exponencial da bitcoin com a aprovação dos ETFs, mas diria um pouco estranhamente aquilo quase não mexeu. Provavelmente porque quem quer lá estar já está seja em etfs ou em compra direta do ativo, ou porque esse valor já foi sendo incorporado no valor atual.

Não é para mim, nem mesmo em ETFs.

em ETF paga-se impostos

Qual é o teu objetivo, em euros de lucro, para o ano 2024?

Eu em 2024 o meu objectivo não o vou medir em euros, mas em %.

Em CFD o objectivo é não estoirar a conta. Não espero fazer dinheiro nos próximos anos.

em invest long term, nas posições que não são "buy and forget" fico (muito) contente se o stop loss não ultrapassar 50% das posições abertas. E ainda mais contente fico se foi devido a uma estratégia e não por sorte.

Atenção com o mantra, vendido por muitos gestores de contas, que obrigações são de risco moderado.

Basta ver que as obrigações de maturidades mais longas, mesmo as de países de topo na OCDE, tiveram variações bastante significativas, quer na fase de QE, quer agora na fase de aumento das taxas de juro.

Não estou com isso a dizer que é para fugir, como quem foge da peste ... apenas estou a alertar para algo que acho importante.

Se a pessoa acha que os dividendos são porreiros, e acha que comprou as UPs a bom preço, não está aqui quem falou 😉

Atenção com o mantra, vendido por muitos gestores de contas, que obrigações são de risco moderado.
Não houve até um banco Americano que faliu recentemente por causa de exposição excessiva a obrigações?

Ou estou a fazer confusão?

Sim, um que estava muito virado para Venture Capital, mas começou gradualmente a meter dinheiro em US Bonds.

Salvo erro deu o estouro na primavera de 2023.

A questão é mesmo essa, com as taxas de juros altas, o valor unitário de um ETF de US treasury +20y está relativamente baixo.

Portanto seria de esperar que à medida que as taxas baixem, o valor sobe. Pelo menos foi o que se passou noutras crises.

Podia ser um instrumento a curto prazo interessante, pelo menos para ganhar uns trocos.

Corrijam-me se estiver enganado.

Em termos de dividendo dá 12centimos/anuais para uma unidade de 3,2€ no momento.

Back