Bolsa e investimentos

Alguem consegue explicar-me como se tivesse 5 anos se um ETF e' compound investment? Tenho alguns investimentos no SP500 e estava a ler sobre compound investment e quanto mais leio mais confuso fico.[:D][:D]
Primitive, imagina o seguinte, metes 10k numa cena que dá 10% ao ano, vais ter 1000€ ano de retorno bruto.
Se optares por um DIST, vais ter 1000€ a serem "creditados" para poderes gastar.
Se optares por um ACC, vais ter os 1000€ de retorno a irem para o bolo de investimento (1000€ + 10000€).

Eu só uso ACC (acumulativo), 1º porque nao me faz falta esse dinheiro, 2º porque quero ter o maximo efeito do compound interest, 3º nao me tenho de chatear a declarar isso no IRS (IRFP no meu caso pq vivo em Espanha). Só declaro os ganhos quando começar a vender posiçoes. Enquanto num DIST, quando ele credita os rendimentos obtidos tens de declarar isso em sede de IRS e tributar sobre esses lucros.

Quanto a ETF SP500, eu tenho uma "politica" propria (pancadas), que é usar a bolsa de XETRA na Europa com operaçoes em Euro, para simplificar o tema.

Para SP500 uso o SXR8.DE -> IE00B5BMR087 -> https://www.justetf.com/en/etf-profi...n=IE00B5BMR087

Isto é muito miudo de 5 anos, certamente aqui no tópico há pessoal mais expert.

Ainda ontem estava a ter esta discussão cá em casa com umas pessoas, andamos com disciplinas de cidadania de género mas o português médio não entendo o que é compounding ou um juro composto, não sabe ler uma FINE ou comparar 2 cartões de crédito...

https://www.youtube.com/watch?v=JWhkxNLOGFk

https://www.investor.gov/financial-tools-calculators/calculators/compound-interest-calculator

O user que não me leve a mal, ainda bem que perguntou, é apenas um exemplo de como a educação que se vende nas escolas não presta.

Primitive, imagina o seguinte, metes 10k numa cena que dá 10% ao ano, vais ter 1000€ ano de retorno bruto.
Se optares por um DIST, vais ter 1000€ a serem "creditados" para poderes gastar.
Se optares por um ACC, vais ter os 1000€ de retorno a irem para o bolo de investimento (1000€ + 10000€).

Pelo menos na Alemanha agora és obrigado a pagar imposto sobre o ganho que é automaticamente investido também. O que honestamente é logico

Ainda ontem estava a ter esta discussão cá em casa com umas pessoas, andamos com disciplinas de cidadania de género mas o português médio não entendo o que é compounding ou um juro composto, não sabe ler uma FINE ou comparar 2 cartões de crédito...

https://www.investor.gov/financial-tools-calculators/calculators/compound-interest-calculator

O user que não me leve a mal, ainda bem que perguntou, é apenas um exemplo de como a educação que se vende nas escolas não presta.

Este ano em matemática do 10 ano, começaram a ter na materia esses conceitos, assim como o metodo de hondt.

Eu também acho que o ensino deveria sofrer uma revolução, removendo algumas matérias de nicho que são questionáveis, e acrescentando temas que são super importantes para a vida.

Literacia financeira é obviamente uma delas.

• Like
Reactions: DMA
Uma excelente análise. Fazem falta mais análises destas com dados concretos para o pessoal se orientar e perceber de que forma funcionam os investimentos.
No resto acho que o PPR só faz sentido na forma que ele fala, com algum risco. SO seguros ou rentabilidades garantidas só fazem sentido para quem pensa retirá-los ao fim de 5 anos para pagar crédito por exemplo.

No meio do texto ele diz: "Feitas as contas, com 10.000 € (10 PPR de 1.000 € cada um) após 48 meses estou a ganhar 1.389 euros (em outubro de 2024). Caso fossem 100 mil euros, estaria a ganhar neste momento mais de 13 mil euros (brutos) em relação ao que investi."

​Considerando que a inflação nesse período é praticamente a mesma do que a % do que ele ganhou em relação ao investimento inicial, não estou a ver onde isso é um grande investimento. . Com depósitos a prazo relativamente conservadores de 3% ao ano, estaria a "ganhar" quase o mesmo, e as taxas já andaram bem acima disso.

Nao levo nada a mal, concordo inteiramente. A minha politica e' sempre esta, nao sei, pergunto[:D][:D]

Pelo menos na Alemanha agora és obrigado a pagar imposto sobre o ganho que é automaticamente investido também. O que honestamente é logico

mas isto nao leva a double tax? taxado agora em que nao podes tocar no dinheiro e depois quando venderes tudo, vao taxar como? sobre a venda total ou removem a parte que ja foi taxada?

mas isto nao leva a double tax? taxado agora em que nao podes tocar no dinheiro e depois quando venderes tudo, vao taxar como? sobre a venda total ou removem a parte que ja foi taxada?

Tu só pagas imposto sobre os lucros. Logo se ganhas X de dividendos, só te cai na conta ( X menos imposta), e só este montante é novamente investido. Este montante a partir daqui nao é considerado lucro, mas sim investimento base, sendo que só iras pagas imposto sobre o lucro gerado a partir daqui.

Não é só na Alemanha, diria que é em todo o lado. Mesmo que reinvistas é taxado.
Mas nos ETFS nunca chegas a receber, nunca chega a ser um ganho, é mantido lá no ETF, vais pagar no fim quando venderes a tua participação, no limite até podes perder esse dinheiro.

Não é só na Alemanha, diria que é em todo o lado. Mesmo que reinvistas é taxado.
Mas nos ETFS nunca chegas a receber, nunca chega a ser um ganho, é mantido lá no ETF, vais pagar no fim quando venderes a tua participação, no limite até podes perder esse dinheiro.

O contexto é outro; na Alemanha, se nao estou enganado, já nao podes receber dividentos que fiquem no ETF sem serem taxados. Qualquer dividendo é taxado, fique ou saia.

O contexto é outro; na Alemanha, se nao estou enganado, já nao podes receber dividentos que fiquem no ETF sem serem taxados. Qualquer dividendo é taxado, fique ou saia.

Não me parece fazer grande sentido, nem estou a ver como é isso fazível até. Num ETF podem receber dividendos quase todos os dias, isso seria o equivalente a um caos contabilístico.
Para o Estado o efeito é o mesmo.

Sim, na Alemanha existe a "Vorabpauschale" ou taxa antecipada em que pagas imposto sobre a valorização do ETF mesmo que não o vendas.
Tem uma forma especial de calcular, depende do tipo de activos do ETF e de uma taxa definida anualmente pelo banco Central.
É aplicada aos acumulativos no início de cada ano. Posso estar enganado no que vou dizer a seguir mas penso que também se aplica aos distributivos, mas nestes é feito o offset do valor que já foi pago aquando do recebimento dos dividendos (~26,375%), pelo que provavelmente fica escondida.
Isto foi introduzido há uns 6 anos com uma reforma fiscal e a ideia era criar um equilíbrio fiscal entre os distributivos e acumulativos (discutível se faz sentido sequer).
Até ao ano passado, como a taxa definida pelo banco Central era negativa, não havia imposto. Agora voltou a ser pago.
Nao sei o que acontece caso o etf tenha desvalorização (se é possível ou não receber montantes já pagos nos anos anteriores).
Na Alemanha também existe isenção de impostos para ganhos de capital até 1000Eur/ano (2000 Eur/ano para casais).

Não me parece fazer grande sentido, nem estou a ver como é isso fazível até. Num ETF podem receber dividendos quase todos os dias, isso seria o equivalente a um caos contabilístico.

Dou-te o meu exemplo (que tenho conta na Alemanha), sempre que há dividendos eles sao automaticamente transferidos para a conta à ordem (pagando imposto) e automaticamente investidos de seguida

Se for como alguns casos em Espanha, caso o broker tenha conta Espanhola (IBAN Espanhol) os ganhos que sao creditados na conta, já vêm com a retençao feita à cabeça pela Hacienda (Finanças) e automaticamente na declaraçao já vem lá tudo preenchido.
Isto até acontece com as contas poupanças, a minha que chegou a ter TAE de 3,5% creditado mensalmente, ao inicio do mês quando creditavam os juros, já vinha só o valor liquido depois de levar a rapadela do estado.

Como o meu broker de bolsa nao é Espanhol, no inicio do ano normalmente passam uma declaraçao resumo de ganhos/percas e é isso que uso para preencher a declaraçao.

Bom video sobre um guia de investidor que saiu da XTB sobre as Eleições dos EUA.

A minha opinião é que historicamente sempre que há eleições nos EUA há um impacto positivo no mercado bolsistas no ano seguinte. A questão é que já estamos em máximos históricos e com todos os conflitos a decorrer, acho que ganhe a Harris ou Trump, vou aguardar para depois das eleições para investir mais.
Isto anda-me a tirar o sono lol, mas é mais por futurologia q outra coisa.

Vamos la a ver, se a Harris ganhar, acredito (esta palavra é importante qdo se fala de politica e bolsa lol) que no fundo seja só uma consolidaçao do presente, já q é a sucessora de Biden, nao acredito em grandes variaçoes, seja pra cima ou pra baixo. Se for o Trump, acredito numa potencial subida.

Mas a verdade é q acho tudo carissimo e o pior é q tenho ali umas massas a ganhar pó :sh) e tava mm numa de fazer um lump sum violento :sh) Fazer DCA daquele valor é um bocado secante [:)]

Dou-te o meu exemplo (que tenho conta na Alemanha), sempre que há dividendos eles sao automaticamente transferidos para a conta à ordem (pagando imposto) e automaticamente investidos de seguida

Mas isso é uma coisa, outra são os ETF. São coisas muito diferentes.
Isso que dizes mediante a opção que cada um quer faz sentido, em Portugal fazem isso nos certificados e contas a prazo. Nos dividendos penso que não. Mas vários países fazem isso.

Mas isso é uma coisa, outra são os ETF. São coisas muito diferentes.
Isso que dizes mediante a opção que cada um quer faz sentido, em Portugal fazem isso nos certificados e contas a prazo. Nos dividendos penso que não. Mas vários países fazem isso.

É um ETF com dividendos.....

Back